Cover 4cf31a29 79b3 44aa 82d4 fbed257592eb
Thumb nildo

Vakinha de
Nildo Reggae
São Paulo/SP

Reconstruir a Rádio Libertadora Povo Sem Medo do Capão

ID da vaquinha: 456210

Copiar url:

Objetivo
R$ 14.000,00
Arrecadado
R$ 6.600,00
$ contribua

Uma vaquinha para reconstruir a Rádio Libertadora Sem Medo do Capão que sofreu um incêndio na tarde do dia 25 de janeiro de 2019. O dinheiro será revertido na reconstrução da rádio e na compra dos equipamentos que faltam para seu funcionamento. https://libertadora.radiolivre.org/

Criada em
25/01/2019
Encerra em
26/04/2019

Acompanhe também em: https://libertadora.radiolivre.org/

No dia 24 de janeiro de 2019, um incêndio transformou em cinzas a casa que abrigava a Rádio Libertadora Povo Sem Medo do Capão.

A rádio começou a funcionar em 2017 junto à Ocupação Povo Sem Medo do Capão do MTST em 2017. O objetivo de sua construção era aproximar e dar acesso aos meios de comunicação. Com muito esforço, foi construído um primeiro barraco, noticiado pela TVT. A rádio passou a funcionar principalmente aos sábados, quando as cozinhas da ocupação estavam a todo vapor e quando aconteciam assembleias do movimento.

Veja o vídeo em: "Rádio Libertadora Povo sem Medo": experiência do MTST em uma ocupação:

https://www.youtube.com/watch?v=fz3yHpiL9yY

No mesmo ano, foram realizadas oficinas de radionovela, produzidos vídeos sobre o futebol de várzea da periferia, incluindo a cobertura dos finais de campeonato com drones, a cobertura da festa junina do movimento.

Em 2018, em uma nova fase da rádio, a rádio foi inteiramente reconstruída. Foi necessário um outono e um inverno de trabalho árduo, para que os e as compas do movimento pudessem reerguer e ampliar o estúdio, para que as atividades da rádio pudessem ser comportadas. Com muito trabalho voluntário, vivendo de doações e empréstimos de material e de equipamentos, a rádio pode garantir seu funcionamento durante dois anos.

No início de 2019, os militantes estavam empolgados com a chegada da internet ao estúdio. A possibilidade de transmissão *online*, parecia abrir novos caminhos aos companheiros e companheiras.

No entanto, um incêndio no dia 24 de janeiro tentou apagar o trabalho das pessoas. O motivo do incêndio não foi esclarecido, mas devido a mobilização de muitas pessoas, a área já começou a ser limpada.

Veja a notícia (abaixo as fotos):

> INCÊNDIO DESTRÓI A RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERTADORA SEM MEDO - MTST, EM SÃO PAULO.

> No final da tarde desta quinta-feira, 24 de janeiro, um incêndio, de causas ainda não apuradas, destruiu por completo a Rádio Libertadora Sem Medo, > localizada no bairro do Capão Redondo, periferia de São Paulo.

> A rádio comunitária do MTST já foi noticiada pela Rede Brasil Atual e a TVT, em 2017, como um importante veículo de informações da Ocupação Povo Sem > Medo do Capão - MTST e suas 1.500 famílias pertencentes ao movimento.

> https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2156829664355353&id=464790330225970

Para reconstruirmos a rádio, pedimos a sua ajuda financeira ou de equipamentos. Estamos recebendo doações de:

Caixas de som

Microfones

Mesa de som

Computadores e notebooks

Cabos (P10, XLR, etc)

Pedestais

Discos de vinil e CD's

Impressoras

Aparelhos de CD/DVD/Bluetooth

Máquinas fotográficas e filmadoras

Também recebemos doações de materiais de construção e de escritório:

Madeirite

Caibros e madeiras

Mesas de escritório

Cadeiras

Se você tiver equipamentos e quiser doar, escreva para radiolibertadora@riseup.net e visite nosso site em: https://libertadora.radiolivre.org

A arrecadação desse valor será fundamental para reconstruirmos a rádio e pagar por alguns dos danos causados aos equipamentos emprestados.

# Foto da inauguração da rádio. Seu primeiro estúdio. 

# O primeiro estúdio da rádio Libertadora por dentro.

# A cobertura da festa junina do MTST no capão

# A Rádio Libertadora na cobertura do futebol de várzea no Capão. Ao todo foram três finais, uma delas filmada com drones.

# O começo da construção do segundo estúdio da rádio. O estúdio atingido pelo incêndio em janeiro de 2019.

# A colocação do piso da rádio. Material reciclado de excelente qualidade.

# A colocação do vidro separando o estúdio e a antesala.

# O segundo estúdio montado, aguardando os toques e a organização final.

# Locutor da rádio logo nos primeiros dias da montagem do segundo estúdio. CDs doados fazendo a alegria dos ouvintes.

# O incêndio e a destruição do segundo estúdio da Rádio Libertadora do Capão

$ contribua

Novidades (12)

Nildo Reggae publicou em 16 de Fevereiro de 2019:

* Divulgue e ajude a reconstruir a Rádio Libertadora Sem Medo do Capão * No dia 24 de janeiro de 2019, um incêndio transformou em cinzas estúdio que abrigava a Rádio Libertadora Povo Sem Medo do Capão. Veja fotos e saiba mais em: http://vaka.me/456210 A rádio começou a funcionar em 2017 junto à Ocupação Povo Sem Medo do Capão do MTST. O objetivo de sua construção era aproximar e dar acesso aos meios de comunicação aos acampados. Com muito esforço, foi construído um primeiro barraco-estúdio, noticiado pela TVT [1]. A rádio passou a funcionar principalmente aos sábados, quando as cozinhas da ocupação estavam a todo vapor e quando aconteciam enormes assembleias do movimento. No mesmo ano, foram realizadas oficinas de radionovela, produzidos vídeos sobre o futebol de várzea da periferia, incluindo a cobertura dos finais de campeonato com drones [2][3], e a cobertura da festa junina do movimento Sem-Teto. Em 2018, em uma nova fase da rádio, o estúdio da rádio foi inteiramente reconstruído. Durante um outono-inverno de trabalho árduo, os e as compas do movimento reergueram e ampliaram o estúdio, para que novas atividades da rádio pudessem ser comportadas. No início de 2019, os militantes estavam empolgados com a chegada de uma rede comunitária e da internet ao estúdio. A possibilidade de transmissão *online*, abriu novos caminhos aos companheiros e companheiras do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). No entanto, um incêndio no dia 24 de janeiro tentou apagar esse lindo trabalho [4]. O motivo do incêndio não foi esclarecido, mas devido a mobilização de muitas pessoas, a área já começou a ser limpada e logo, com a sua ajuda, será reconstruída. * Ajude a reconstruir a rádio Libertadora * Recebemos: - Doação de equipamentos - Doação em espécie via https://www.vakinha.com.br/vaquinha/reconstruir-a-radio-libertadora-sem-medo-do-capao [5] Agradecemos aos e às compas! Venceremos! [1] https://www.youtube.com/watch?v=fz3yHpiL9yY&feature=youtu.be [2] https://libertadora.radiolivre.org/2017/09/06/final-cdc-primeiro-de-maio-independencia-x-todahora/ [3] https://libertadora.radiolivre.org/2017/07/23/semifinal-radio-libertadora/ [4] https://www.youtube.com/watch?v=dcM42fFsRSY&feature=youtu.be [5] http://vaka.me/456210 <iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/dcM42fFsRSY" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Nildo Reggae publicou em 08 de Fevereiro de 2019:

# As doações que recebemos até agora

Não só de dinheiro vive uma vakinha bem sucedida. Muito do nosso esforço em fazer a vakinha é conseguir levar alguma das doações até nosso estúdio, pagando gasolina ou carreta. Agradecemos imensamente os itens e o dinheiro doado.

Já recebemos os itens abaixo:

 - Solidariedade em trabalhar nos mutirões  - 2 computadores (no estado)  - 2 microfones  - Certa quantidade de cabos de áudio

Ainda precisamos de:

 - Cimento  - Areia  - Telhas  - Fios elétricos  - Madeirite  - Caibros e madeiras  - Mesas de escritório  - Cadeiras

De equipamentos, precisamos do que vocês tiverem sobrando. Envie-nos uma mensagem se tiver para doar itens abaixo:

 - Caixas de som  - Microfones  - Mesa de som  - Computadores e notebooks  - Cabos (P10, XLR, etc)  - Pedestais  - Discos de vinil e CD's  - Impressoras  - Aparelhos de CD/DVD/Blueray/Bluetooth  - Máquinas fotográficas e filmadoras

Também precisamos de ideias e disposição, sempre!

Nildo Reggae publicou em 05 de Fevereiro de 2019:

*** Siga compartilhando e ajude-nos ***

Passamos dos 11 dias de campanha e alcancamos mais de 40% de nossa meta. Agradecemos sinceramente aos compas e as compas que estao nos apoiando! Logo, receberemos as primeiras doacoes feitas no vakinha.com.br que podem ser retiradas depois de 14 dias do deposito. Pedimos que continuem compartilhando para alcancarmos a nossa meta.

Um abraco de agradecimento pela solidariedade,

Adelante!

Nildo Reggae publicou em 01 de Fevereiro de 2019:

*** Ajude-nos a divulgar essa campanha ***

Compas, há exatamente uma semana (25/1), o estúdio da rádio Libertadora foi incendiado. Além de buscar saber quais foram motivos, estamos empenhados e empenhadas em reconstruir o estúdio e por isso pedimos a sua ajuda. A rádio é fruto da vontade e determinação dos e das acampadas do Povo Sem Medo do Capão (MTST).

Construir e cuidar para nós é uma prática cotidiana, que vai desde a vassoura no chão até a montagem o telhado. Construímos hospitais, repomos mercadorias no supermercado, lavamos e consertamos carros, servimos café nas casas. Na rádio, não poderia ser diferente, mas ela tem ingredientes especiais. Ela é a nossa rádio, o local onde compartilhamos nossos sonhos. Nossa rádio é nossa voz! Ajude-nos divulgando essa campanha: http://vaka.me/456210

Nildo Reggae publicou em 31 de Janeiro de 2019:

*** Construir a rádio dos nossos sonhos ***

Em 2018 tivemos que remontar nosso estúdio a poucos metros do lugar original. Passamos o outono e o inverno assim: imaginando, olhando, recolhendo e reutilizando material, montando, cortando e encaixando madeiras, pregando, grampeando, usando lã e colchões para o isolamento acústico. Enfim, transformando o material que tínhamos em sonhos.

As recompensas do trabalho foram muitas. Não apenas ter um estúdio finalizado, mas ter construído uma caminhada de solidariedade e confiança. Por isso agradecemos aos e às compas que sempre nos ofereceram café, pão, bolacha, bolo e torta de atum (inesquecível). 

Foi apenas porque estavamos caminhando, que pudemos experimentar do doce e do salgado. Foi caminhando que pudemos escutar uns aos outros, escutar os medos, anseios, sonhos e diversões.

É por isso que temos fé. Em breve, teremos um novo estúdio muito maior, Não porque aumentaremos em metros quadrados, mas por que contamos com a solidariedade e a confiança de cada um de vocês. Vocês já tem a nós!

Falta o que falta, nossa caminhada continua!

Nildo Reggae publicou em 30 de Janeiro de 2019:

*** Chegamos aos 27% da campanha ***

Antes do final da primeira semana, chegamos aos 27% da nossa campanha.

Agradecemos aos e às compas que estão nos ajudando e divulgando a campanha. Pedimos humildemente para que continuem ajudando, assim atingiremos rapidamente nossa meta. Pedimos também para que avisem aos colegas para não deixar para depois, o vakinha.com.br libera as doações 14 dias após o pagamento (e não é necessário esperar o final da campanha como em outros sites).

Em breve, teremos mais novidades e continuaremos atualizando todas vocês. Avante!

Nildo Reggae publicou em 28 de Janeiro de 2019:

# Solidariedade internacional de Oaxaca / México

Compas mexicanos presentearam nossa campanha com duas blusas tradicionais de Santa María Xadani, para temporadas de calor. As 2 blusas são artesanais Oaxaqueñas feitas à mão por maest@s-artes@s (professoras/es-artesã/são) da região. Tamanhos 36 e 40, com flores bordadas à mão com fios de seda. Estamos tratando de trazê-las ao Brasil para arrecadar fundos com uma rifa.

Se tiverem compas indo e vindo do México, avise-nos. Quem sabe isso também pode nos ajudar

 

Nildo Reggae publicou em 26 de Janeiro de 2019:

Sexta-feira, feriado de aniversário de S. Paulo, foi dia de mutirão

Queremos agradecer imensamente aos e às compas que vieram ao mutirão de limpeza da rádio.

Agradecemos a todos, em especial a Reginaldo, Maurício, Carlos, Charles, Adriana, Miriam, as duas Maria, Wilton e ao Ramos.

Quem ajudou (51)

  • Dora Martins
    em 18 de Fevereiro de 2019

  • Acácio Augusto
    em 15 de Fevereiro de 2019

  • anônimo
    em 13 de Fevereiro de 2019

  • Salvador Schavelzon
    em 13 de Fevereiro de 2019

  • teresa arruda
    em 13 de Fevereiro de 2019

  • anônimo
    em 10 de Fevereiro de 2019

  • Belisa Monteiro
    em 09 de Fevereiro de 2019

  • Dirce Costa Falcão Tavares
    em 08 de Fevereiro de 2019

Denuncie

É necessário estar identificado para fazer uma denúncia. Registre-se ou faça login.

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.