
Creche Lar de Emmanuel
Educação para a cidadania e transformação
A creche Lar de Emmanuel é uma associação sem fins lucrativos, localizada sede na rua Paulino Afonso nº 289 - Centro - Petrópolis - RJ. A creche é reconhecida como de utilidade pública na esfera municipal.
Há 24 anos a creche foi inaugurada, e que desde sua fundação, vem lutando para ampliar o espaço físico e aumentar significativamente o número de assistidos, já que, atualmente, temos mais de 70 crianças na fila de espera por uma vaga.
A creche Lar de Emmanuel nasceu da iniciativa 5 amigos que, muito unidos, subiam às comunidades para ajudar famílias que passavam por grandes dificuldades, doando cestas básicas, roupas e utensílios, bem como auxiliando na construção de cômodos que pudessem melhorar um pouco a qualidade de vida dessas famílias.
Durante essas visitas às comunidades, eles começaram a perceber que muitas crianças ficavam pelas ruas em situação de risco, já que os responsáveis precisavam trabalhar e não tinham com quem deixar seus filhos. Assim, surgiu a ideia de criar uma ONG para atenderem essas famílias, dando oportunidade às crianças de 6 meses a 6 anos de ficarem em um lugar seguro, com aconchego, alimentação, educação, carinho e amor.
Ao longo desses 24 anos já atendemos centenas de crianças, mantendo com muito esforço nossa creche. Nosso público, em sua maioria, vive em comunidades e precisam muito de nosso espaço, presença e assistência, pois além da ausência dos pais, muitas das vezes essas crianças são vítimas de violência física e abandono, dentro da própria família. O aconselhamento aos familiares e acompanhamento também são realizados por nós. Todo nosso trabalho é oferecido de forma gratuita e nossa maior dificuldade é ver a lista de espera de mais de 70 crianças, pela falta de funcionários e estrutura física para atender a todos.
São realizadas frequentemente reuniões, sempre buscando estreitar os vínculos com responsáveis dos assistidos. Concluiu-se que o simples encontro com os responsáveis na entrada e saída dos alunos e uma reunião mensal não eram suficientes para nos aproximar. Esta ação é extremamente importante para melhor compreensão da realidade das famílias e mais perto, podemos perceber as reais necessidades e assim construir nosso trabalho, colaborando para um melhor acolhimento e desenvolvimento de nossos pequeninos.
Nossa ONG está alterando seu estatuto, ampliando seu atendimento também às mães das crianças assistidas, visando o empoderamento das mesmas, através de sua profissionalização, valorização como mulher e reconhecimento de sua importância na sociedade e no seio familiar.
Visite nossa página e conheça ainda melhor nosso trabalho: https://www.facebook.com/CrecheLardeEmmanuel/
2 – Missão da ONG
Propiciar um desenvolvimento pleno, e promover o amor ao ser humano independente de raça, nacionalidade, religião e condição social, proporcionando oportunidade de educação, cultura e saúde, especialmente para as crianças não privilegiadas, desenvolvendo-as social, material e espiritualmente, preservando e resgatando assim as forças da infância para que nossos educandos aprendam a conhecer, a fazer, a ser e a conviver, além de contribuir para a qualidade de vida dos alunos e de suas famílias.
3 – Visão da ONG
Humanista, que mostra o respeito, a igualdade e a fraternidade. Procura a excelência nos trabalhos sócio educacionais oferecidos, através de uma gestão eficiente, moderna e norteada pela solidariedade humana.
Visa compartilhar em rede os saberes construídos.
4 – Valores
● Coragem para transformar sempre;
● Compromisso com a autoeducação e o desenvolvimento coletivo;
● Inclusão com responsabilidade;
● Reconhecimento e atuação na realidade brasileira;
● Valorização e respeito ao indivíduo em desenvolvimento.
5 - Eixo de atuação
- Atendemos crianças entre 6 meses e 6 anos, em sua maioria moradoras da comunidade Vila São José, mas, também temos crianças da 24 de maio, do Retiro, Vila Militar, comunidade Oswaldo Cruz e Mosela;
-Atendimento em período integral, educação e alimentação para bebes e crianças;
- Educação nutricional;
- Fortalecimento de vínculos familiares- Reuniões, dinâmicas e eventos que promovam a integração e o fortalecimento de vínculos com as famílias das crianças e com a comunidade;
6 – Objetivo Geral
Desenvolver indivíduos independentes, integrados e felizes, através de uma proposta que incentiva a criatividade, nutra a imaginação e conduza o aluno a um pensamento livre, autônomo e critico, além de proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.
7 – Equipe:
7.1. Direção
- Diretor Presidente – José Sidney da Silva Ligeiro
- Diretor Vice-Presidente – Lair Pedro Gall
- Diretor Secretário – Márcia Paixão
- Diretor Financeiro – Eline Cavalcanti Ramos Gall
- Diretor de Patrimônio – Paulo Vasques
- Diretora interna – Virginia Clark da Silva Ligeiro
- Diretora Pedagógica – Natasha Clark Ligeiro de Almeida
7.2. Equipe docente
- Gisele Caetano - Professora
- Maria Aparecida Cruz de Oliveira -berçarista
- Gloria Avelina da Silva Medeiros – recreadora
- Maria de Fátima da Silva Miguel - cozinheira
- Dalva Ramos – auxiliar de serviços gerais (2x por semana)
- Keila Aparecida Archanjo – auxiliar de creche
7.3. Equipe de voluntários
- Scheila Marques Barroso - nutricionista
- Ellen Rose cristo de Faria – ensino religioso
- Amanda Grandis – auxilia no berçário
- Carolina Tollstadius Armelin – auxiliar de berçário
- Mariana López - Apoio
8 - Infraestrutura
Nosso imóvel encontra-se localizado em área central da cidade, em terreno plano a beira da rua.
No prédio da frente para a rua Paulino Afonso, temos uma loja no térreo e pela Vila Cristina temos o acesso ao segundo pavimento sobre a loja, um pátio para recreação, área para estacionamento e dois acessos ao prédio da creche.
8.1. No primeiro pavimento temos:
- Uma sala para berçário,
- Uma sala para pré – escola;
- Uma sala para a turma de 2 e 3 anos;
- Uma sala para brinquedoteca;
- Uma sala para atendimento;
- Uma sala para escritório;
- Dois banheiros individuais com chuveiro,
- Dois banheiros coletivos com chuveiro,
- Copa/cozinha,
- Hall de acesso
8.2. No segundo pavimento temos:
- Dois banheiros individuais,
- Cozinha/refeitório
- Salão para recreação e para eventos.
O acesso ao segundo pavimento é feito através de rampa, com inclinação dentro da norma. A construção é de qualidade, tendo sido aprovada na Secretaria Municipal de Obras.
O imóvel é de propriedade do Lar de Emmanuel.
9. Serviços de manutenção
Iniciamos o ano de 2016 com reformas, limpeza e pintura dos espaços; aquisições e instalações de móveis, utensílios e equipamentos; manutenção elétrica e hidráulica, reparos e complementações; reposição de brinquedos e dedetização. Nesse processo de ampliação que iniciou em janeiro já fizemos:
- Uma varanda na sala dos 2º e 3º períodos com uma porta grande de vidro para arejar e iluminar a sala;
- Uma reforma na cozinha de baixo, para servir de suporte apenas para a turminha do berçário, faltando finalizar;
- Reforma no telhado;
- reforma da área de serviço e corredor de entrada;
- uma laje no pátio da frente para fazer mais duas salinhas, ainda não finalizada, está aguardando verba;
- Mudança da parte elétrica do prédio todo;
- Colocação de 10 câmeras;
- Uma laje na parte de trás da cozinha do andar de cima, para mais um pátio, tendo acesso pelo salão, ainda não finalizado. Estamos aguardando verba.
OBS: Todas as obras de ampliação e manutenção são feitas no período das férias escolares.
10. Origem dos recursos
O Lar de Emmanuel se mantém através de doações mensais dos associados (diretores), colaboração de empresários (sem valor e datas fixadas), carnes distribuídos aos membros das casas espíritas e outros interessados e também aluguel de uma loja que fica na frente da instituição. Vale ressaltar que os valores não cobrem todas as despesas, nos obrigando a fazer eventos para tentar cobrir o déficit.
Aluguel da loja R$ 1.450,00 mensais;
Recebemos a merenda escolar;
E esse ano demos início ao telemarketing, os valores arrecadados ainda são muito baixos não dando para cobrir as despesas mensais;
Valores arrecadados ao Mês
janeiro R$ 1.495,00
fevereiro R$ 1.188,00
março R$ 999,00
10.1. Eventos beneficentes
- Esse ano pretendemos realizar 4 almoços beneficentes;
- 2 bazares;
- 2 rifas.
10.2. Eventos comemorativos
Faremos esse ano:
- (17 e 18/03) Exposição – “Minha cidade é linda”,
- (março, abril e maio) passeio a pontos turísticos da cidade;
- (10/04) Evento cultural para o dia do voluntário e das boas ações;
- (14/05) Festa da família;
- (09/07) Festa Julina;
- (23/07) Festa do dia da avó;
- (22 e 23/09) Desfile e exposição da primavera;
- (12/11) Dia Cultural – Tema Consciência Negra
- (21/12) Festa de Natal e encerramento.
10.3. Planilha de despesas
Salários (valores):
Berçarista - R$ 1.004,31
Professora - R$ 1.056,82
Recriadora - R$ 857,16
Auxiliar de creche - R$ 857,16
Cozinheira - R$ 811,98
Auxiliar de serviços gerais - R$ 400,00
Fetranspor - R$ 294,00
Sindicatos - R$ 47,27
INSS - R$ 1.199,73
Outras entidades - R$ 239,85
PIS - R$ 41,37
FGTS - R$ 330,96
Tarifas bancárias - R$ 54.30
IPTU - R$ 190.58
Telefone - R$ 123,25
Luz - R$ 301,98
Água - R$ 122,87
IPTU - R$ 276,00
Gás - R$ 250,00
Total - R$ 8.859.59