
Oi! Meu nome é Lilo e no dia 29/03/23 fui encontrada em Realengo (bairro do Rio de Janeiro) por volta das 18h da noite.

Minha tia Mari se comoveu com minha fragilidade e inocência na rua e decidiu me resgatar imediatamente. Nessa foto nós estamos indo para casa de ônibus 🥰
Eu sou uma yorkshire terrier e, segundo meu veterinário, devo ter 6 anos. O meu veterinário suspeita que eu tenha sido cadela matriz (cadela designada para procriação de demais filhotes que serão vendidos); acredita que eu não pude mais engravidar e por isso fui descartada.
Eu sou muito dócil e domesticada, um pouco desconfiada porque só eu sei o que eu passei nesses poucos anos de vida, mas estou começando a me aproximar da minha tia Mari.







No dia 30/03/23 tive meu primeiro banho e tosa (foi necessário a tosa com tesoura, evitando maiores lesões na pele sensivel com máquina, visando remover tanto os pêlos embolados, sujos e com pele morta e cascas de feridas, quanto facilitar a avaliação médica e o tratamento; sendo, portanto, essencial para higiene e saúde.). O banho foi dado com os sabonetes recomendados pelo veterinário.
Também tive minha primeira consulta domiciliar com o veterinário de confiança da minha tia Mari.
Nessa consulta chegamos ao diagnóstico que eu tenho sarna sarcóptica, que infelizmente é contagiosa, mas tem tratamento! Fizemos coleta de exame de sangue (que além de nortear sobre a saúde de Lilo, irá dizer se podemos dar a polivalente), iniciamos o tratamento com vermivet, Histamin e ivermectina.
Além da sarna sarcóptica, identificamos um tumor no seio e o Vet prescreveu ultrassonografia abdominal para conseguir identificar o tipo de tumor e o tratamento adequado. Além disso, fez um exame vaginal, não encontrando nenhuma anormalidade.
Minha temperatura, frequência cardíaca, fezes, urinas e paladar estavam normais; não foram encontrados, também, parasitas ou fungos.
O Vet também cortou minhas unhas, identificando algumas encravadas e sugerindo atenção nelas.

Essas fotos mostram o resultado da tosa com tesoura realizada pela tia Mari, corte das unhas, tumor no seio e lesões por coceira extrema ocasionadas pela sarna.







Após novas consultas veterinarias foi confirmado que Lilo tem Dermatite Atopica, uma doença autoimune que nao tem cura (mas tem tratamento) de origem genética que se manifesta com fatores externos como estresse ou internos como queda de imunidade. Desde entao estamos tratando e ela está se recuperando.
Eu (tia Mari) tenho 20 anos, sou estudante de fisioterapia pelo IFRJ e bolsista por projeto de pesquisa, técnica em enfermagem, voluntária em um projeto de reforço escolar para crianças em situação de vulnerabilidade, apaixonada por animais e crianças e atualmente já tenho uma cadelinha que considero minha filha; adestrei ela 100% sozinha e sou a única responsável pela alimentação, passeios, higiene, tosa e viagens.
A Lilo surgiu pra mim em um momento totalmente inesperado, mas necessário. Senti um propósito muito grande em abraçar a vida da Lilo e garantir que ela receba uma vida digna, com amor e carinho, como ela e todos merecem.
Tenho condições de cuidar da Lilo, mas entendo que as despesas iniciais com exames e tratamentos ultrapassarão meu orçamento, principalmente por ter sido uma situação inesperada.
Aqui eu prometo ser 100% honesta, transparente e responsável com a Lilo e com vocês.
Essa vaquinha vai garantir que a Lilo receba um start na vida dela, dando dignidade para uma cadelinha tão maltratada e traumatizada, mas tão dócil e calma.
Para mais informações, podem entrar com contato pelo meu Instagram @marimachadx (Instagram.com/marimachadx).
Estarei aceitando doações de polivitaminicos, doações financeiras e indicações de locais bons e acessíveis para exames e tratamentos no rio de janeiro, capital. OBS: Conseguimos tratamento acessível e de qualidade no Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, no Rio de Janeiro 🙏🏻🙏🏻 obrigada pelas indicações!!!