
Olá,
Me chamo Davson Santos, sou artista multidisciplinar do CPX da Maré, estudante de Cenografia e Indumentária na UNIRIO e recentemente fui selecionado para representar o Brasil com o trabalho “Represas do Tempo” na Quadrienal de Praga 2023, situada na República Tcheca.
“A Quadrienal de Praga (PQ) é o maior evento na sua área no mundo, apresentando trabalhos contemporâneos em diversas disciplinas e gêneros do design da performance (cenografia, figurinos, iluminação, sonoplastia e arquitetura teatral para dança, ópera, teatro, site specific, performances multidiáticas, artes performativas). Um espaço vital de investigação da cena contemporânea. A PQ está consolidada ao longo do tempo como uma arena de encontros para a troca de saberes. Um espaço de fundamental para o compartilhamento de informações e de ideias. Ao apresentar produções representativas de mais de 68 países ou Regiões, além da Mostra dos Estudantes, a PQ forma um extraordinário banco de dados, que propicia a visualização da imagem do estado da cultura das artes cênicas dos cinco continentes. Sabemos da importante participação brasileira na PQ ao longo do tempo. Historicamente a Representação Brasileira na PQ não só é constante, como igualmente vitoriosa. Em 2011, o Brasil ganhou a Triga de Ouro, prêmio máximo da PQ.”
Meu projeto parte de uma mistura de conhecimentos e saberes na intenção de explorar fronteiras territoriais e ritualísticas para refletir sobre o tempo. Partindo de uma perspectiva não-linear (cíclica), a criação e formação do mundo é contada através de elementos: espacialmente alinhados com o cosmograma Dikenga; simbolicamente associados aos orixás e materialmente construído a partir de estruturas que remontam para mim, desde o início da formação do Complexo de Favelas da Maré - através da diáspora nordestina - até os dias atuais. Assim como a minha, diversas famílias nordestinas vieram ao rio em busca de uma melhoria na qualidade de vida e, por necessidade, utilizaram dos seus conhecimentos trazidos para a construção e amadurecimento desse(s) lugar(es).
Tenho pouco tempo pro evento que acontece do dia 8 ao 18 de junho, mas não poderia deixar de agarrar a chance de estar levando um pouco da Maré, do Brasil e da UNIRIO para a Europa compartilhando um pouco da nossa percepção de mundo e ampliando essas perspectivas no contato com profissionais de todo o mundo. O mundo é diferente da ponte para cá, e desde pequeno eu transito entre lugares divergentes. Ocupar esses espaços é mais difícil dentro de um sistema que privilegia narrativas da cultura dominante em detrimento da nossa então para mim é romper mais uma vez essa fronteira e reafirmar que não existe margem e sim pontos de vistas diferentes sobre o que é considerado centro. Seja atravessando a passarela da avenida brasil, o túnel no rio de janeiro ou até mesmo o oceano atlântico pra europa essas barreiras devem e cada vez mais se tornarão pontes.
Levantei um custo mínimo envolvendo esse ‘intercâmbio’ com passagem/hospedagem e como não tenho condições de custear sozinho estou abrindo uma vaquinha como complemento para todos que quiserem e puderem apoiar mais uma etapa construtiva e de sonho realizado: estar presente não apenas com o trabalho - pensamento - mas materialmente como corpo político e vivo.
No mais gostaria de agradecer a todos que me apoiaram durante o processo até aqui e aos que puderem me apoiar, independente da forma. Podem entrar em contato comigo pelo email: davsondos@gmail.com ou pelo Instagram @_davsun.
Estarei deixando aqui o link para o projeto para quem tiver interesse em ler, e peço que divulguem para todos a vakinha, a rifa e o meu trabalho pra ampliar essa rede.
Ps. Você pode me apoiar diretamente. A vaquinha tem um preço mínimo mas você pode vir de pix na chave: 73c9b9c1-586d-4c62-a3f1-064a0ee8478f