Histórico
da violência em porto velho
Os números conseguidos pelo News Rondônia com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec) mostram um crescimento preocupante na violência em Porto Velho. De janeiro a abril deste ano, já ocorreram 61 homicídios, incluindo os distritos como Jacy-Paraná, União Bandeirantes e outros. Um aumento de 29,8% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando ocorreram 47 assassinatos.
O número de feridos também aumentou em comparação com o ano passado. De janeiro a abril desse ano foram 1.880 feridos contra 1.836 dos primeiros quatro meses de 2014. Um crescimento de 2,4% ou 44 casos a mais.
Os roubos em todo o estado, em 2014, chegaram a 13.070 contra 11.512 de 2013. Já entre os meses de janeiro a março, já foram contabilizados 2.714 casos. O tráfico de drogas chegou a 580 ocorrências em 2014 contra 508 de 2013, um aumento de 14%. Até os três primeiros meses de 2015, já foram registradas 96 ocorrências. Normalmente, Porto Velho, por ser a maior cidade de Rondônia, detém a boa parte desses índices.
Em um levantamento feito pelo Ministério da Justiça, divulgado em 2013, o índice de resolução de homicídios em Rondônia, investigados pela Polícia Civil, chegou a 94% dos casos.
Proposta: A Fisba (Federação Israelita Sefarad B, nei Anussim) em Porto velho, vem apresentar proposta de ações para minimizar os índices acima citados. Com atividades voltadas para o lazer, cultura e educação, e meio ambiente.
Visando a retirada de jovens das ruas trazendo os para o convívio com a sociedade através da reeducação por meio das de oficinas de teatro, dança música, e outros.
O programa prever espaços para biblioteca, salas de aula, ateliers, salas de dança, auditório para 80 pessoas, salões de amostras e exposição, espaço multiuso, pátio de eventos, café e lanchonete, além de estacionamento e salas administrativas e espaços técnicos.
PROJETO
Analisando o programa, separamos os espaços em dois grupos.
No grupo 1 : Biblioteca, salas de aula, ateliers, salas de dança e administração.
No grupo 2 : Salas de exposição, espaço multiuso e auditório.