
Odara - Centro de Ação Social, Cultural e Educacional
A Ong Odara tem seu início no ano 2000, na cidade de Pelotas/RS, após a segunda edição do Projeto CABOBU- Os Tambores do Sul recebem os Tambores do Mundo. Projeto que teve por idealizador o músico, percussionista e compositor Giba Giba. Com o objetivo de ressignificar e valorizar a presença do tambor de Sopapo na cultura negra, principalmente da cidade de Pelotas, o Cabobu deixa como herança este fazer que Odara abraça p fazer-se existir em uma militância negra com arte, cutura, educação e ação social. Assim a dança afro e a percussão, permeada pelo tambor de sopapo, torna-se o fator de sedução na prática Odara. Não existe restrição para participar, rianças, jovens, melhor idade, adultos e todes que desejarem, Odara " abraça". Aulas de dança afro, percussão, presença em escolas com oficinas, palestras, debates, participação em seminários, congressos, fóruns, parcerias com Universidades, Secretaria de Cultura e Educação, ações em bairros da cidade, a Feira de Afroempreendedores, entre outras, fazem parte das diversas ações que constituem o fazer e o jeito de ser Odara. Odara através de uma jovem existência de 22 anos, busca em sua prática estar colaborando para o (re) conhecimento, valorização e protagonismo do povo preto, atuando firmemente em prol de uma educação antirracista, da valorização da diversidade, da busca por oportunidade para todes através de políticas públicas que reconheçam e valorizem a existência e o fazer do povo preto. "Um jeito de ser Odara"
O motivo dessa vaquinha é para regularizar nosso CNPJ, que é de extrema importância para que possam!os "organizar a nossa casa", participar de editais, reestruturar a diretoria, dentre outras necessidades.O valor necesario é de R$3.000
Nos ajude a seguir com essa trajetória de mais de 20 anos, e continuar transformando vidas através do conhecimento, da arte e da cultura da Negra Pelotas!