Cover logo png
Thumb profilepic

Vakinha de
Kátia Fialho
Cariacica/ES

Projeto Leiturência

ID da vaquinha: 136134

Copiar url:

Objetivo
R$ 500,00
Arrecadado
R$ 100,00
$ contribua

O projeto “Leiturência: leitura & convivência” tem por objetivo a reunião de pessoas das mais variadas profissões para realizar atividades de leitura e convivência com idosos abrigados em instituições públicas na cidade de Cariacica-ES. Basicamente, por meio dele, queremos dar amor e momentos de alegria aos idosos que vivem sozinhos nessas instituições, proporcionando-lhes alegria e esperança.

Criada em
06/04/2017
Encerra em
05/07/2017

APRESENTAÇÃO

O projeto “Leiturência: leitura & convivência” está em fase de implantação e nasceu da iniciativa da organizadora, Kátia Fialho, que identificou uma demanda reprimida de voluntariado para a convivência com idosos abrigados em instituições públicas da cidade.

A partir dessa demanda, a responsável promoveu contato telefônico e presencial com as duas entidades públicas responsáveis pelo abrigamento de idosos no município, que demonstraram interesse em receber os voluntários – 26 pessoas, para que possam dedicar uma parte de seu tempo a promover a convivência, a troca de experiências e afeto entre as gerações.

O grupo é composto de profissionais das mais diversas áreas, como: jornalistas, estudantes de direito, psicologia, música, contabilidade e história, além de geógrafos, músicos e professores. E a proposta desse grupo, bastante heterogêneo, é aproveitar esses momentos com os idosos para promover a leitura coletiva de livros e publicações diversas, a musicoterapia e outras atividades lúdicas envolvendo jogos e outros meios de recreação, sempre baseados no compartilhamento do afeto e na relação de ensino-aprendizagem que ambas as gerações podem experimentar.

Trata-se, portanto, não de uma ONG, mas de um grupo de pessoas dispostas a percorrem os abrigos públicos de idosos de Cariacica, oferecendo a parceria de nosso projeto como forma de complementar as atividades já ofertadas por essas instituições, que devido à carência de recursos, não podem realizá-las sem apoio.

OBJETIVOS

Geral:

Oferecer, por meio da leitura, da convivência e da interação em grupo, a troca de experiências e afeto entre voluntários e abrigados.

Específicos:

·         Resgatar a autoestima dos abrigados;

·         Fomentar a intergeracionalidade, ou seja, a troca de experiência entre gerações;

·         Proporcionar atividades de lazer aos abrigados;

·         Contribuir para a melhora dos abrigados com índices elevados de demência e/ou demandas psicológicas devido ao abandono, através da troca de afeto com os voluntários.

JUSTIFICATIVA

 A filantropia voltada para os asilos e abrigos de idosos, via de regra, ocorre de forma sazonal e se limita, não raro, a doações de alimentos, roupas e celebrações de datas como o Dia das Mães, Natal, entre outras datas comemorativas.

O presente projeto, de forma singular, pretende ser um parceiro das instituições públicas de abrigamento para idosos na cidade, proporcionando, de maneira contínua, a convivência entre os abrigados e os voluntários, (re)construindo a afetividade e proporcionando atividades que fomentem a interação, a troca de afeto e principalmente de experiências e lições de vida que os idosos podem proporcionar devido às suas experiências pessoais.

COMO SUA CONTRIBUIÇÃO VAI NOS AJUDAR A DAR VIDA AO PROJETO?

Infelizmente, não conseguimos contar com qualquer tipo de apoio de políticos ou mesmo do governo, já que não somos uma ONG, mas um grupo que pretende visitar ONGs, portanto, sem natureza jurídica.

Por isso, contamos apenas com a solidariedade e empatia de pessoas que comungam com nossa causa, para que possamos fazer frente às despesas iniciais do projeto, com a identificação dos voluntários (camisas do projeto) e o material para distribuição em nossas primeiras visitas (marca-página e adesivo).

A você, que deu a sua contribuição para tornar real esse sonho, nosso especial AGRADECIMENTO e GRATIDÃO!

$ contribua

Novidades (0)

Quem ajudou (2)

  • Claudia Deud
    em 12 de Maio de 2017

  • Patrícia Guimarães
    em 06 de Maio de 2017

Denuncie

É necessário estar identificado para fazer uma denúncia. Registre-se ou faça login.

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.