Técnico em Mecatrônica e estudante de Engenharia Mecânica pelo IFPE Campus Recife. Membro do Instituto Internacional Despertando Vocações. Atualmente traba...Leia mais
João Santiago (https://www.instagram.com/o_pequenomundodosan/), também conhecido por San, é uma criança de 7 anos que nasceu com microcefalia no Hospital Esperança, em Recife-PE, em 03/12/2015, durante um surto de microcefalia que estava ocorrendo no Brasil. O tio de San relata que era uma cena muito difícil de presenciar, ver tantas famílias chorando no corredor da maternidade daquele hospital, ao constatar que os bebês recém-nascidos tinham microcefalia, pois era uma condição sobre a qual pouco se sabia e seria um grande desafio daquele momento em diante.
Com muita luta, perseverança e amor, a família de San cuida dele e dá o seu melhor para que ele tenha toda assistência que precisa para seu desenvolvimento. A mãe de San, pedagoga, que trabalhava em duas escolas, teve que pedir demissão de uma delas, para poder se dedicar aos cuidados de San. O tio materno (e também considerado pai de criação de San), trouxe os dois para morar com ele, pois o pai biológico acabou o casamento após o nascimento de San e, desde então, não tem contato com ele e com a família materna. Hoje, desempregado, o tio de San tenta ajudar como pode nos cuidados do seu sobrinho/filho.
San não recebe auxílio financeiro do INSS ou de qualquer outra instituição. Com muita dificuldade, a mãe de San consegue pagar um plano de saúde para ele, vinculado ao seu emprego da escola. San já passou por algumas cirurgias e em breve passará por outras, para que melhore sua capacidade de movimento. Além disso, ele precisa de várias terapias, como fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, entre outras. Tudo isso demanda muito de sua família, pois têm que modificar suas rotinas de forma a dar a melhor assistência possível a San.
Diante de tantas dificuldades, o Instituto Internacional Despertando Vocações (IIDV: https://institutoidv.org/) abraçou a causa e, através do IDVLab, que é um laboratório maker de desenvolvimento de novas tecnologias, criou o Projeto SAM (o nome SAM é inspirado no San). Este projeto tem como principal objetivo desenvolver uma luva robótica de reabilitação, que possibilite o tratamento contínuo da mão de San, para que ele não perca os movimentos e melhore seus movimentos atuais.
Com esta luva, ao invés de fazer as sessões de fisioterapia uma ou duas vezes por semana, ele poderá fazer todos os dias, em casa mesmo, com acompanhamento profissional à distância e com coleta de dados sobre os exercícios, possibilitando o acompanhamento da evolução do tratamento. Além disso, a luva robótica terá elementos de ludicidade, para que a experiência da fisioterapia seja interessante e divertida para o San.
Este projeto, inspirado na história do San, terá ele como primeiro beneficiário direto. Indiretamente estaremos dando apoio a toda sua família. Porém, para além do pequeno San, quantas outras pessoas que tenham limitação dos movimentos da mão não poderiam se beneficiar desta tecnologia? Há diversas pessoas que têm, por exemplo, movimentos limitados devido a terem sofrido um AVC ou terem sido acometidos por outras doenças, como a Síndrome de Guillain-Barré (autoimune). Estas pessoas também precisam de fisioterapia.
A partir desta iniciativa, não somente luvas robóticas podem ser produzidas, mas também outros tipos de órteses que auxiliem no tratamento de outros membros do corpo.
Hoje, a primeira dificuldade deste projeto é o seu financiamento. Todos os materiais utilizados na fabricação da luva são caros e precisamos de ajuda para tornar este projeto uma realidade que vai impactar a vida de muitas pessoas. Ajude-nos a tornar a vida de San um pouco menos difícil. Ajude-nos a dar mais esperança à família de San e a outras famílias. Qualquer valor será muito bem recebido.
Fotos do San:
Fotos do IDVLab, onde o projeto acontece: