Como ajudar
Descubra
Como funciona
Reforma da Catedral Metropolitana de N. Sra da Vitória
Vaquinha / Outros / Dinheiro

Reforma da Catedral Metropolitana de N. Sra da Vitória

ID: 567127
A Catedral Metropolitana está passando por uma reforma profunda no telhado e nas instalações elétricas, para adequar a construção as normas de segurança. Atualmente, assim como nos anos anteriores, estão ocorrendo incêndios em diversos p ver tudo
Sobre
Atualizações
Quem ajudou
Vakinha Premiada
Selos recebidos
Vaquinha criada em: 05/05/2019

A Catedral Metropolitana está passando por uma reforma profunda no telhado e nas instalações elétricas, para adequar a construção as normas de segurança.

Atualmente, assim como nos anos anteriores, estão ocorrendo incêndios em diversos prédios históricos que não atendiam as normas de segurança, que não passavam por grandes reformas. A nossa linda Catedral, para evitar o trágico acontecimento, está antecipando sua reforma e precisa da sua doação.

Ajude-nos a atingir essa meta, para que nossa Catedral não entre na lista do descaso público. A Catedral é um patrimônio público e devemos cuidar dela.

Não vire as costas para a nossa história! Ajude.

 

A Vila de Conquista fora emancipada do Município de Caetité, civilmente, pela Lei Provincial nº 124, de 19 de maio de 1840, com o nome de Imperial Vila da Vitória.

Posteriormente, a Imperial Vila da Vitória fora elevada à categoria de cidade, com o nome de Conquista. Só muito depois, em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto-Lei Estadual nº 141, de 31 de dezembro 1943, passou a denominar-se Vitória da Conquista.

Até 1940, Amargosa e Conquista, religiosamente, faziam parte da Arquidiocese do Salvador.

Criada a Diocese de Amargosa em 1940, a Paróquia de Vitória da Conquista, consagrada a Nossa Senhora da Vitória, foi desmembrada da Arquidiocese da Capital, e constituída Paróquia autônoma, sendo governada por um Vigário Ecônomo, praticamente um Administrador Apostólico, escolhido e nomeado pelo Sr. Arcebispo da Bahia e Primaz do Brasil D. Augusto Álvaro da Silva. O escolhido para este cargo foi o Frei Egídio de Elcito, missionário capuchinho, do Convento Nossa Senhora da Piedade, da cidade do Salvador. O Frei Egídio de Elcito tomou posse no dia 06 de janeiro de 1941, como se lê na ata do Livro de Tombo.

A Catedral de Nossa Senhora da Vitória, majestosa e imponente, dominando o panorama da Cidade, construída num trabalho denodado e voluntarioso, tem seu nome ligado aos Capuchinhos desde a primeira pedra, até aos últimos traços da pintura. Começada em 1932, teve os seus trabalhos interrompidos em 1939, por dificuldades financeiras. “Estando a igreja coberta e ladrilhada”, como se lê no Livro de Tombo, era ocasião para uma parada de descanso.

Com a chegada dos Capuchinhos, em 1941, e providencialmente, com a presença do Frei Egídio de Elcito, Vigário Ecônomo da grande Paróquia, os trabalhos foram recomeçados no dia 30 de janeiro de 1941, sendo concluídos, definitivamente, em 17 de janeiro de 1948.

No Livro de Tombo são narrados, minuciosamente, vários fatos relativos à nova igreja: “15 de agosto 1943. Festa da Padroeira N.S. da Vitória. Neste dia benzi o novo sino de 152 quilos… 28 de outubro 1943. Hoje chegou o Pintor José Lima para pintar a Igreja que já está acabada, faltando os altares… 1º maio 1944. Terminei hoje de tirar os andaimes da matriz, estando terminada também a pintura”. (Livro de Tombo, fls. 02).  A belíssima Igreja recebeu a bênção de inauguração em 17 de janeiro de 1948, em ato religioso presidido pelo Frei Egídio, representando o Sr. Arcebispo Primaz da Bahia.

Trechos retirados do site: http://www.colegiopaulovi.com.br/confira-o-texto-escrito-por-frei-serafim-sobre-a-fundacao-do-colegio-paulo-vi/

Tudo o que você precisa saber sobre o Vakinha
Arrecadado
R$ 25,00
de R$ 300.000,00
Dê o primeiro coração
Comprar
Apoiadores1
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.