Projetos / Produtos

Projeto Baleias na Serra

ID da vaquinha: 1929661
Projeto Baleias na Serra
URL copiada!
2%
Arrecadado
R$ 700,00
de
Meta
R$ 30.000,00
Apoiadores
8
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

O Projeto Baleias na Serra teve origem em 2013 e é desenvolvido pelo Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem como missão promover a valorização das baleias-jubarte através da produção e disseminação do conhecimento científico, visando propor e fundamentar ações efetivas de conservação que aumentem a percepção da importância destas gigantes no planeta.

Vista do Mirante de Serra Grande (Uruçuca, Bahia)

A vida se revela para quem observa com cuidado. Do alto do Mirante de Serra Grande vemos o mar até ao horizonte, também as jangadas e os pescadores. As baleias ficam por lá, se movendo, se agitando cuidando dos seus filhotes. O mirante é nossa janela para o mundo espetacular das baleias-jubarte. 

Fêmea com filhote registrados pela nossa equipe na região de Itacaré (Bahia) no último ano durante as saídas de barco para gravar o canto das jubartes; créditos - Mariana Campelo / Projeto Baleias na Serra

As primeiras baleias-jubarte devem começar a ser observadas a partir dos próximos meses no Sudeste do Brasil, e a partir do mês de julho elas poderão ser observadas com frequência no Sul da Bahia. A desoladora situação da pandemia da COVID-19 que tem causado tristeza a milhares de famílias no nosso país desde o ano passado, também está associada a uma crise econômica que afetou negativamente o nosso projeto. Mas devido à importância de ser mantido o monitoramento das baleias-jubarte na região desde que cumpridas todas as indicações dadas pela Organização Mundial de Saúde, pretendemos fazer um esforço mínimo de trabalho para esta temporada que está se aproximando, como fizemos no último ano. Lembramos que uma grande parte do nosso trabalho é desenvolvido em terra com um número muito reduzido de pessoas, e sem implicar o contato com outras pessoas.

Equipe durante o monitoramento visual no ponto fixo no Mirante de Serra Grande (Uruçuca, Bahia)

Para conseguirmos ficar de olho e à escuta das gigantes dos oceanos este ano, dependemos de apoio financeiro voluntário para custear os dias de campo da nossa equipe no ponto fixo, e algumas saídas embarcadas para gravarmos o canto dos machos deste ano. Assim que tudo se acalmar e podermos voltar à nossa rotina, retomaremos as nossas atividades junto com as comunidades. E podem contar que manteremos vocês informados sobre a presença das baleias na nossa região. 

Coordenadora do Projeto Baleias na Serra durante o monitoramento visual

Seja um apoiador do nosso projeto, e também nos ajude a divulgar esta campanha! Se preferir entre em contato conosco através de e-mail (projetobaleiasnaserra@gmail.com) e mergulhe no magnífico mundo das baleias-jubarte.

Saiba mais sobre o Projeto Baleias na Serra no nosso site www.projetobaleiasnaserra.org e se quiser ser um patrocinador, entre em contato!

https://www.projetobaleiasnaserra.org/post/campanha-de-financiamento-coletivo-para-a-temporada-reprodutiva-de-2021

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021