
Carta de APOIO E SOLIDARIEDADE
Aos Amigos e Amigas da TENDA de UMBANDA CABANA PAI TOMAS DE MAUA | ILE ODE IBGO – ASÉ OBA OGOBO “ASÉ IGBO”
Nosso coração se enche de alegria e muita humildade, por isso, estamos aqui para pedir a sua ajuda e o seu apoio. Vamos contar um pouquinho de nossa história e o que nos movem a fazer este pedido, para manter a nossa história e tradição. Nossa Tenda de Umbanda “Casa de Santo” foi fundada em 1.957, com muito trabalho e sacrifício da Sra. Mãe Maria e do Sr. Pai Juvino (fundadores). No início era um quartinho coberto com telhas de barro e parede de costaneiras (madeiras). Com o passar do tempo e a vinda de filhos e filhas, que a cada dia se multiplicavam, começaram a construir a “Casa de Santo” com ajuda de amigos, colaboradores e simpatizantes. Uma das histórias do famoso Pai Juvino, foi dele caminhar a pé, do centro de Curitiba até o Capão Raso, para economizar recursos para aplicar na melhoria da Casa de Santo. Pai Juvino e Sra. Mãe Maria, deixaram muitos exemplos, formaram e cuidaram de muitas pessoas, agora não estão mais entre nós, mas nos deixaram seu legado: a Casa de Santo e a tradição que hoje levamos em frente. Este trabalho de dedicação e luta, muitos nos honram, com amor, fé e a religião que eles praticavam e nos ensinaram. Atualmente a Casa de Santo é administrada e comandada pela Ialorixá Sra. Mãe Zélia Moreira, que honra o nome dos fundadores, com a sua dedicação e amor, dando continuidade aos ensinamentos e no nosso “Axé”. Pensamos muito antes de pedir a sua ajuda, pois sempre conseguimos realizar as obras necessárias, mas neste momento PRECISAMOS DO SEU APOIO, para que possamos efetuar reformas URGENTES na Casa de Santo, no nosso Axé, continuando assim, apoiando na restauração da espiritualidade e da fé, de cada pessoa, irmãos e irmãs, que tem buscado sobretudo amor, apoio, aconselhamento, força, energia e solidariedade nesta humilde CASA.
Ressaltamos que durante este período de pandemia e por segurança de todos adeptos e participantes, não estamos realizando atos, cultos ou atendimentos, entretanto, com todos estes anos de existência da Casa de Santo, ela precisa ser reformada e revitalizada. Por isso, é muito importante a sua solidariedade, pois precisamos urgentemente reformar paredes (que estão rachando e com perigo de cair), pias que eram usadas desde 1.957 e precisam ser trocadas, banheiros que estão com infiltrações e demais necessidades de adequações legais e estruturais. Meu irmão, minha irmã PRECISAMOS DE VOCÊ! Toda e qualquer contribuição será muito bem-vinda! Assim poderemos celebrar os nossos mentores e ancestrais com mais segurança, dignidade, fé e amor.
Desde já agradecemos o vosso apoio e solidariedade e desejamos todas as luzes e forças necessárias. A nossa saudação com muita força, luz e muito Axé.
Zélia Moreira, Ty Oya
Ialorixá
Obs: Também aceitamos doações em bens, insumos e materiais. Entre em contato com a Yakekere Mãe Rita Arcega – Telefone: (041) 9 9844 7072.