Projeto Samurais do Morro: A cultura japonesa pelo Judô no ano das Olimpíadas de Tóquio
Instituir um projeto sócio esportivo educacional preconizando os valores do Judô para a vida social é o empreendedorismo do micro empresário Cláudio Carelli, faixa preta de Judô e Jiu Jitsu, e Fabio Lacerda, jornalista e assessor de imprensa e marketing. O projeto Samurais do Morro tem por objetivo envolver a cultura japonesa através do Judô visando a melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano de crianças entre 6 e 17 anos que vivem em situações de vulnerabilidade.
Iniciado em setembro de 2020, o projeto Samurais do Morro, que acontece no condomínio Prefeito Mendes de Moraes, popularmente conhecido como Minhocão, no acesso ao morro do Tuiuti, é a extensão da casa dos responsáveis pelos nossos judocas. Tornar um espaço de segurança para os pais dos nossos atletas é uma das missões do projeto.
"Mudar hábitos e atitudes que venham contribuir com o processo de interação social, desenvolvimento humano e valores, é a marca deste projeto para crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade. Potencializar as questões éticas, cívicas, morais e éticas é o nosso compromisso", diz Cláudio Carelli.
Dentre os benefícios para a prática do Judô, esporte indicado pela Unesco como o mais completo para a formação da personalidade e caráter dos jovens, estão os desenvolvimentos do aparelho motor, força, coordenação, velocidade, flexibilidade e equilíbrio dos seus praticantes. Autoconhecimento do próprio corpo, estimulo do pensamento tático, tolerância, motivação, autoestima, companheirismo, solidariedade e senso coletivo são outros benefícios relevantes.
O projeto busca apoiadores para que situações e oportunidades possam ser criadas para os jovens de 6 a 17 anos participantes do projeto Samurais do Morro, assim como para seus responsáveis. O projeto prima pelo treinamento de alto rendimento sem deixar de lado atividades lúdicas para uma adaptação mais rápida e agradável dos nossos pequenos/grandes judocas.
Objetivos Gerais: Educar e socializar crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda em situações de risco social através do esporte, buscando melhorar sua saúde, qualidade de vida e valores como justiça, disciplina, honestidade, lealdade, coragem, benevolência, respeito, honra, resiliência, companheirismo, comprometimento e humildade. Chegar ao final de 2021 com 100 atletas e alguns sendo aproveitados para equipes que disputam competições estaduais, nacionais e internacionais.
Objetivos Específicos: Reduzir a evasão escolar utilizando dos valores muito importantes que são a disciplina e o comprometimento, promover a integração e inclusão social, afasta-las da criminalidade e drogas. Forma-las para a prática da cidadania, estimular o lado esportivo nas comunidades de alto risco social e buscar oportunidades de estudos e competições a partir das recomendações da Organização Mundial de Saúde e autarquias federal, estadual e municipal.