Como ajudar
Descubra
Como funciona
PRINCESA AKILOMBE - A PEÇA
Arte / Entretenimento
São Paulo / SP

PRINCESA AKILOMBE - A PEÇA

ID: 5312746
Olá, tudo bem? Esperamos que sim!Criamos essa campanha para levantarmos um projeto cultural maravilhoso! “Princesa Akilombe” é uma iniciativa teatral infanto-juvenil que enaltece a cultura afro-brasileira, com o objetivo de fortalecer a ide ver tudo
Sobre
Atualizações
Quem ajudou
Vakinha Premiada
Selos recebidos
Você pode ajudar via Pix usando a chave:
5312746@vakinha.com.brCopiar link
Vaquinha criada em: 23/01/2025

Olá, tudo bem? Esperamos que sim!

Criamos essa campanha para levantarmos um projeto cultural maravilhoso! “Princesa Akilombe” é uma iniciativa teatral infanto-juvenil que enaltece a cultura afro-brasileira, com o objetivo de fortalecer a identidade negra desde a infância. A ideia do espetáculo nasceu a partir das vivências de três atrizes negras (Denise Marta, Lua Ferreira e Marcela Tocantins).

A nossa proposta inicial visa a produção do projeto como contação de história: um ponta pé  para concretizar nosso sonho de tirar o espetáculo “Princesa Akilombe” do papel. 

A história:

A história acompanha a trajetória de  Akilombe, uma menina que vive com sua mãe no Jardim das Belezas, uma comunidade periférica.  Após a morte da avó, em um momento nostálgico, Akilombe conversa com a mãe sobre algumas lembranças e ganha uma caixa de memórias, onde descobre pistas sobre um quilombo onde a matriarca viveu. Em uma tentativa de se reconectar com a avó, Akilombe parte em uma jornada guiada por um Griô, seu guia espiritual, atravessando vários reinos mágicos (quilombos), representados por elementos da natureza, que revelam saberes ancestrais: a importância da proteção, resistência, preservação das manifestações e expressões corporais e culturais, a importância da convivência pacífica com a natureza, agricultura sustentável e o poder de cura das ervas. Nessa trajetória cheia de afirmações culturais, afetividade, sabedoria empírica, ancestralidade e comunidade, Akilombe se reconecta não só com sua avó, mas consigo mesma e conclui que quilombo não é apenas um espaço físico, mas um sentimento. É ancestralidade preta!

Uma pesquisa do Instituto Alana e Geledés Instituto da Mulher Negra mostra que 70% das cidades do país NÃO cumprem a Lei 10.639/03, que obriga o ensino afro-brasileiro para o combate ao racismo nas escolas. Baseado nesses dados, o projeto nasceu para reconstruir, sob o viés da valorização e humanização, a verdadeira contribuição da população negra na cultura do Brasil, reparando e enaltecendo a cultura afro-brasileira para o público infanto-juvenil. Construir uma identidade racial positiva em crianças negras desde a tenra infância é um investimento no bem-estar e no futuro deste grupo etário, ajudando-as a se tornarem adultos mais empoderados e desenvolverem uma autoestima sólida.

Nosso intuito é circular o projeto, especialmente em escolas municipais e estaduais da capital e quaisquer outros espaços que viabilizem o contato da nossa história com o público alvo. 

O que nos trouxe até aqui: “Princesa Akilombe” é um tesouro concebido com muito carinho e identidade, e agradecemos muito todo o apoio nos dado. A Vakinha existe pra que seja um primeiro respiro de esperança para e quando Akilombe criar asas para fora do papel e semear futuro . Acredite nessa história tanto quando a gente!

Assim como as árvores, que uma a uma formam uma floresta majestosa, a união é a raiz da nossa força. 

 

 

Tudo o que você precisa saber sobre o Vakinha
Você também pode contribuir via Pix usando a chave: 5312746@vakinha.com.br
Arrecadado
R$ 1.311,24
de R$ 5.000,00
Corações Recebidos
14
Apoiadores25
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.