
O Preto Básico é um grupo de comédia formado por quatro rapazes negros, criados em bairros periféricos de Salvador, cidade com maior população de pessoas pretas fora do continente africano. Até aí, tudo bem. Mas por que Preto Básico? Porque o básico do preto no Brasil é ser excelente. A gente enfrenta racismo do dia que nasce até depois do dia que morre. Pra conseguir alguma coisa, conquistas relevantes, o preto tem que ser fora da curva. Esse é nosso básico. Na comédia não pode ser diferente. A Bahia já nos deu régua e compasso, como diria nosso amado Gilberto Gil, mas chegou a hora de buscar nossas conquistas.
Desta maneira, você pode colaborar em uma destas conquistas: chegou a hora do Preto Básico desbravar as terras paulistas em uma grande turnê de seu show, mostrando o que a Bahia tem de melhor, tanto em termos de comédia quanto em representatividade. Estão previstas nessa turnê, não só apresentações comerciais, mas também shows gratuitos em colégios públicos, cumprindo nosso papel de representatividade. Todo o valor arrecadado será usado na aquisição de passagens, nas acomodações, no transporte local e alimentação pelo período de 3 meses em que os integrantes estarão totalmente imersos no processo de apresentações.
O Preto Básico traz uma proposta de comédia inovadora, ousada como o preto gosta. Uma combinação de estilos e releituras de formatos cômicos. Apesar da base da nossa comédia ser o stand-up comedy, você pode ser surpreendido por uma personagem abrindo o show e até um esquete no meio do espetáculo. Não somos militantes. Somos comediantes conscientes do nosso papel como figuras públicas, das mazelas sociais e do poder transformador e influenciador da comédia. Nossa causa é o riso, a diversão, o entretenimento. Maurício Ramos, Ivan Santos, Raoni Beta e Hamilton Júnior se unem e criam um grupo de comédia para ser referência no que faz.