Rumo ao Mundial - Globa Inov

ID da vaquinha: 553934
Rumo ao Mundial - Globa Inov
FrancoDroid
Rio de Janeiro / RJ
Arrecadado
R$ 7.700,00
Meta
R$ 20.000,00
Apoiadores
0
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou

O projeto de Robótica no Liceu Franco-Brasileiro é desenvolvido desde o ano de 2009 e, desde então, o colégio participa anualmente com a equipe, FrancoDroid, de uma Competição de Robótica chamada FIRST LEGO League (FLL). Essa competição é organizada pela união entre a FIRST, ONG sem fins lucrativos, e a LEGO, empresa de brinquedos, e tem como objetivo estimular o interesse e a participação de jovens na ciência e tecnologia. 

Em 2019, participaremos do Global Innovation Award, um evento organizado desde 2011 pela FIRST LEGO League para reconhecer e premiar aquelas equipes que apresentaram os melhores projetos de pesquisa da temporada. Em cada torneio uma equipe é selecionada para ter o direito de se candidatar a esse evento. Entre todas as equipes do mundo fomos então apontados como tendo um dos 20 melhores projetos, o que nos garantiu o direito a participar da fase presencial e final do concurso entre os dias 30 de junho e 02 de julho em San José, Califórnia. Durante o evento, não somente poderemos aperfeiçoar o nosso processo de desenvolvimento dos nossos projetos de pesquisa para os próximos anos, como também teremos workshops como o de pitch, que nos tornará mais capazes de apresentar nossos projetos de forma mais relevante. Como a própria organização afirma, o evento consiste em uma oportunidade única na vida.

Historicamente os Estados Unidos são um país cujos investimentos em ciência e tecnologia são muito mais pesados que no Brasil. Uma prova disso é o número de patentes depositadas nos diferentes escritórios de patentes. Nos EUA em 2016 foram 303051 depósitos, enquanto no Brasil foram apenas 31020, cerca de 10%. Participarmos desse evento significaria não apenas nos estabelecermos como pioneiros no Brasil, como também nos proporcionaria a possibilidade de conquistar um prêmio que nos colocaria na avant garde de desenvolvimento tecnológico no Brasil ao alcançar um patamar antes inimaginável.

O tema dessa temporada é Into Orbit, na qual as equipes deverão identificar um problema físico ou social enfrentado pelos seres humanos durante uma exploração espacial de longa duração, e criar uma solução invovadora que o resolva ou o minimize. Nessa tarefa, a equipe desenvolveu o Cosmo Cup – Coletor Menstrual Espacial. A solução representa uma alternativa inédita na maneira de lidar com a menstruação no espaço, proporcionando o empoderamento feminino. O diferencial do coletor menstrual espacial em relação às outras opções existentes consiste em oferecer à astronauta a opção de se manter limpa no espaço sem sofrer com os efeitos colaterais dos tratamentos hormonais, além de dar opção de escolha às mulheres em relação ao seu próprio corpo.

A equipe FrancoDroid, que representará o Brasil na Califórnia, está dedicando nesta fase centenas de horas de estudos, para conquistar a merecida posição do nosso país entre as potências mundiais de educação e tecnologia.

Considerando os altos custos de aplicação da tecnologia de robótica no nosso país e as crescentes despesas relacionadas com campeonatos nacionais e internacionais onde as nossas equipes de estudantes representam o nosso Estado e o Brasil, estamos buscando patrocinadores adicionais, para dividir tanto os custos quanto os benefícios dos nossos sucessos. O tempo é curto, mas a vontade de aprende é enorme, por isso não deixe de fazer a sua contribuição.

Acompanhe a gente no facebook: https://www.facebook.com/francodroid/ e no Instagram: @francodroid

Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
Elementos SVG

Curta e compartilhe nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados. 2019