Vestindo a África

ID da vaquinha: 330545
Vestindo a África
Projeto As Vestideiras
São Carlos / SP
0%
Arrecadado
R$ 0,00
de
Meta
R$ 10.000,00
Apoiadores
0
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

As Vestideiras é um projeto social interestadual sem fins lucrativos, que confecciona e arrecada vestidos para doar e ajudar meninas no mundo inteiro.

 

Objetivo: Coletar tecidos e aviamentos para confeccionar vestidos, bem como coletar vestidos novos e usados para doá-los à meninas carentes no Brasil e em países desfavorecidos.

 

Missão: Ajudar meninas do mundo todo a receberem amor e carinho através da doação de lindos vestidos, resgatando assim sua autoestima e feminilidade.

 

Valores: Doar-se ao próximo com amor, tempo e dedicação.

 

Nossa Inspiração: O projeto As Vestideiras se inspirou em uma senhora Americana chamada Lilian Weber, falecida aos 100 anos, que assumiu para si o desafio de se dedicar a costurar um vestido por dia para a associação filantrópica Little Dresses for Africa, uma instituição beneficente cristã que distribui vestidos para meninas carentes em todo o continente africano.

 

História do Projeto: A ideia inicial do projeto surgiu no ano de 2016, quando fui convidada a participar de uma ação social que foi realizada em Fevereiro de 2017 nas comunidades ribeirinhas da Amazônia. Inicialmente pensei em confeccionar vestidos para doar, mas percebi que não havia tempo hábil para realizar o que desejava; então, decidi distribuir algumas caixas em alguns estabelecimentos da cidade para arrecadar roupas infantis, brinquedos, materiais escolares, materiais de higiene pessoal e chinelos.  Para a minha surpresa após 3 meses de arrecadações havia conseguido 180 kg de doações para distribuir nas comunidades ribeirinhas da Amazônia.

Somente alguns meses após o meu retorno, ressurgiu a ideia de confeccionar vestidos para doação. Dessa vez não pensei duas vezes para colocá-la em prática, dando início às atividades em Outubro de 2017. Inicialmente tivemos muitos desafios e dificuldades, mas aos poucos o projeto foi tomando forma, crescendo e se desenvolvendo com a ajuda de voluntários. Atualmente contamos com doações de tecidos, retalhos de todos os tamanhos e aviamentos para que nossas costureiras voluntárias confeccionem vestidos. Contamos também com doações de camisas masculinas, blusas e vestidos usados que são reformados/customizados pelas costureiras voluntárias. Com as sobras de tecidos, temos uma única voluntária que confecciona naninhas; ou seja, todo o material doado é aproveitado o que promove sustentabilidade.

Até o presente momento foram arrecadados e confeccionados 1200 vestidos.  A primeira entrega de 300 vestidos e 300 calcinhas em Guiné Bissau e 300 vestidos em Angola foi realizada em Julho de 2018, através de duas instituições portadoras: África Volunteers Now e Garotas Brilhantes. No mês de Outubro de 2018 foram entregues 200 naninhas em bairros carentes na cidade de São Carlos.

 

Projeção: As crianças perdem suas roupas rapidamente pelo fato de estarem em fase de crescimento, por isso arrecadamos vestidos novos e usados assim como material para confeccionar mais vestidos nos tamanhos de 1 a 16. A intenção é que nosso número de costureiras voluntárias cresça pelo Brasil afora através de oficinas de costura, um espaço onde as mulheres possam se juntar toda semana para confeccionar os vestidos, ou caso a pessoa não tenha tempo de ir a este espaço ela possa confeccioná-los em sua própria residência para envio posterior. O projeto prioriza fazer as entregas pessoalmente às crianças desfavorecidas no Brasil e no mundo porque consideramos estas entregas pessoais uma demonstração de afeto. Este ano, no dia 14/12, faremos uma entrega no Norte de Minas Gerais (Vale do Jequitinhonha), Brasil; e em 2019 pretendemos fazer nossa primeira viajem à Guiné Bissau, África. Pretendemos em um futuro próximo incluir doações a meninos para que eles se beneficiem e elevem sua autoestima recebendo bermudas, camisetas, cuecas e bolas de futebol.

 

Filosofia do Projeto: Quando falamos em vestir uma criança, mais especificamente uma menina, o vestir deve ser entendido como forma de proteção ao corpo, a roupa nos reveste como uma segunda pele nos protegendo das condições climáticas (frio, sol, chuva, etc.) e cobrindo as partes do corpo que não exibimos em público. Por sua vez, o vestido representa a feminilidade e a beleza da mulher, é uma peça inteiriça e confortável.

Visamos também a sustentabilidade na moda, um conceito que pode ser aplicado de várias formas, desde a busca pela redução de resíduos na indústria tradicional até a adoção de práticas sustentáveis no reaproveitamento de tecidos e peças de roupas tais como camisas masculinas e blusinhas infantis que conseguimos customizar transformando-as em lindos vestidos e com os retalhos que sobram da confecção dos vestidos fazemos naninhas para que as crianças tenham um sono tranquilo.

 

Contatos:

projetoasvestideiras@outlook.com

(16) 3374-3447 / (16) 98169-3213 (Natália)

Mídias sociais:

Intagram: @projetoasvestideiras

Facebook:  https://www.facebook.com/projetoasvestideiras

 

É importante que todos saibam que o valor arrecadado será para cobrir os custos da viajem, passagem de avião, estadia (em condições simple) , alimentação, apadrinhar 1 ano de estudos para pelo menos 5 crianças. 

 

 

 

 

Confiram algumas fotos: 

 

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
Elementos SVG

Curta e compartilhe nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados. 2021