*1º contatos e percepção com o Opala
Entre 6 à 7 anos, minhas 1º lembranças, contato visual com os Opalas.
Havia um que ficava parado na frente da casa do vizinho Santo André SP.
era de um senhor, um motorista de ônibus fretado, muito gente boa,
era um geração 75 à 79 cor vinho, cupê.
Esse foi o inicio da minha admiração por esse modelo da Chevrolet.
Teve um episódio, um acidente doméstico com meu irmão, na época com uns 4 anos, que foi socorrido por esse vizinho com esse Opala.
Meu irmão andou de Opala antes de mim e não adquiriu o gosto como eu rsrsrs.
*A 1º vez que andei de Opala.
foi uns 4 anos depois, desse acontecimento, em Livramento,"Junco","Três Cacetes" PE.
Meados dos anos 80 nesse lugar era um povoado na época e ficava cerca de 8km da cidade Vertentes PE com agências bancarias.
Na época a economia girava em torno dos aposentados e não existia uma linha de ônibus.
Mais o brasileiro não desiste nunca. Não tinha ônibus, mais tinha Caravan, que é quase a mesma coisa.
Mais já naquela época a gasolina não daria lucro aos donos dos carros.
Já nessa época a NASA perdia a oportunidade de nos estudar rsrsrs.
Os MacGyvers adaptaram as primeiras Caravans à gás de cozinha,
dessa forma o lucro estava garantido, para garantir mais lucro, as Caravans eram iguais ao coração de mãe sempre cabia mais um.
Já ouvi relatos de Caravan fazendo o trajeto com aproximadamente 30 pessoas, muitos no bagageiro do teto e com o porta-malas aberto, nesse caso a mesma quebrou no meio, sendo preciso outra Caravan dar duas viagens e essa era do meu pai.
Que saiu de SP para o PE. pra ser motorista. Só que as Caravans de lá eram super valorizadas. E ele foi obrigado a começar com um Opala.
Que era mais em conta, era um Opala 75 4 portas cor azul bebe muito bem conservado esse foi o 1º Opala que andei.
Eu sempre que podia estava dentro do Opala, sentava no banco do motorista e fazia de conta que estava dirigindo.
Depois desse Opala meu pai, possuiu umas três Caravans e muitas vezes eu ai com ele trabalhar na lotação.as vezes, escondido rsrsrs.
Isso durou uns 4 anos.as Caravans começaram a perder espaço, para as Toyota Bandeirantes alongadas à Diesel, ai meu pai vendeu a Caravan
e votamos Para Santo André SP. algum tempo depois um irmão do meu Pai perdeu a vida num acidente em um Opala e ele desgostou do modelo.
Possuindo vários outros carros os que eu me lembro foram: um 147, Brasília, Corcel II, Chevette, Monza, Uno, Corsa
*A fixação com modelo cupê "rabo de peixe".
Pra mim Todos os modelos, anos, estado de conservação e motorização dos Opalas e Caravans têm seu charme, se pudesse, teria uma coleção com todos.
Mais como não dá, até os meados dos anos 90,não tinha visto nenhum Opala abaixo de 74 ,mais no dia que eu vi,
virou um sonho de consumo e não conseguia tirar da cabeça na adolescência só pensava em trabalhar e comprar um Opala cupê 74 à baixo.
Até que um dia consegui guardar uma merrequinha. ficava sempre de olho na rua na época era muito raro esse modelo.
um dia eu vi na avenida perto de casa som placa de vende-se mais estava sem caneta pra anotar.
corri pra casa pra pegar caneta e papel quando voltei não estava mais lá
algum tempo depois vi um numa agencia de carros era muito parecido. Chamei meu pai pra olhar comigo,
carro impecável só a pintura queimada preço compatível com minhas economia quase fechando negócio.
mais documentação enrolada tinha que fazer inventario. Já estava desaminando.
*1°Opala-
Até que vi em outra Concessionaria um cupê 78.
decidi dar uma chance e chamei meu pai e fomos olhar. fazia pouco tempo que meu tio havia falecido num acidente de Opala.
e também tinha pouco tempo de habilitação, meu pai queria que eu comprasse um carro mais fraco.
eu já era de maior mais sempre obedecia meu pai, compramos o meu 1º Opala,
mais meu pai me fez trocar num gol 1980 motor á ar com meu irmão mais velho, na esperança de destrocar depois de um tempo.
mais não aconteceu. Só dirigi meu Opala da concessionaria até em casa numa mistura de alegria e tristeza.
fiquei com o gol motor de geladeira uns 7 meses, até consegui passar pra frente, guardei o dinheiro e continuei a procurar.
**2° Opala-
Até que em 2002 encontrei uma concessionaria em São Mateus SP. que tinha três Opala 2 SS e um especial 73 .
os SS bem acima da minhas condições financeiras, já o 73 por estar num estado que não agradaria os zé frisinho.
faltava um aro do farol e os acabamentos das setas e o interior bem maltratado, pneus careca, o cara queria mil reais,
mais acabou baixando pra 700 depois que resumi minha historia. Mesmo tendo o valor e um pouco mais,
pedi pro meu pai ir olhar o carro comigo, acho ele falou que o carro não prestava por estar tão barato e não quis ver o carro
foi a 1º vez que desobedeci ele uns dias depois fechei negocio por 700 reais, com um sorriso de orelha à orelha,
fui guiando Opala da concessionaria até em casa cerca de 14km no meio do trajeto começou a chover, pra acionar o limpador
de vidro tem 2 botões eu não sabia que precisa apertar os 2 pra funcionar com medo de ser parado pela policia pela documentação,
baixei o vidro coloquei a cabeça pra fora me molhei todo mais cheguei em casa,
observação as gotas da chuva pareciam pedras batendo na minha cara rsrsrs.
Foi uma surpresa pro meu pai e família, eles achavam que sozinho eu não teria coragem de compra-lo, meu pai foi o único que não ficou animado,
já eu fiquei animado de mais ,até perceber que pra transferir ,passar na vistoria, comprar pneus meia vida,
um banho de tinta pra ficar mais apresentável foram mais 700 contos, estava muito feliz com Opala cupê 73 cinza.
quando de decidi diminuir a folga da direção, descobri que a longarina estava trincada, meu mundo veio ao chão,
continuei andando com ela trincada, todo mundo falando pra desistir do meu sonho, mais eu insiste gastei dinheiro pra soldar, nessa época uma longarina soldada condenava o carro, como eu não tinha intenção de vende-lo,
minha intenção era continuar investindo meu suado dinherinho nele. Foi ai que meu pai percebeu ,que nada iria me afastar do meu sonho,
e que eu estaria jogando meu dinherinho fora ao investir num carro condenado.
***Opala atual.
Num belo dia de domingo voltando da casa da minha tia, "eu não fui"
meu pai falou que viu um Opala à venda por 2200 Reais, ela já sabia que tinha gasto boa parte do meu suado dinheiro,
ele se propos. A me emprestar o valor restante eu consegui metade. Vamos lá ver esse Opala partiu divisa São Paulo x Guarulhos.
Foi amor á primeira vista ,ele tinha 99% dos frisos interior em corvim tinha poucos rasgo 1971 cor vermelho.
*Voltando no tempo quando criança minha levava a gente na igreja, na adolescência já não ia mais não esqueci o que aprendi quando criança.
Quando decidi que iria comprar um Opala comentei com minha mãe até o modelo, o ano, e a cor. Modelo Opala cupê, ano até 74,e cor Vermelho.
Ela me disse "tudo que você quer peça à Deus e espere o tempo dele”, mais eu não esperei, e comprei os 2 Opalas antes deste, mais Deus é tão bom ele realizou meu sonho.
Durante meses tinha 2 Opalas cupê e como eu não tinha lugar pra guardar nenhum e pela longarina soldada,
praticamente doei o 73 troquei por 1 videocassete, TV 14°"e 700 contos
Esse Opala é mais que um carro é um presente de Deus na minha vida.eu só esqueci de pedir que ele estivesse impecável.
depois de um tempo descobri que apesar do carro estar muito alinhado, na questão de ferrugem e mecânica estava bem maquiado.
O carro foi barato por causa da documentação ,tinha dupla transferência, e multas que apareceram bem depois, um despachante que me roubou 650 contos.
O carro mais de 1 ano parado por documentação, tive que achar dono anterior na época que internet só rico tinha
Tive que virar com lista telefônicas descartadas, graças à Deus com documentação não me preocupo mais.
Já fiz funilaria e pintura mais fui enganado por um mal caráter que não prestou o serviço combinado.
O carro ficou mais de 6 meses na oficina dele, eu ficava no pé dele quase todos dias, combinamos tirar toda tinta do Opala ele acabou pintando por cima, da tinta velha.
Mais como minha filha estava pra nascer,
tirei o carro antes de finalizar, já tinha pagado adiantado, o combinado era 4000 reais dei a metade pra começar e a metade quando terminasse mais ele sempre
inventava alguma coisa dizia que teve prejuízo com outro carro maquinários quebravam aluguel atrasado pedia dinheiro pra comprar material de trabalho
no final dei o total de 5000 reais aproximadamente, e mesmo assim ele usou de má fé. Gastei mais 1300 reais em outra oficina pra polir , pintar as faixas,
acabamento interno e estofamento, não estou reclamando só compartilhando.
***Valor sentimental
Foi um presente de Deus, o 1º carro que desci e subi a serra dirigindo,1º encontro com a minha esposa,1º carro da minha filha recém nascida andou,
1º encontro de Opalas e Caravans, dois desfile no Autódromo de Interlagos, três encontros anuais de Jundiaí, viagem de mais de 2600km ida e volta até Medeiros Neto,
extremo sul da Bahia, sem problemas mecânicos graças á Deus. Varias amizades feitas nos encontros, vários perrengues, mais alegrias, enfim carro do dia à dia.
***Porque decidi pedir ajuda.
Esse ano de 2021 ele 'Opala' completa meio seculo.Eu trabalho e consigo com a ajuda da minha esposa pagar as contas e despesas de casa, graças a Deus. E minha prioridade é pagar o financiamento do meu Apartamento, que é oque pesa mais no orçamento .Para depois sim reformar o Opalão. mais falta cerca de 15 anos, e talvez a estrutura dele não possa esperar esse tempo todo, na verdade já estou com medo de já está afetando a estrutura do carro. Com a mecânica eu me viraria. O condômino está querendo tirar todos os carros que não estão funcionando da suas dependências ,alegando que podem estar abrigando insetos e pragas, não sei se legalmente eles podem fazer isso.se alguém puder me ajudar juridicamente também Alguns vão pensar ou dizer, "se você não tem condições de manter o carro venda-o". Existem carros de 1º,2º,3º,4º... donos, mais o meu Opala é ultimo dono. Da próxima vezes que for reformar ele tem que ser especializado em Opalas. Já tenho alguns em mente Projeto:
"""Funilaria e Pintura: Oficina Ribas, Opala Na Veia, Mecânica Allen... --- reforçar a estrutura e aumentar as caixa de rodas traseiras,
usar soldas elétricas máximo possível e o mínimo de massa
Suspensão: NVS Neves Peças Especiais --- talvez adaptar o diferencial do Omega 3.0 e o quadro dianteiro à moda da casa
Motor:CLASSIC RACING PARTS.--- manter o 4 cil. mais aspirado estágio-3. ou um V8 Chevy ou V12 BMW"""
com as doações pretendo levar nesses profissionais honestos sem medo de ser enganado novamente, e tendo a certeza que irá durar mais 50 anos no mínimo,
e se algum deles quiser patrocinar, eu me comprometo fazer propaganda com o carro depois de pronto nos encontros.
Pessoal a parte do Projeto é um sonho, quando eu realizar que seja pra honra e gloria de Deus. Agora pra mim, é impossível, mais,
"""Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis". Mateus 19:26"""
oque eu podia fazer, pelo meu Opala, eu fiz, foi essa vakinha o resto é com Deus
Eu sei que há vakinhas mais nobres, mais quem puder e sentir no coração de ajudar financeiramente, com serviços mão-de-obra, doação de peças ou compartilhando, no momento atual ainda
agradeço de todo coração. Seja como for que Deus abençoe à todos
meu canal no youtube--- https://www.youtube.com/user/manomovel/videos
*1º contatos e percepção com o Opala
Entre 6 à 7 anos, minhas 1º lembranças, contato visual com os Opalas.
Havia um que ficava parado na frente da casa do vizinho Santo André SP.
era de um senhor, um motorista de ônibus fretado, muito gente boa,
era um geração 75 à 79 cor vinho, cupê.
Esse foi o inicio da minha admiração por esse modelo da Chevrolet.
Teve um episódio, um acidente doméstico com meu irmão, na época com uns 4 anos, que foi socorrido por esse vizinho com esse Opala.
Meu irmão andou de Opala antes de mim e não adquiriu o gosto como eu rsrsrs.
*A 1º vez que andei de Opala.
foi uns 4 anos depois, desse acontecimento, em Livramento,"Junco","Três Cacetes" PE.
Meados dos anos 80 nesse lugar era um povoado na época e ficava cerca de 8km da cidade Vertentes PE com agências bancarias.
Na época a economia girava em torno dos aposentados e não existia uma linha de ônibus.
Mais o brasileiro não desiste nunca. Não tinha ônibus, mais tinha Caravan, que é quase a mesma coisa.
Mais já naquela época a gasolina não daria lucro aos donos dos carros.
Já nessa época a NASA perdia a oportunidade de nos estudar rsrsrs.
Os MacGyvers adaptaram as primeiras Caravans à gás de cozinha,
dessa forma o lucro estava garantido, para garantir mais lucro, as Caravans eram iguais ao coração de mãe sempre cabia mais um.
Já ouvi relatos de Caravan fazendo o trajeto com aproximadamente 30 pessoas, muitos no bagageiro do teto e com o porta-malas aberto, nesse caso a mesma quebrou no meio, sendo preciso outra Caravan dar duas viagens e essa era do meu pai.
Que saiu de SP para o PE. pra ser motorista. Só que as Caravans de lá eram super valorizadas. E ele foi obrigado a começar com um Opala.
Que era mais em conta, era um Opala 75 4 portas cor azul bebe muito bem conservado esse foi o 1º Opala que andei.
Eu sempre que podia estava dentro do Opala, sentava no banco do motorista e fazia de conta que estava dirigindo.
Depois desse Opala meu pai, possuiu umas três Caravans e muitas vezes eu ai com ele trabalhar na lotação.as vezes, escondido rsrsrs.
Isso durou uns 4 anos.as Caravans começaram a perder espaço, para as Toyota Bandeirantes alongadas à Diesel, ai meu pai vendeu a Caravan
e votamos Para Santo André SP. algum tempo depois um irmão do meu Pai perdeu a vida num acidente em um Opala e ele desgostou do modelo.
Possuindo vários outros carros os que eu me lembro foram: um 147, Brasília, Corcel II, Chevette, Monza, Uno, Corsa
*A fixação com modelo cupê "rabo de peixe".
Pra mim Todos os modelos, anos, estado de conservação e motorização dos Opalas e Caravans têm seu charme, se pudesse, teria uma coleção com todos.
Mais como não dá, até os meados dos anos 90,não tinha visto nenhum Opala abaixo de 74 ,mais no dia que eu vi,
virou um sonho de consumo e não conseguia tirar da cabeça na adolescência só pensava em trabalhar e comprar um Opala cupê 74 à baixo.
Até que um dia consegui guardar uma merrequinha. ficava sempre de olho na rua na época era muito raro esse modelo.
um dia eu vi na avenida perto de casa som placa de vende-se mais estava sem caneta pra anotar.
corri pra casa pra pegar caneta e papel quando voltei não estava mais lá
algum tempo depois vi um numa agencia de carros era muito parecido. Chamei meu pai pra olhar comigo,
carro impecável só a pintura queimada preço compatível com minhas economia quase fechando negócio.
mais documentação enrolada tinha que fazer inventario. Já estava desaminando.
*1°Opala-
Até que vi em outra Concessionaria um cupê 78.
decidi dar uma chance e chamei meu pai e fomos olhar. fazia pouco tempo que meu tio havia falecido num acidente de Opala.
e também tinha pouco tempo de habilitação, meu pai queria que eu comprasse um carro mais fraco.
eu já era de maior mais sempre obedecia meu pai, compramos o meu 1º Opala,
mais meu pai me fez trocar num gol 1980 motor á ar com meu irmão mais velho, na esperança de destrocar depois de um tempo.
mais não aconteceu. Só dirigi meu Opala da concessionaria até em casa numa mistura de alegria e tristeza.
fiquei com o gol motor de geladeira uns 7 meses, até consegui passar pra frente, guardei o dinheiro e continuei a procurar.
**2° Opala-
Até que em 2002 encontrei uma concessionaria em São Mateus SP. que tinha três Opala 2 SS e um especial 73 .
os SS bem acima da minhas condições financeiras, já o 73 por estar num estado que não agradaria os zé frisinho.
faltava um aro do farol e os acabamentos das setas e o interior bem maltratado, pneus careca, o cara queria mil reais,
mais acabou baixando pra 700 depois que resumi minha historia. Mesmo tendo o valor e um pouco mais,
pedi pro meu pai ir olhar o carro comigo, acho ele falou que o carro não prestava por estar tão barato e não quis ver o carro
foi a 1º vez que desobedeci ele uns dias depois fechei negocio por 700 reais, com um sorriso de orelha à orelha,
fui guiando Opala da concessionaria até em casa cerca de 14km no meio do trajeto começou a chover, pra acionar o limpador
de vidro tem 2 botões eu não sabia que precisa apertar os 2 pra funcionar com medo de ser parado pela policia pela documentação,
baixei o vidro coloquei a cabeça pra fora me molhei todo mais cheguei em casa,
observação as gotas da chuva pareciam pedras batendo na minha cara rsrsrs.
Foi uma surpresa pro meu pai e família, eles achavam que sozinho eu não teria coragem de compra-lo, meu pai foi o único que não ficou animado,
já eu fiquei animado de mais ,até perceber que pra transferir ,passar na vistoria, comprar pneus meia vida,
um banho de tinta pra ficar mais apresentável foram mais 700 contos, estava muito feliz com Opala cupê 73 cinza.
quando de decidi diminuir a folga da direção, descobri que a longarina estava trincada, meu mundo veio ao chão,
continuei andando com ela trincada, todo mundo falando pra desistir do meu sonho, mais eu insiste gastei dinheiro pra soldar, nessa época uma longarina soldada condenava o carro, como eu não tinha intenção de vende-lo,
minha intenção era continuar investindo meu suado dinherinho nele. Foi ai que meu pai percebeu ,que nada iria me afastar do meu sonho,
e que eu estaria jogando meu dinherinho fora ao investir num carro condenado.
***Opala atual.
Num belo dia de domingo voltando da casa da minha tia, "eu não fui"
meu pai falou que viu um Opala à venda por 2200 Reais, ela já sabia que tinha gasto boa parte do meu suado dinheiro,
ele se propos. A me emprestar o valor restante eu consegui metade. Vamos lá ver esse Opala partiu divisa São Paulo x Guarulhos.
Foi amor á primeira vista ,ele tinha 99% dos frisos interior em corvim tinha poucos rasgo 1971 cor vermelho.
*Voltando no tempo quando criança minha levava a gente na igreja, na adolescência já não ia mais não esqueci o que aprendi quando criança.
Quando decidi que iria comprar um Opala comentei com minha mãe até o modelo, o ano, e a cor. Modelo Opala cupê, ano até 74,e cor Vermelho.
Ela me disse "tudo que você quer peça à Deus e espere o tempo dele”, mais eu não esperei, e comprei os 2 Opalas antes deste, mais Deus é tão bom ele realizou meu sonho.
Durante meses tinha 2 Opalas cupê e como eu não tinha lugar pra guardar nenhum e pela longarina soldada,
praticamente doei o 73 troquei por 1 videocassete, TV 14°"e 700 contos
Esse Opala é mais que um carro é um presente de Deus na minha vida.eu só esqueci de pedir que ele estivesse impecável.
depois de um tempo descobri que apesar do carro estar muito alinhado, na questão de ferrugem e mecânica estava bem maquiado.
O carro foi barato por causa da documentação ,tinha dupla transferência, e multas que apareceram bem depois, um despachante que me roubou 650 contos.
O carro mais de 1 ano parado por documentação, tive que achar dono anterior na época que internet só rico tinha
Tive que virar com lista telefônicas descartadas, graças à Deus com documentação não me preocupo mais.
Já fiz funilaria e pintura mais fui enganado por um mal caráter que não prestou o serviço combinado.
O carro ficou mais de 6 meses na oficina dele, eu ficava no pé dele quase todos dias, combinamos tirar toda tinta do Opala ele acabou pintando por cima, da tinta velha.
Mais como minha filha estava pra nascer,
tirei o carro antes de finalizar, já tinha pagado adiantado, o combinado era 4000 reais dei a metade pra começar e a metade quando terminasse mais ele sempre
inventava alguma coisa dizia que teve prejuízo com outro carro maquinários quebravam aluguel atrasado pedia dinheiro pra comprar material de trabalho
no final dei o total de 5000 reais aproximadamente, e mesmo assim ele usou de má fé. Gastei mais 1300 reais em outra oficina pra polir , pintar as faixas,
acabamento interno e estofamento, não estou reclamando só compartilhando.
***Valor sentimental
Foi um presente de Deus, o 1º carro que desci e subi a serra dirigindo,1º encontro com a minha esposa,1º carro da minha filha recém nascida andou,
1º encontro de Opalas e Caravans, dois desfile no Autódromo de Interlagos, três encontros anuais de Jundiaí, viagem de mais de 2600km ida e volta até Medeiros Neto,
extremo sul da Bahia, sem problemas mecânicos graças á Deus. Varias amizades feitas nos encontros, vários perrengues, mais alegrias, enfim carro do dia à dia.
***Porque decidi pedir ajuda.
Esse ano de 2021 ele 'Opala' completa meio seculo.Eu trabalho e consigo com a ajuda da minha esposa pagar as contas e despesas de casa, graças a Deus. E minha prioridade é pagar o financiamento do meu Apartamento, que é oque pesa mais no orçamento .Para depois sim reformar o Opalão. mais falta cerca de 15 anos, e talvez a estrutura dele não possa esperar esse tempo todo, na verdade já estou com medo de já está afetando a estrutura do carro. Com a mecânica eu me viraria. O condômino está querendo tirar todos os carros que não estão funcionando da suas dependências ,alegando que podem estar abrigando insetos e pragas, não sei se legalmente eles podem fazer isso.se alguém puder me ajudar juridicamente também Alguns vão pensar ou dizer, "se você não tem condições de manter o carro venda-o". Existem carros de 1º,2º,3º,4º... donos, mais o meu Opala é ultimo dono. Da próxima vezes que for reformar ele tem que ser especializado em Opalas. Já tenho alguns em mente Projeto:
"""Funilaria e Pintura: Oficina Ribas, Opala Na Veia, Mecânica Allen... --- reforçar a estrutura e aumentar as caixa de rodas traseiras,
usar soldas elétricas máximo possível e o mínimo de massa
Suspensão: NVS Neves Peças Especiais --- talvez adaptar o diferencial do Omega 3.0 e o quadro dianteiro à moda da casa
Motor:CLASSIC RACING PARTS.--- manter o 4 cil. mais aspirado estágio-3. ou um V8 Chevy ou V12 BMW"""
com as doações pretendo levar nesses profissionais honestos sem medo de ser enganado novamente, e tendo a certeza que irá durar mais 50 anos no mínimo,
e se algum deles quiser patrocinar, eu me comprometo fazer propaganda com o carro depois de pronto nos encontros.
Pessoal a parte do Projeto é um sonho, quando eu realizar que seja pra honra e gloria de Deus. Agora pra mim, é impossível, mais,
"""Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis". Mateus 19:26"""
oque eu podia fazer, pelo meu Opala, eu fiz, foi essa vakinha o resto é com Deus
Eu sei que há vakinhas mais nobres, mais quem puder e sentir no coração de ajudar financeiramente, com serviços mão-de-obra, doação de peças ou compartilhando, no momento atual ainda
agradeço de todo coração. Seja como for que Deus abençoe à todos
meu canal no youtube--- https://www.youtube.com/user/manomovel/videos