Pensadores Cariocas, pela filosofia nas escolas !

ID da vaquinha: 496729
Pensadores Cariocas, pela filosofia nas escolas !
Pedro Jorge Miranda Abreu
Rio de Janeiro / RJ
Arrecadado
R$ 1.335,00
Meta
R$ 20.000,00
Apoiadores
0
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou

A sociedade do Rio de Janeiro sofre com a violência e a crescente entrada de jovens para o crime organizado. Estes jovens, um dia foram estudantes das escolas públicas. Partindo da premissa que a violência predomina onde a educação falha, a educação tem falhado no Rio de Janeiro. Tem falhado quando investe em um sistema formal, onde a vida particular, os problemas pessoais, familiares, raciais, econômicos não são reconhecidos, e os estudantes são colocados a reproduzirem conteúdos uniformes onde a sua transformação pessoal e participação social pouco ou nada importam para a sua aprovação e recebimento de diploma escolar. Em 2017 uma estudante foi morta por uma bala perdida dentro da escola na Pavuna, em 2018 um estudante foi morto por uma bala perdida a caminho de uma escola na Maré, diversos problemas como esses exemplificados fazem parte do envolto cultural e social da vida dos estudantes das escolas públicas da cidade. A justificativa do projeto é essa rachadura que existe entre a vida social dos estudantes e os conteúdos oferecidos pelos programas disciplinares. Percebemos essa falha no sistema educacional e propomos um projeto que pratique através da filosofia, do pensamento crítico, a transformação de vidas de estudantes da rede municipal e assim da sociedade.

O projeto realiza oficinas criativas de filosofia onde estudantes tem a oportunidade de questionar a si mesmo e o mundo que vivem, tendo contato com o pensamento crítico, o estudante conhecerá uma metodologia diferente, onde não se pretende ensinar um conteúdo específico, mas incentivar a busca, a dúvida, a reflexão. Aparecendo temas como o racismo na sociedade, o machismo, a pobreza, a política, realizamos oficinas com debates, vídeos, dinâmicas de grupo, voltadas para a construção coletiva de conhecimentos acerca dos temas. A intenção final das nossas oficinas não são que o estudante saia com uma resposta sobre as questões trabalhadas, mas que ele continue pensando essas questões quando sair da escola, com seus amigos, familiares, no seu cotidiano. 

Pedagogicamente o projeto pretende, em acordo com a coordenação pedagógica das escolas, utilizar espaços como o auditório para realizar as oficinas com as turmas. As oficinas são baseadas em metodologias não formais de ensino, buscando desenvolver relações de participatividade, construções coletivas de conhecimento, reflexão e debates sobre temas como : O ser humano e suas múltiplas interpretações; A sociedade, como coletivo de seres humanos, e como ela funciona; o território que estamos, o bairro, favela, como é vista pelos próprios estudantes. O projeto realizará oficinas onde estimula-se o pensamento crítico, não oferecendo necessariamente respostas, mas questionamentos que movem transformações no âmbito mental, educacional e social.

O projeto pretende alcançar escolas do Rio de Janeiro inteiro, mas por enquanto, trabalhamos na zona norte, na àrea de abrangência da sexta CRE. Pretendendo fazer um circuito passando por diversas escolas municipais dos bairros de Pavuna, Costa Barros, Anchieta. Atendendo a um público de oitavo e nono ano, trabalhamos com adolescentes de 14 a 16 anos.

As escolas que  trabalharemos são: 

EM Jornalista e Escritor Daniel Piza

EM Telêmaco Gonçalves Maia

EM Deputato Hiltom Gama 

EM Levy Miranda 

CIEP Rubens Gomens 

EM Fernando Rodrigues da Silveira 

EM Mario Piragibe 

EM Comandante Arnaldo Varela

Em uma época onde a educação se encontra atacada por forças políticas conservadoras, é preciso encontrar um espaço onde o pensamento filosófico possa atuar. Um desses espaços são as escolas públicas, onde estão as crianças e os adolescentes, futuro desse país. Se pretendemos garantir uma sociedade democrática, é preciso investir em uma educação democrática, e para isso o pensamento crítico, a reflexão livre possa acontecer. O objetivo principal dos Pensadores Cariocas é estimular o pensamento crítico e criativo nas escolas, reforçando a participação dos jovens nos processos políticos, através de uma educação de qualidade onde o estudante possa pensar a si mesmo e o mundo estimulados pela filosofia através de um método adequado a sua idade e território.

O Projeto Pensadores Cariocas funciona através de autorização legal da SME, porém, sem nenhum recurso pago pela prefeitura, temos despesas para realizar o projeto. Gastos com equipe, convidados, transporte, lanches, equipamentos, entre outros fazem parte do orçamento do projeto. É de enorme importância para toda a sociedade que acredita na transformação social através da educação colaborar com o projeto Pensadores Cariocas. É unindo forças com a sociedade que superamos nossos modos de nos organizar, nos relacionando em rede com outros projetos, organizações, pessoas que estão no mesmo caminho, o projeto Pensadores Cariocas reinventa o método educacional da filosofia e conta com sua colaboração financeira para continar levando debates e oficinas criativas e filosóficas para a periferia ! 

Apoie nossa vakinha online e divulgue !!!! 

#filosofiaviva

#pensadorescariocas

#maispensar

Obs: o vídeo apresentado se refere ao projeto Pensadores da Pavuna, realizado em 2018, é o embrião do Pensadores Cariocas, o projeto Pensadores Cariocas é o desdobramento do Pensadores da Pavuna. 

Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
Elementos SVG

Curta e compartilhe nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados. 2019