
A aldeia São Francisco (Nia Ibu Isaka) fica localizada no estado do Acre, no munícipio de Feijó. São 364 km de Feijó a Rio Branco. Após a chegada ao município de Feijó, é necessário ainda percorrer um trajeto de cerca de uma hora de barco pelo rio até a aldeia da terra indígena Katukina/Kaxinawá. Na terra encontram-se 2 povos: os Shanenawa e os HuniKuin.
Nessa área do baixo Feijó, há 5 aldeias dos povos Hunikuin, sendo a aldeia São Francisco localizada na região central. Em 2009 a Aldeia foi aberta com esse nome, devido homenagem à Francisco Barbosa, responsável pela demarcação da terra indígena no passado.
Com o tempo a aldeia composta de 19 famílias foi estruturada e em 2013 foi construído um poço artesiano para abastecimento de água na comunidade, que sofria pela dificuldade de falta de água tendo que buscar em outras aldeias em barcos pelo rio.
A perfuração e estrutura do poço melhorou a qualidade de vida dos habitantes da aldeia por um certo período. No entanto, desde o mesmo ano em 2013, a aldeia sofria com o desmoronamento de terras e enchentes do rio. Em 2018, o barranco quebrou e a cheia afetou o poço artesiano e algumas casas da aldeia. Com a inundação do poço artesiano, os habitantes ficaram novamente sem abastecimento de água.
Atualmente, os Hunikuin da aldeia São Francisco utilizam a água da chuva como principal fonte de abastecimento. As mulheres da aldeia se esforçam para buscar água em outras aldeias vizinhas. Sendo as crianças as mais vulneráveis às doenças devido a atual condição da água.
A principal fonte de renda atualmente dos Hunikuin da aldeia São Francisco é através do plantio e venda de bananas no município de Feijó.
Esta vakinha tem como objetivo arrecadar fundos para a construção de um novo poço artesiano na aldeia São Francisco. Qualquer tipo de ajuda é bem-vinda e será repassada para a associação de moradores da aldeia são Francisco.
Contamos com sua ajuda! Haux Haux!!