
Criei esta Vakinha para a minha amiga, Bia, que era nível 1 e se tornou autista de nível 2 de suporte, pois está em crise, e está sozinha em João Pessoa, PB, sem rede de apoio.
Há um ano ela sobrevive pedindo ajuda para pessoas que ela mal conhece para conseguir comer diariamente. Vive numa casa sem geladeira e não consegue comprar um bujão para usar o fogãozinho de duas bocas que ganhou.
Além da alimentação, uma pessoa autista precisa de alguns itens para se regular corretamente e sair da crise:
– remédios que o SUS não cobre.
– de um bloqueador de som, pois a mente não desliga todos os sons e isso a ajuda a sair de casa.
– de uma rede de balanço (pois o movimento da rede reduz a ansiedade e a sua rasgou demais desta vez).
– de um ventilador (pois o calor demasiado gera crises).
– de uma cortina blackout (para bloquear o estímulo da luz, o escuro acalma).
Ela também precisa de algo para conseguir trabalhar pela internet: celular ou computador, os que ela tinha estão morrendo.
Ela tentou pedir o BPC, mas o defensor público não fez um bom trabalho e foi negado. Estou tentando ajudá-la a montar o caso para pedir uma revisão, se você for advogado e puder ajudar pró-bono te agradeço muito!
Nos postos de saúde não existe conhecimento sobre o autismo em adultos e as ajudas vão muito para as mães de crianças autistas. O autista não tem saúde psicológica, nem energia física para conseguir lutar pelos seus direitos, ainda mais quando tem comorbidades, ansiedade generalizada, dores nas articulações e crises aumentadas com a falta de cuidado.
Um adulto autista de nível 2 de suporte tem dificuldades enormes e a sua ajuda financeira pode transformar a vida dela, que hoje é de sobrevivência diária.
Ela pode voltar a ser uma pessoa produtiva, mas não vai sair dessa sozinha!
A SUA AJUDA É ESSENCIAL!