Pela observação da igreja cristã contemporânea em seu modelo, quanto aos aspectos missionais, as características de culto e prática de vida, percebe-se um modelo praticado com repetição e que tem servido ano após ano, geração após geração, e que este mesmo modelo tem produzido bons resultados de uma forma geral.
Paulo, o apóstolo, assumiu para si a incumbência de levar a mensagem e a história de Jesus Cristo, e, nesta missão, acabou por trabalhar com um método que se repetia em suas viagens, e posteriormente no acompanhamento das igrejas formadas. Através da pesquisa bibliográfica em acadêmicos com ênfase em missões e/ou no ministério do apóstolo Paulo, busca-se entender o método criado e vivido por ele em sua vida, o que se permite abrir um leque de conhecimento e experiência prática compartilhada com grande êxtase por alguém que entregou a vida para fazer conhecido o nome e a história de Jesus Cristo, demonstrou como é bom servir e dar a vida por Cristo e terminou com a alegria de olhar para trás e ver na sua história que os seus resultados foram muito bons, com a participação de grandes amigos e companheiros que também deram a vida nesta missão, mesmo com o pesar do grande sofrimento e preço pago para que esta história existisse, chegando a uma percepção de que tudo valeu a pena.
Desta forma, a busca por conhecer e entender profundamente este método através dos livros de estudiosos na área da Teologia, que também eram aficionados pela vida do apóstolo Paulo, se torna um prazeroso desafio e o resultado é saber que este método tem uma grande aplicabilidade na igreja contemporânea e no dia a dia do cristão, e a experiência vivida há anos, serve de base para o cumprimento de um chamado no contexto atual.