



Oi! Me chamo Rodolfo, sou um gatinho FIV+
Eu era um gatinho muito amado por pelo meu dono quando era mais novo, mas a uns 5 anos ele faleceu e quem ficou não me quis mais e me abandonou. Algumas pessoas cuidavam de mim, mas eu sempre dormia na rua e brigava muito com os outros gatos, daí comecei a ficar fraquinho… Eu ficava doente com facilidade, meus dentes doíam muito quando eu comia ração, eu não respirava muito bem, parecia que eu estava sempre gripado.
Um dia, eu me senti muito fraquinho e já estava sem forças pra continuar lutando, parei de comer e de beber água, só queria dormir o dia inteiro. Daí, uma moça que me dava comida e as vezes me deixava dormir na casa dela quando estava chovendo me levou pra um tal de “veterinário”. Eles fizeram algumas coisas estranhas que chamam de “exames” em mim e disseram pra essa moça que eu tinha FIV, e que por isso eu estava com tantos probleminhas e me sentia sempre doente. Também disseram que eu estava com pneumonia e muito desidratado, tive que ficar internado pra tomar soro e fazer mais exames.
Depois que eu sai do veterinário, a moça não me deixou mais ir pra rua e começou a me chamar de “Rodolfo”, ela diz que agora ela é minha mamãe. Eu tinha uma mamãe, não sabia que eu podia ter duas! Ela sempre diz que me ama muito. Eu tomei alguns remédios que ela disse que eram pra pneumonia e melhorei só um pouquinho, mas depois que o tratamento acabou eu voltei a me sentir fraquinho de novo…
Minha mamãe diz que não entende o porquê de eu não melhorar, eu tomei todos os remédios direitinho do jeitinho que o veterinário mandou, mas continuo doentinho. Ela quer me levar de novo no veterinário pra saber o que tem de errado, mas dessa vez eu preciso ir num especialista em gatinhos como eu, e parece que a consulta é muito cara. Ela diz que está “desempregada”, não sei o que é isso, mas ela me diz que por causa disso ela não consegue me levar agora.
Tenho me sentido fraquinho, estou com pouco apetite, minha boca ainda dói por causa da gengivite, meu nariz está sempre entupido, mas eu tento respirar pela boca as vezes, meus pulmões fazem um barulho estranho quando eu respiro, as vezes eu tusso e sai uma gosma verde…
Minha mamãe disse que ia abrir uma tal de “vaquinha” pra tentar conseguir dinheiro para a consulta, exames e os remédios que eu preciso. Ela disse que se conseguir, eu vou parar de me sentir fraco! Também não vou mais tossir com essa gosma, minha boquinha vai parar de doer, meus pulmões vão parar de fazer barulho e eu vou poder respirar pelo nariz! Será que você poderia me ajudar só um pouquinho?
FIV, ou Vírus da Imunodeficiência Felina, é uma doença que ataca o sistema imunológico de gatos, tornando-os mais vulneráveis a outras infecções. Os sinais podem incluir perda de peso, febre, anorexia, letargia, inflamações na boca (gengivite/periodontite) e infecções recorrentes. Com os cuidados veterinários adequados, boa alimentação e monitoramento, gatos com FIV podem ter uma expectativa de vida igual à de um gato saudável.