
Prezada comunidade!
A antiga sede da Real Feitoria do Linho Cânhamo, abrigou primeiros 39 alemães, que desembarcaram em 25 de julho de 1824, na atual cidade de São Leopoldo/RS. Iniciou-se a colonização alemã, fazendo de São Leopoldo o Berço da Imigração Alemã no Brasil.
Construído, acredita-se, em 1788, o prédio histórico foi reformado em 1941 em estilo próximo ao enxaimel.
Apesar de constantes reparos e manutenções, a Casa da Feitoria sofre com o trânsito de veículos pesados na Avenida Feitoria, onde é localizada.
Desde 1980, cabe ao Museu Histórico Visconde de São Leopoldo zelar pela manutenção da Casa do Imigrante. O Museu é uma entidade comunitária, de direito privado, sem fins lucrativos e mantida através de doações.
Acreditamos no legado dos imigrantes alemães e das várias outras etnias, que formaram o lema da cidade - “Fé, cultura e trabalho”. Acreditamos na força da comunidade e no seu apreço pelo patrimônio histórico. Acreditamos que sustentabilidade é um fator importante em todos os projetos e atividades do Museu, à serviço da comunidade.
Com o desabamento parcial da Casa no mês de março, fizeram-se necessário serviços emergenciais de R$ 10.000.
Ajude preservar o nosso patrimônio histórico. Contribua com sua doação para a Casa da Feitoria.
Saiba mais na “Carta aberta à Comunidade” do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo em 25 de março de 2019 no site (facebook.com/mhvsl) ou pelo telefone (51) 3592.4557.