Vaquinha / Outros / Dinheiro

Pesquisa "Casas de Farinha"

ID da vaquinha: 72566
Pesquisa "Casas de Farinha"
URL copiada!
2%
Arrecadado
R$ 50,00
de
Meta
R$ 3.000,00
Apoiadores
2
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

Este projeto nasce da curiosidade desta pesquisadora - atriz, cenógrafa, diretora e formanda em Dança. Tem o objetivo de transformar a poética de João Guimarães Rosa em proposta coreográfica, a partir do diálogo interdisciplinar entre as linguagens: literatura, dança e teatro. Para isso escolheu-se, como ponto de partida, o conto “Substância”,  inserido no livro Primeiras Histórias.

Além da pesquisa bibliográfica, com muitas leituras já realizadas, pretendo realizar pesquisa de campo: visitar casas de farinha, entrevistar famílias envolvidas nesse fazer e pessoas que conheçam esse tipo de produção familiar; e entender seu funcionamento. Dialogar com pessoas que já viveram esse universo do fabrico da farinha. e dele sobreviveram.

Contribua com esta pesquisa; com sua colaboração poderei visitar duas Casas de Farinha: uma em Ilhéus (Bahia) e outra em Pombos perto de Caruaru (Pernambuco).

CRONOGRAMA DE VIAGEM

16.10 (DOMINGO)- São Paulo até Ilhéus 

CASA DE FARINHA DE DONA NICE E DA REGIÃO

18.10 ou 19.10 (TERÇA /QUARTA) - De ILHEUS ATÉ RECIFE / DE RECIFE ATÉ CIDADE DE POMBOS 

21.10 ou 23.10 ATÉ SÃO PAULO

Você pode acompanhar os resultados pelo: https://www.facebook.com/daliladcruz/ e entenda o que Guimarães Rosa quis dizer com: "Do ralo às gamelas; da masseira às bacias..." Conheça o cotidiano do fabrico da brancura da farinha ou do polvilho... por meio da Dança.

Encerrada
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021