Educação / Formatura / Cursos

Robótica com Sucata para Todos

ID da vaquinha: 1980916
Robótica com Sucata para Todos
0 coração recebido
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
2%
Arrecadado
R$ 830,00
de
Meta
R$ 50.000,00
Apoiadores
12
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Corações Recebidos
  • Mensagens

Olá, sou Débora Garofalo, Professora da rede Pública de Ensino de São Paulo e idealizadora do trabalho de Robótica com Sucata, trabalho que recebeu diversos prêmios entre eles: Vencedor de Direitos Humanos da Cidade de São Paulo, Vencedor da Aprendizagem Criativa do MIT, Vencedor do Prêmio Professores do Brasil, Medalha de Pacificadores da ONU, além de ser finalista do Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação, me colocando entre os 10 melhores professores do Mundo. 

O Projeto de Robótica com Sucata, nasceu em uma escola Municipal localizada na zona sul da cidade de São Paulo e cercada por quatro grandes favelas, conhecida pelo alto índice de violência e tráfico de drogas. O trabalho nasceu do problema trazido pelos estudantes "o lixo" que trazia doenças como dengue e leptospirose e os impedia  de irem para escola em dias de chuva devido aos alagamentos.

A partir da problemática do lixo, o mesmo foi transformado em solução ao oportunizar o aprendizado de programação e robótica. Ao longo de 03 anos e meio o trabalho obteve resultados positivos, melhorando o Índice de Desenvolvimento da unidade escolar, redução da evasão escolar, combate ao trabalho infantil e a retirada de 1 tonelada de lixo (eletrônicos e de sucata) das ruas de São Paulo.

Hoje este trabalho atua de forma voluntaria no Estado de São Paulo e ganhou novos rumos pelo Brasil ao ser disseminados por diferentes educadores em diferentes realidades, que necessitam de formação e auxilio com componentes eletrônicos, para iniciar o trabalho em suas salas de aulas.  Este é um passo importante, para mudar a vida de milhares de crianças e jovens e inserir a escola pública dentro do século XXI. 

Na intenção de desenvolver um projeto piloto a 100 escolas pelo Brasil contribuindo com  formações e aquisição de insumos eletrônicos e engajamento em media 240  professores e  aproximadamente 80.000 estudantes, precisamos da sua ajuda para que contribua e fortaleça este trabalho, através de doações que serão destinadas a este fim e ajudará a levá-los a outras realidades e mostrar que é possível reinventar a aprendizagem através da inovação. 

Toda doação realizada, será apresentada no site www.deboragarofalo.com.br, com vista a prestar contas a quem contribuiu com a formação de milhares de professores e estudantes. 

O dinheiro arrecado contribuirá  com 100 escolas localizadas em zonas carentes pelo Brasil, que receberão formação gratuita  online e um kit inicial para o trabalho de robótica com sucata que será composto de componentes eletrônicos entre eles (placas programáveis, motores 6v, leds, fios, sensores, entre outros) adquiridos pelas doações e entregues a essas escolas pelos correios que serão multiplicadoras em suas regiões. 

O Programa será lançado por edital  aberto as escolas públicas brasileiras a para adesão e  participação e publicizado por grandes veículos. Conto com você para contribuir e mudar a realidade das escolas! 

Encerrada
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2022