Como ajudar
Descubra
Como funciona
Recuperação de danos causados pela Erosão Costeira RDS-Barra do Una Peruíbe -SP
Tragédias / Desastres / Acidentes
São Paulo / SP

Recuperação de danos causados pela Erosão Costeira RDS-Barra do Una Peruíbe -SP

ID: 5397891
Olá.Nos últimos anos a comunidade da Vila Barra do Una, vem sofrendo com a questão da erosão costeira, desde o início de 2019 até agora. Nossa praia vem sofrendo com uma forte erosão marítima, que se intensificou em 2023, influenciada pelo ver tudo
Sobre
Atualizações
Quem ajudou
Vakinha Premiada
Selos recebidos
Você pode ajudar via Pix usando a chave:
5397891@vakinha.com.brCopiar link
Vaquinha criada em: 17/03/2025

Olá.

Nos últimos anos a comunidade da Vila Barra do Una, vem sofrendo com a questão da erosão costeira, desde o início de 2019 até agora. Nossa praia vem sofrendo com uma forte erosão marítima, que se intensificou em 2023, influenciada pelo fenômeno El Niño. Isso tem danificado o solo arenoso, devastado nossa restinga e trazendo impactos negativos, como a redução da faixa de areia e a invasão da maré em alguns pontos da vila, decorrente das ressacas. Além disso, há perda e desequilíbrio de habitats naturais, como o desvio do curso do rio, onde o canal do Rio Una do Prelado migrou para norte contribuindo para que as ondas do mar avancem sobre as casas de moradores tradicionais na Avenida Beira Mar, localizada na RDS-Barra do Una, Peruíbe–SP, assoreamento em alguns pontos ao longo do rio e destruição da restinga (jundu).Como todos sabem a Erosão Costeira  esta acontecendo nas áreas litorâneas do nosso país e no mundo todo devido as mudanças climática globais.  O assoreamento do Rio Una do Prelado está forçando o rio a migrar para norte, e que somado aos eventos climáticos extremos,  está  aproximando a foz para as áreas de jundu e moradias em um trecho específico da praia da RDS-Barra do Una. Estamos desde agosto do ano passado tentando recuperar as dunas e o jundu que as marés altas levaram. Em um pequeno espaço de tempo, tivemos uma pequena mudança e surgiu uma esperança no momento em que o rio começou a migrar para sul novamente, uma pequena mudança, mas perceptível aos olhos.Porém na madrugada do dia 14/03/2025 a maré alta com força da maré de sizigia, chegou com muita força e  levou trechos da Av Beira Mar, assustando e deixando vulneráveis os moradores daquele local. Apesar das forças da Natureza, todos os moradores estão bem graças a Deus. 🙏🏾Desde ontem dia 15/03 os moradores estão unidos e focados em um mutirão para fazer um barreira com materiais  para tentar dissipar a energia das ondas. Hoje a maré da tarde já foi mais tranquila e obtivemos resultados satisfatórios de caráter emergencial. Os trabalhos de recuperar a via de acesso serão feito amanhã.A maioria já conhece nossa comunidade e seriedade em preservar o meio ambiente, a comunidade esta engajada em proteger os moradores sem prejudicar o meio ambiente, até porque precisamos de todos os recursos naturais, isso inclui as praias, o mar, restinga, mangues e rios.

como tudo que depende de órgãos públicos e politicas publicas é demorado,  resolvemos junto com a comunidade a criar uma vakinha online para compras de big bags para proteger as moradias dos moradores tradicionais naquele trecho da Av. Beira Mar.

Para as famílias que estão nessa situação emergencial é muito importante essa doação, pois é a unica maneira de tentar proteger suas moradias, sem causar danos ao meio ambiente.

contamos com sua ajuda, Gratidão.

atenciosamente, 

Larissa Sant´Anna Assis

Tudo o que você precisa saber sobre o Vakinha
Você também pode contribuir via Pix usando a chave: 5397891@vakinha.com.br
Arrecadado
R$ 4.544,81
de R$ 10.000,00
Corações Recebidos
25
Apoiadores57
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.