O projeto propõe a produção e a difusão do álbum "Cantares Ancestrais”, com canções compostas por Cida Airam em parceria com Maíra Shalém sobre os mitos femininos antigos dos povos nômades da região do oriente médio e da costa leste da África, e são inspirações que provêm de estudos e investigações sobre a mitologia desses povos. Nesse projeto as canções serão cantadas em português e em aramaico proto-cananeu (aramaico antigo).
As composições irão abordar doze faces da Shek'hina, mitos femininos da mitologia da Cabala Ancestral que também influenciaram a formação de várias culturas. As canções receberão arranjos elaborados por músicos experientes que usarão instrumentos antigos como as liras, harpas, flautas e tambores misturados a instrumentos contemporâneos, como o piano e os recursos tecnológicos de efeitos musicais.
Trata-se do resgate, do registro e da disseminação da força de cantos inspirados em culturas ancestrais de povos nômades que respeitam a natureza e a reconexão do ser humano em consonância com diversos movimentos, mundo afora, e que buscam promover uma consciência de paz, por meio da música.
O projeto “Cantares Ancestrais” surge da necessidade de registrar e divulgar canções, em aramaico e português, para sensibilizar o mundo contemporâneo e resgatar a mitologia feminina dos povos afro-asiáticos (sumérios, acadianos, babilônicos) que deixaram legados importantes na música e na cultura, para todo o mundo.
O projeto reúne elementos musicais (com o uso de instrumentos antigos e com melodias da escala pentatônica ) e mitológicos (divindades do céu, da água, do ar e da terra ) para traçar um repertório de resgate ancestral com valor histórico que confirma a relação com os fenômenos naturais da mãe-terra (o fogo, o vento, a montanha, os animais) com as forças arquetípicas da humanidade (a mãe, a filha, a anciã, a sabedoria e o cosmo).
A música sempre exerceu papel importante nos ritos solenes ou familiares e em vários outros contextos sociais e culturais de vários povos. Mitos, lendas e a própria oralidade percorreram vários caminhos e sofreram várias interferências, atravessando mares e terras para se manterem vivas.
Portanto, em tempos modernos e contemporâneos nada mais inovador que resgatar e difundir saberes ancestrais e ainda tão essenciais aos seres humanos que por meio da música, com os sons dos instrumentos e das vozes, se resgata mitos e símbolos de nossa ancestralidade, demonstrando uma grande valorização social e cultural que facilita a comunicação e a integração dos povos, no oferecendo como bússola a orientação para voltarmos a nos reconectar com a natureza em nós e fora de nós.
CUSTOS ENVOLVIDOS
Todo o valor arrecado será utilizado para pagar as despesas do Projeto, tais como:
Este é um projeto sem fins lucrativos. Nosso único objetivo é garantir que, no mínimo, as 12 músicas que retratam as faces da Shek'hina, dentro dos mitos da Cabala Ancestral sejam registrados e se tornem um legado para a posteridade.Para facilitar a execução, estabelecemos como meta que a gravação das músicas será realizada ao longo da campanha. Para isto dividimos a campanha em 10 cotas de R$ 2.800,00 e, cada vez que alcançarmos esta meta, vamos iniciar a gravação de mais uma música do álbum.
Sou gestora de projetos e apaixonada por arte e cultura. Sou fundadora da Escola Amarit juntamente com Verônica Malkah e uma das nossas missões é contribui...Leia mais