Tenho 18 anos e aos 16 anos minha mãe me comprou um pc depois de eu insistir muito por um. Em 2022 eu comecei a cursar Ciências da Computação, e nesse período acabei ficando deprimido por causa do ambiente tóxico em que vivo. Minha família não acredita em saúde mental, então não tive nenhum apoio até conhecer a minha namorada (20 anos) que me incentivou a buscar tratamento.
Nessa época eu estava reprovando na faculdade pois estava muito deprimido, apesar de gostar muito do curso e sonhar em me formar um dia. Depois de comentar sobre isso, tanto a psiquiatra e minha namorada sugeriram que eu trancasse a faculdade e recomeçasse no próximo semestre, assim eu já estaria sob efeito do tratamento e conseguiria voltar aos estudos.
Então assim que saímos da consulta, eu e ela fomos até a farmácia comprar o remédio e depois até a universidade trancar o curso. Tudo deu certo e eu estava muito animado com a possibilidade de me curar e conseguir voltar a estudar, recuperando minhas esperanças em mim mesmo e no meu futuro. Assim que cheguei em casa expliquei a situação à minha mãe, que não foi muito receptiva. Ela me questionou sobre se eu realmente tinha alguma doença mental, ou se eu não era só preguiçoso e "viciado em computador". Eventualmente desisti de conversar com ela e apenas fui dormir. O que aconteceu em seguida jamais vou esquecer. Assim que eu acordei, fui até a cozinha comer e, alguns minutos depois, vi minha mãe saindo do meu quarto com meu computador nos braços. Eu, sem entender, segui ela até o pequeno pátio atrás de casa e assisti, calado e em choque, enquanto ela pegava uma marreta e marretava meu computador na minha frente. Cada peça.
Quando ela terminou, guardou a marreta e jogou os restos do computador no lixo. Disse que eu era irresponsável, que eu devia ter pedido pra ela pra "largar a faculdade", que eu estava sofrendo má influência da minha namorada e que eu não queria saber de estudar, só de jogar. Detalhes: faltavam apenas dois meses para o início do próximo semestre, eu tenho uma bolsa de 100% no curso, que consegui sozinho, e caso eu não trancasse a faculdade eu correria risco de perder essa bolsa. Sim, eu tinha explicado tudo isso pra ela.
Então no fim das contas ela quebrou meu pc na minha frente pra me dar uma lição por eu não ter pedido permissão para recomeçar um semestre em um curso que ela não paga, e por eu "não levar a faculdade a sério", apesar de a atitude dela me prejudicar 100x mais na faculdade, agora que eu não tenho computador para codar e fazer trabalhos.
Já fazem seis meses e eu estou segurando as pontas na faculdade, mas não é fácil. Estou bem melhor agora no meio do tratamento, e me sinto mais motivado. Estou conseguindo progredir mesmo sem o computador, mas algumas matérias demandam que eu desenvolva softwares como sites e programas, assim precisando de um pc, além de sentir muita falta da praticidade de ter seu próprio PC e também de poder jogar com meus amigos e minha namorada. Recentemente comecei a codar alguns projetos de jogos, coisa que sempre sonhei em fazer, mas não consigo avançar sem equipamento em casa. Por favor, o que você puder doar, eu agradeço. Só quero meu PC de volta!!