Educação / Aprendizagem

Roraima em Harvard!

ID da vaquinha: 2897686
Roraima em Harvard!
Você não possui corações!
Clique aqui para comprar.
0 coração recebido
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
39%
Arrecadado
R$ 1.925,00
de
Meta
R$ 5.000,00
Apoiadores
12
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Corações Recebidos
  • Mensagens
Você pode ajudar via Pix usando a chave:
2897686@vakinha.com.br
Copiar link
Chave copiada!

Olá! Eu me chamo Josué. Sou de Roraima, extremo norte do Brasil. Um estado banhado pelo rio Branco, pelos verdes dos lavrados e das montanhas.

Atualmente sou acadêmico calouro no Doutorado em Educação da Universidade de São Paulo (USP), Campus Ribeirão Preto, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.

Em 2021 fui aprovado (em primeiro lugar) no Mestrado em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Também fui aprovado no Mestrado em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória e no Doutorado direto em Educação da PUC/Campinas. De todos esses, escolhi a UERR pela sua excelência, qualidade e por estar localizada no centro de meus objetivos de estudo: o norte do Brasil.

Em 2022 finalizei este programa de pós-graduação com a dissertação: “Entre Idas e Vindas: Os processos de aprendizagem de crianças indígenas venezuelanas Warao Refugiadas e Migrantes em Roraima, Amazônia”, orientado pela professora doutora Isabella Coutinho Costa.

O objetivo de meu trabalho foi o de analisar os processos de aprendizagem vivenciados por crianças indígenas Warao refugiadas e migrantes em Boa Vista, Roraima, na Amazônia, vivendo em abrigos urbanos humanitários coordenados pelo Governo Brasileiro e também ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, juntamente com parceiros implementadores/operacionais.

O trabalho foi defendido com louvor em Abril/22 com a recomendação para ser publicado em livro. Após a defesa, passei a trabalhar em alguns desdobramentos, como a criação da plataforma ‘Povos Indígenas de/em Roraima’, onde juntamente com a Dra. Costa, identifico as principais etnias indígenas brasileiras e venezuelanas vivendo em Roraima considerando algumas características: Organização Social, Considerações Linguísticas e Bibliografias Recomendadas (informações adicionais aqui: <https://povosindigenasrr.uerr.edu.br>).

Em junho de 2022 passei a trabalhar em outro desdobramento de minha pesquisa, o artigo intitulado “Da cabana de palha aos muros de concreto: um estudo comparativo do ensino do português em dois contextos indígenas amazônicos”, também orientado e co-escrito em parceria com a Dra. Costa. Nosso objetivo com esse artigo foi o de apresentar uma análise comparativa do ensino do português tanto no ambiente humanitário, em um abrigo urbano com indígenas Warao, quanto em uma escola estadual localizada em uma área indígena brasileira, a  Escola Estadual Indígena Hermínio Paulino, localizada na Comunidade São Pedro, na terra indígena Raposa Serra do sol, região Baixo Cotingo, município de Normandia, em Roraima.

Esse desdobramento foi aceito para ser apresentado no XI EMEP - Encontro Mundial sobre o ensino de Português, um evento organizado pela AOTP - American Organization of Teachers of Portuguese  que acontecerá presencialmente na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, nos dias 5 e 6 de Agosto de 2022.

Além da felicidade de já estar inserido no programa oficial de apresentações (que pode ser conferido aqui: <https://www.emepsite.com/programaprogram>), a AOPT também nos escolheu para receber uma bolsa de isenção no evento + 500 dólares a ser entregue na abertura do evento. 

No entanto, alguns gastos ainda são necessários para ajudar a chegar até lá, como passagem aérea, hospedagem e dólares para levar para gastos pessoais (transporte e alimentação). Por isso, peço sua ajuda para me ajudar a chegar até lá e levar o nome de Roraima à Harvard!

Um pouco sobre mim:

Já fui assistente de aluno em uma escola estadual, cuidador de alunos portadores de necessidades especiais em uma escola municipal, bolsista do  Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Governo Federal, Assistente de Campo na ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados. Todos esses trabalhos em Roraima.

Já desenvolvi trabalhos voluntários na Turquia, Grécia e Israel, além de ter trabalhado também no Brasil (Região da Cracolândia, em São Paulo, e em comunidades indígenas em Roraima).

Fui agraciado com o título ‘Amigo da Acolhida’ pelo Ministério da Defesa/Governo Federal pela minha contribuição à Operação Acolhida, uma rede de atuação humanitária em prol do deslocamento migratório de Venezuelanos ao Brasil. Também Já fui treinador certificado das forças armadas do Brasil, atuando como facilitador nos cursos de operações de paz/humanitárias das Nações Unidas ao Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e também Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

Fora isso, já fui Jurado nomeado pelo Poder Judiciário do Estado de Roraima, caracterizado como Serviço Público Relevante e também Presunção de Adequação Moral (Redação dada pela Lei nº 12.403, de 2011), fui mentor nacional em um evento organizado pela NASA e pesquisador no grupo de pesquisas ‘Escola Amazônica de Filosofia’, coordenado pelo CNPq/Governo Federal. 

Sou autor do livro ‘Uma carta sobre as ondas', escritor de poesia e também de artigos acadêmicos sobre questões humanitárias, filosóficas, sociais e interdisciplinares. 

Você também pode doar por pix através de meu e-mail: josueh12@hotmail.com

Você também pode contribuir via Pix usando a chave: 2897686@vakinha.com.br
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.