Como ajudar
Descubra
Como funciona
Festival Jaraguá é Guarani
Arte / Entretenimento
São Paulo / SP

Festival Jaraguá é Guarani

ID: 3326968
O Festival Jaraguá é Guarani oferece a oportunidade de apoio para financiamento de itens de comunicação visual, marketing e decoração do evento Festival Jaraguá é Guarani, que tem como objetivos principais: o diálogo da cidade com o territó ver tudo
Sobre
Atualizações
Quem ajudou
Vakinha Premiada
Selos recebidos
Vaquinha criada em: 06/12/2022

O Festival Jaraguá é Guarani oferece a oportunidade de apoio para financiamento de itens de comunicação visual, marketing e decoração do evento Festival Jaraguá é Guarani, que tem como objetivos principais: o diálogo da cidade com o território indígena, a valorização da cultura dos povos originários, a troca de artes, diversão e saberes entre indígenas de outras etnias, fortalecendo a luta nacional e a decolonização da arte indígena.

Através da informação, vencemos a ignorância! Cultura, empreendedorismo, audiovisual, música, artesanato, moda, artes plásticas e uma comunicação visual que conscientiza sobre a história e o futuro da cultura, existência e resistência indígena brasileira. Para o público visitante é uma experiência única de convergência cultural, principalmente, para os não indígenas. O festival conta com palco que será a estrutura para alguns dos mais conhecidos artistas originários do nosso país e será espaço para diálogo sobre a luta da terra indígena do Jaraguá SP e do movimento indígena nacional mais uma vez, através de rodas de conversas mediadas por lideranças indígenas e convidados. Pautamos: Cultura, Luta, Tendências da moda indígena, Juventude e Prevenção, Feminismo Comunitário, Saúde, Consciência, Direitos Humanos, Autogestão, Sustentabilidade, Meio Ambiente e a Preservação da Cultura Indígena Brasileira. As aldeias Guarani do Jaraguá sofrem com a proximidade da cidade à aldeia, atualmente espaços considerados rurais foram tomados pelo crescimento desordenado das cidades que acabam chegando às aldeias e conflitando com os territórios, vida e cultura. Importantíssimo salientar que o desmesurado avanço da especulação imobiliária, no contexto da T.I. Jaraguá é um gatilho que também desencadeia mudanças nas condições climáticas do Planeta, atingindo diretamente o Bioma Mata Atlântica, a T.I. Jaraguá é limítrofe ao Cinturão Verde da Mata Atlântica reconhecido pela UNESCO, e está no bioma de maior diversidade de fauna e flora extremamente importante para o equilíbrio climático. Este bioma que é protegido pelos Guarani, também sofre proeminente risco de extinção devido construção de prédios, condomínios e grandes empreendimentos.  Esses avanços imobiliários promovem embate com a comunidade que luta para proteger as matas, animais, rios e seu próprio modo de vida e cultura onde corpos, vida e território são pilares únicos. Levar essa reflexão para espaços na cidade, fora da aldeia, em um dia de convivência e troca de saberes entre os povos originários, sua ancestralidade e o público não indígena é uma contribuição com o fortalecimento dos povos indígenas, territórios e florestas. Preservar a diversidade e o Planeta é uma tarefa de todes nós! Atualmente, passamos por uma transição para um governo de escuta dos povos originários que promete a proteção das florestas, promete o revogaço das atrocidades cometidas pelo governo anterior, então vamos festejar e manter guardiãs e guardiões sempre em alerta! O Festival Jaraguá é Guarani Edição III, vem carregado das boas venturanças e da esperança de um futuro melhor, brindaremos com arte indígena, pintura corporal, M’borai, ritual Xondaro, vivências, performances, shows e um dia repleto de vida, arte e cultura.

Aguyjevete para quem luta! Mbaraeté

Tudo o que você precisa saber sobre o Vakinha
Arrecadado
R$ 2.627,00
de R$ 15.000,00
Corações Recebidos
20
Apoiadores36
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.