Projeto Canudos

ID da vaquinha: 52168
Projeto Canudos
Projeto Canudos
São Caetano do sul / SP
Arrecadado
R$ 4.600,00
Meta
R$ 25.000,00
Apoiadores
0
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
Thumb 168 dsc 0280


EM 2016, IREMOS À CANUDOS DIA 25 DE JUNHO E RETORNAREMOS DIA 8 DE JULHO.


INTRODUÇÃO
 
 A cidade de Canudos é conhecida pela triste, porém importante passagem histórica do nosso País. O arraial de Canudos construído por Antônio Conselheiro resistiu até a quarta expedição da recém-inaugurada república brasileira, em um dos episódios mais sangrentos do nosso país. A obra mais completa sobre a Guerra de Canudos foi realizada pelo escritor Euclides da Cunha. “Os Sertões” publicado em 1902, após sua jornada em terras canudenses. Euclides da Cunha presenciou boa parte da guerra como correspondente do jornal O Estado de São Paulo. O livro de Euclides da Cunha foi traduzido para mais de dez idiomas.

 O Projeto Canudos, assim denominado, realiza diversas ações com objetivo de melhorar a qualidade de vida e diminuir as diferenças sociais. São ações na área de saúde, educação, direitos humanos e justiça, geração de renda e tecnologia, cultura e comunicação. O Projeto Canudos ocorre trimestralmente, com duas visitas precursoras às ações (abril e outubro) e as operações que ocorrem em meses de férias dos alunos (janeiro e julho). Tendo em vista as necessidades da comunidade, a Universidade Metodista de São Paulo organiza equipes multidisciplinares para a execução das ações. Alunos e professores das áreas de biológicas e saúde, educação, exatas, tecnologia, humanas e comunicação trabalham conjuntamente em prol de melhorias em Canudos Velho.
Thumb canudos4



 CONTEXTO E JUSTIFICATIVA
O trabalho desenvolvido pela equipe é realizado através duas vertentes, a primeira sobre ações socioeducativas que visem à instrução e mínima dependência por parte dos munícipes no que diz respeito a informações sobre saúde, educação, meio ambiente, direitos humanos e justiça, cultura, comunicação, tecnologia e geração de renda. O processo nos possibilitará uma realização de uma ação conjunta com a comunidade em que será possível efetuar mudanças que incidam sobre a qualidade de vida. Fomentando a consciência crítica e favorecendo a transformação social, o processo educativo passa a ser responsabilidade não só das pessoas diretamente envolvidas com ele, mas também da comunidade a que pertencem.
Thumb dsc 9200

 Uma espécie de Policlínica é montada para assistência aos munícipes durante a estadia do grupo. São oferecidos atendimentos gratuitos na área de Biomedicina (Exames em Análises Clínicas), Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia , Farmácia e Medicina.

Os cursos de Medicina Veterinária, Biologia e Gestão Ambiental também exercem papel fundamental no projeto, auxiliando e capacitando ruralistas do município. Deixamos claro que a intenção do projeto não é contribuir com o assistencialismo e sim avançar no diagnóstico de doenças, objetivando saúde e qualidade de vida.

 A cultura do sertão nordestino está intimamente ligada ao clima, como é fácil perceber, e à história de sua colonização (foi a primeira região interiorana do Brasil a ser colonizada). Devido à pressão das grandes plantações de cana-de-açúcar que se desenvolviam nas regiões mais úmidas, a criação de gado avançou pelo sertão e até hoje é uma das principais atividades da região e, embora incipiente se comparada às regiões centro-oeste e sul, caracteriza o modo ser do sertanejo nordestino.
Thumb canudos3

Saúde Canudos

Na região de Canudos Velho não há saneamento básico, rede de tratamento de esgoto e água canalizada. Não há coleta de lixo. Em visita precursora em 2011, constatamos a dificuldade em obter atendimento médico na comunidade de Canudos Velho, são longos 25km de distancia entre comunidade sertaneja e o grande centro de Canudos Novo. Não há Programa de Saúde da Família e nem sequer um posto de saúde do município. Em conversas com moradores de Canudos Velho, foi relatado o abandono e a falta de apoio aos moradores. Não há atendimento odontológico, médico e nutricional. A comunidade procura atendimento na cidade somente em situação extrema. Quando atendido ou pré-agendados para o atendimento, a população chega a esperar por quase dois meses, o que agrava a situação. Os resultados dos exames laboratoriais chegam há demorar quarenta dias.
Thumb canudos1
 
Educação em Canudos

 Segundo o Portal ODM, no município, em 1991, 41,82% das crianças de 7 a 14 anos não estavam cursando o ensino fundamental. Em 2006, o Ministério da Educação, como uma das providencias para melhorar a qualidade da educação, estabeleceu a implantação do ensino fundamental de nove anos no país. Assim, passou a ser considerada a faixa etária de 6 a 14 anos para o ensino fundamental. Em 2010, verificou-se que 15,87% destas crianças não estavam na escola. Nas últimas décadas, a frequência de jovens de 15 a 17 anos no ensino médio melhorou. Mesmo assim, em 2010, 65,90% estavam fora da escola.
Thumb img 0933

 Meio Ambiente em Canudos

 Em 1991, 32,86% dos moradores urbanos contavam com o serviço de coleta de resíduos. Em 2010, este percentual aumentou para 88,09%. Em 2010, 86,36% dos moradores urbanos tinham energia elétrica distribuída pela companhia responsável. Em 2010, não havia moradores urbanos vivendo em aglomerados subnormais (favelas e similares); Para ser considerado proprietário, o residente deve possuir documentação de acordo com as normas legais que garantem esse direito, seja ela de propriedade ou de aluguel. A proporção de moradores, em 2010, com acesso ao direito de propriedade (própria ou alugada atingiu 91,61%).

Thumb dsc 8861 editar

 ESTRUTURA DO PROJETO – Descrição do Case

 A equipe de voluntários do Projeto Canudos é constituída em sua grande maioria por alunos e professores da Universidade. As ações serão distribuídas em atividades de capacitação e infraestrutura junto à comunidade e também atendimentos na área de saúde, ações de infraestrutura com impacto na saúde e no meio ambiente, além, de ações educativas para capacitação de agentes locais. A equipe de voluntários da Universidade Metodista de São Paulo conta com alunos de diversos cursos orientados por profissionais graduados e professores. Cada equipe tem um responsável e a organização geral do projeto se responsabiliza pela logística e integração das diferentes equipes. Toda a infraestrutura de atendimentos é de responsabilidade da Universidade Metodista. Os pacientes que porventura forem atendidos não terão custo algum pelos serviços prestados pela Universidade Metodista.
Thumb 11752456 687881161318273 2740601893706731427 n
 AÇÕES

 A Universidade Metodista de São Paulo visando a continuidade e assessoria ao Projeto em Canudos, atuar anualmente no município. Todo trajeto de ida e volta de São Paulo a Canudos será feito por transporte rodoviário devido à dificuldade na arrecadação de recursos.

 ATENDIMENTOS POLICLÍNICA DE EXTENSÃO:
Metodologia do projeto - CADASTROS DA POPULAÇÃO DE CANUDOS

A ficha de cadastro contempla todas as áreas de saúde com informações relevantes. Além de dados básicos (nome, endereço, profissão e etc.) uma pesquisa sócio-demográfica e econômica complementa informações suficientes para a execução do atendimento. BIOMEDICINA - ATENDIMENTOS EM ANALISES CLÍNICAS Serão realizados hemogramas, exames de parasitológicos de fezes, testes rápido (point of care) de colesterol, triglicérides e glicose e exames de urina Tipo I para a população. A grande maioria das doenças poderia ser amenizada com ações em infraestrutura e educação (prevenção primária), principalmente saneamento básico e melhoria das condições de alimentação, assim como redução de hábitos de risco e manutenção de hábitos benéficos (manutenção da saúde). Essas observações falam a favor de ações de capacitação de agentes locais, que poderiam agir como multiplicadores de informações e ações preventivas.
Thumb 10464149 536836649756059 7603347055844009450 n


 ATENDIMENTOS MÉDICO  - O atendimento médico oferecido aos moradores de Canudos Velho será representado por alunos, preceptores e professores da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).  ODONTOLOGIA A equipe de odontologia contará com a participação de professores e/ou preceptores de estágio e alunos de diversos semestres. O foco principal é a prevenção, a equipe se responsabilizará por políticas de saúde bucal. NUTRIÇÃO e GASTRONOMIA Formaremos uma equipe com alunos do curso de nutrição e gastronomia, e professores de cada área, para o atendimento clínico feito por parte da nutrição e pelas capacitações culinárias por parte da gastronomia. A interação dos dois grupos se dará na importância do uso dos alimentos regionais e seus valores nutritivos. FISIOTERAPIA Os alunos e professores/preceptores do curso de Fisioterapia farão atendimento clínico aos moradores que se queixarem principalmente de problemas posturais além de atuarem em palestras preventivas. FARMÁCIA Os alunos e professores/preceptores do curso de Farmácia terão duas frentes de trabalho, a entrega de medicamentos e atuação laboratorial (com a Biomedicina). PSICOLOGIA Além do atendimento clínico com a supervisão dos professores/preceptores, os alunos da psicologia serão encarregados de formar grupos de moradores para a discussão de melhorias para comunidade. Serão eles (alunos) responsáveis por darem inicio as associações de moradores. EDUCAÇÃO FISICA Os alunos da Educação Física serão responsáveis pela recreação, pela montagem das “Olimpíadas de Canudos”, Danças Circulares e Ginástica Laboral. MEDICINA VETERINÁRIA Os alunos de Medicina Veterinária e seus preceptores/professores farão visitas a campo orientando o sertanejo no manejo de caprinos, bovinos e suínos. BIOLOGIA/GESTÃO AMBIENTAL/ENGENHARIA AMBIENTAL Os alunos do curso de Biologia e Gestão Ambiental serão responsáveis junto aos seus preceptores/professores pelo mapeamento ambiental do pequeno distrito além de levar alternativas de custo baixo visando o empreendedorismo, cooperativismo e associativismo.
Thumb 11742668 686713364768386 3452636022502005818 n
ATIVIDADES MULTIDISCIPLINARES RESGATE HISTÓRICO E PRESERVAÇÃO DO MUSEU DE CANUDOS VELHO. Com a viagem precursora observamos o abandono e a falta de cuidado com as relíquias da antiga Canudos. O Museu do pequeno vilarejo precisa de reformas e de catalogação dos bens que ainda sobraram daquele tempo, fato importante da nossa História. Com isso, o Projeto Canudos vem contribuindo através de capacitação as potencialidades turísticas do vilarejo.

Thumb  dsc6010
TRABALHO E GERAÇÃO DE RENDA
Capacitação aos produtores locais, com especial atenção a pequenos agricultores e pecuaristas. Incentivo ao cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e desenvolvimento sustentável.
 Oficinas de artesanato
Ensinar à comunidade as possibilidades de negócio envolvendo artesanato a partir de matérias acessíveis (tecido, papel) permitindo gerar renda através de trabalhos informais.

 Noções sobre economia solidária, empreendedorismo, cooperativismo e associativismo.
Oferecer oportunidade para geração de renda. Capacitar a comunidade para que tenha conhecimento de opções de organização social e empreendedora para que possa se organizar posteriormente.

Capacitação e construção de uma Cozinha Experimental que servirá de sede para as atividades culinárias.
Oferecer a oportunidade de uma capacitação na área culinária visando a geração de renda com o atrativo e potencial turístico que a comunidade possui.
Thumb  dsc6023


EDUCAÇÃO
Capacitação aos educadores da comunidade sobre técnicas de ensino-aprendizagem, motivação, relacionamento interpessoal, distúrbios de aprendizagem, educação inclusiva e atendimentos à portadores de necessidades especiais.

METAS DO PROJETO
Além de estabelecer a metodologia do projeto com ações divididas ano a ano, as metas e resultados esperados foram também delimitadas por cada ano de execução do projeto. Assim sendo, temos como principais resultados esperados:




Thumb  dsc6381





Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
Elementos SVG

Curta e compartilhe nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados. 2020