Como ajudar
Descubra
Como funciona
Reforma telhado do Axé Ilê Obá
Projetos Sociais / Voluntariado
São Paulo / SP

Reforma telhado do Axé Ilê Obá

ID: 4429785
O Axé Ilê Obá é um terreiro de candomblé, fundado no dia 30 de setembro de 1950, inicialmente com o nome de Congregação Espírita Beneficente "Pai Jerônimo"[2], por Caio Egydio de Souza Aranha, também conhecido como Pai Caio de Xangô[3]. Des ver tudo
Sobre
Atualizações
Quem ajudou
Vakinha Premiada
Selos recebidos
Vaquinha criada em: 29/01/2024

O Axé Ilê Obá é um terreiro de candomblé, fundado no dia 30 de setembro de 1950, inicialmente com o nome de Congregação Espírita Beneficente "Pai Jerônimo"[2], por Caio Egydio de Souza Aranha, também conhecido como Pai Caio de Xangô[3]. Desde o ano de 1975, a sede está localizada na Rua Azor Silva, no bairro do Jabaquara, zona sul da cidade de São Paulo. Atualmente é a Mãe Paula de Iansã, terceira na linha sucessória, que comanda a casa.

Este é um dos maiores terreiros de candomblé do estado de São Paulo, tendo sido construído em uma área de 4000m²[4]. O espaço tornou-se referência pela tradição e manutenção do culto e das tradições religiosas de origem negra, assim como pela preservação da cultura brasileira. Atraí visitantes e praticantes da religião de todo o país[4].

O terreiro é um patrimônio histórico cultural tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico (CONDEPHAAT) de São Paulo. O tombamento[5] ocorreu em 14 de agosto de 1990, na gestão da Mãe Sylvia de Oxalá[6], sendo o primeiro da categoria reconhecido no estado de São Paulo e o segundo no Brasil, precedido apenas pelo terreiro da Casa Branca do Engenho Velho na Bahia[7].

Tudo o que você precisa saber sobre o Vakinha
Arrecadado
R$ 385,00
de R$ 40.000,00
Corações Recebidos
15
Apoiadores5
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.