
El Cruce de los Andes, por Héctor Raúl, o Chileno
Durante mais de vinte anos, estive acima do peso. Muito acima do peso. Mas quando a pandemia nos fechou dentro de casa, percebi, de súbito, que não poderia perder mais tempo. Levantei, calcei meu único tênis e comecei a caminhar.
Pelas ruas dos Alpes, por horas e horas, com chuva, frio e calor: eu caminhava. Incessantemente. Acordava de madrugada e não parava de andar até o horário do almoço. Revolucionei meus hábitos de alimentação, parei de consumir álcool e passei a treinar na academia.
As solas dos meus tênis tornaram-se pó, minhas roupas deixaram de servir, meu rosto mudou, meu corpo mudou. E, mais do que tudo, a minha cabeça mudou. Compreendi, enfim, que os destinos da minha vida dependiam de mim, e apenas de mim.
Em 2022, fiz a minha primeira corrida. E não parei de correr desde então.
E é por isso que venho, através dessa vaquinha, pedir a colaboração daqueles que me acompanharam nessa jornada. Pretendo, em dezembro de 2025, cruzar a imponente Cordilheira dos Andes, na corrida de trail running "El Cruce". Para tanto, preciso arcar com os custos de inscrição, viagem e hospedagem, que não me são acessíveis no momento.
De antemão, agradeço aos que fizeram - e que ainda virão a fazer - parte desse sonho.
O impossível não existe para quem perdeu 60kg em um ano. Aguarde-me, Andes. Estou voltando.