
Eu me chamo Jorge Alexandre, mais conhecido como Quinzinho. Sou nascido e criado no Morro da Providência “Primeira Favela da América Latina”.
Des de os meus 10 anos de idade quando comecei a dançar quadrilha aqui na comunidade, me apaixonei por essa arte, e a partir dos meus 13 anos passei a comandar a minha quadrilha que na época era o Arraiá do Chico Bento.
Hoje com o nosso grupo Estrela Dourada temos aproximadamente 80 componentes, somos um coletivo de dança que presa pelas praticas da cultura popular, e nos orientamos pelas quadrilhas juninas como forma de preservação da nosso conjunto popular. Com esse trabalho me orgulho e colaboramos para deixar este importante legado cultural para nosso território e além.
Ultimamente faço todo meu trabalho com ajudas vindas de doações que consigo, eu mesmo costuro todas as roupas da quadrilha, além de dirigir, coreografar e administrar todo o processo. Temos uma página no Instagram e no facebook onde todos conseguem encontrar registros do nossos trabalhos, lá estão disponíveis fotos e vídeos das nossas apresentações , sejam as realizadas aqui no nosso território ou em outras comunidades, ou mesmo em festas de condômino e praças por todo Rio de Janeiro.
Em virtude dos grandes desafios enfrentados por mim e por todos os idealizadores e incentivadores da cultura popular em comunidades, venho pedir em nome do nosso coletivo, que o máximo de pessoas possam se sensibilizar e compreender a importância da nossa luta e proposta que para além das tradições dialoga também com a diversidade e a necessidade de acolhimento de cada pessoa da forma que ela é.
Nossa Junina Estrela Dourada conta com seu apoio para a realização deste trabalho
Colabore