

HISTÓRIA DO RECANTO
No dia 09 de julho de 1962, a Casa dos Espíritos abriu suas portas no Jardim Chapadão, como uma casa Espírita Kardecista, cujo objetivo principal era o de oferecer orientação espiritual aos que necessitassem.
Em 1985, a Casa dos Espíritos recebeu em doação – pela Prefeitura Municipal de Campinas – um terreno de 9600 metros quadrados, localizado no bairro Santa Genebra.
O ideal sonhado pelo presidente da Casa dos Espíritos, o Sr Antonio Martins, ideal este compartilhado pelos demais colaboradores, era o de construir um Lar de Idosos que pudesse se tornar verdadeiramente a casa daqueles que lá se abrigassem.
O Recanto Vovô Antonio tornou-se então, um projeto colocado no papel a ser erguido no terreno recebido em doação.
Foram muitas as dificuldades enfrentadas para que este ideal se tornasse real. Foram 20 anos de trabalho, luta, dedicação e abnegação para que hoje possamos nos orgulhar em ver suas paredes erguidas. É um prazer sentir a vibração amorosa impregnada em cada tijolo e o carinho deixado em cada detalhe.
Toda a extensão do terreno era brejo e, por muitos anos, tornou-se depósito de entulhos de todos os tipos. Esse fato fez com que o os trabalhos no terreno fossem muito difíceis, extensos e cuidadosos.
Ao longo dos 20 anos em que o Recanto Vovô Antônio foi construído (1985-2005), não faltaram nem o empenho e nem a dedicação necessários para que se tornasse realidade. Os 3600 metros quadrados foram construídos com os recursos arrecadados em eventos promovidos pela Fraternidade Irmão Jorge (uma média de 28%) e o restante suprido pelo seu presidente, o Sr Antonio Martins.
O Recanto Vovô Antonio abriu suas portas em abril de 2006, com a proposta de se plantar no nosso Lar de Idosos tudo aquilo que aprendemos com aquele que empresta o seu nome ao Recanto: respeito, harmonia, paciência, determinação e acima de tudo amor a si mesmo e ao seu semelhante. E assim nasceu O Recanto Vovô Antônio,que é uma instituição particular sem fins lucrativos.
Ocupa uma área de 9.600 metros quadrados, sendo 3.900 metros quadrados de área construída e mais de 3.000 metros quadrados distribuídos entre jardins, quiosques e bosques, o que permite ao morador circular em vasta área arborizada e com segurança.
Para um tratamento diferenciado ao idoso, o lar possui quatro equipes de cuidadores divididas em dois turnos, e cada um conta com uma técnica de enfermagem. Estes zelam pelos cuidados pessoais (como alimentação, banho, lazer e companhia) e de todo o processo referente aos remédios ingeridos por seus assistidos.
São servidas seis refeições diárias, com um cardápio elaborado e fiscalizado por uma nutricionista e/ou por um profissional da área da alimentação.
Duas vezes por semana, uma terapeuta ocupacional entretém os moradores com atividades motoras onde são estimulados ao restabelecimento de possíveis perdas físicas, mentais e sociais.
O Recanto realiza durante o ano, vários eventos festivos para auxiliar na sua manutenção onde também contamos com doações. Hoje está passando por muita dificuldade, precisamos muito de ajuda para esta obra tão especial não se fechar.
Por favor nos ajudem a manter uma casa desta onde o idoso tem qualidade de vida.
Agradecemos e contamos com sua colaboração.
Claudete Martins Bessa
Gerente Administrativa