Vaquinha criada em: 22/04/2016
O sindicato que queremos: construindo uma Alternativa.
Quem somos?
O Movimento ALTERNATIVA surgiu durante a greve das(os) professoras(es)/orientadoras(es) de 2015. Ele reúne membros da antiga oposição à direção do Sinpro-DF e novos membros. Somos mulheres e homens, de diferentes idades, etnias, orientações sexuais, culturas e perspectivas políticas, mas que temos em comum o desejo de oferecer uma ALTERNATIVA à má gestão nas lutas de nossa categoria, graças à poucas ações e muitos equívocos da atual diretoria do Sinpro-DF. Nossa chapa é plural! Temos contratos temporários, professoras/es em estágio probatórios, efetivas/os, aposentadas/os e readaptadas/os. Somos uma chapa democrática.
O que queremos?
Construir uma ALTERNATIVA que resgate a dignidade e a força do Sinpro-DF, que leve a categoria a vitórias tanto nas pautas salariais, quanto nas lutas cotidianas, quanto no combate às opressões e faça o Sinpro-DF voltar a ser um sindicato que consiga ter peso na sociedade e influenciar outros sindicatos e a realidade do DF e do Brasil. Um Sinpro-DF que não tenha medo de mostrar a cara, pense grande e saiba vencer!
Como faremos?
Acreditamos na mobilização e na luta coletiva como capazes de nos trazer muitas vitórias, por isso defendemos a democratização no sindicato. Nossa união com movimentos sociais e sindicais pode dobrar qualquer governante que ouse nos atacar, retirar nossos direitos e/ou nos oprimir! Precisamos seguir os exemplos das jornadas de junho!
Para isso, temos que fazer nosso dever de casa. Primeiramente, é fundamental democratizar o Sinpro-DF! Nosso sindicato precisa voltar a ser das/dos profissionais de educação e não ser manipulado por uma burocracia que só serve para defender os interesses de governos. O Sinpro-DF precisa voltar a ouvir e respeitar a base da categoria, que está cada vez mais desmotivada depois da inabilidade da direção ao conduzir a última greve.
Em segundo lugar, precisamos renovar a cara do sindicalismo. Nós educadoras/es não suportamos mais ver um sindicalismo truculento e machista (empurra-empurra para falar em assembleias), manipulado, quadrado (atos com caminhão de som que sufoca a categoria, que espera horas em pé, faça sol ou faça chuva), queremos ouvir a base!
Por último, queremos um sindicato independente de governos e autônomo em relação a partidos, que respeite a pluralidade de ideias existente na categoria, que se posicione, mas que defenda nossa categoria contra todo e qualquer governo que ataque nossos direitos. O Sinpro-DF somos nós, a luta é nossa, e não estamos a serviço dos governos. Venha conosco!
· Independência frente aos governos e autonomia frente aos partidos políticos!
· Democratização e controle da base da categoria sobre a direção do Sinpro-DF!
· Combate a todas as formas de Opressões (machismos, racismos e lgbtfobias)!
· Negociações subordinadas à mobilização da categoria!