Durante um ano em nossa universidade, participamos da liga do GEAL (Grupo de Estudos do Aparelho Locomotor) e, nos plantões que frequentamos, passamos a observar a quantidade de casos de atropelamentos que chegavam ao HGG (Hospital Geral do Grajaú). A partir disso, surgiu o tema para o nosso estudo: “Epidemiologia e lesões nos acidentes de trânsito: Atropelamento de pedestres na cidade de São Paulo”, sob orientação da professora Cintia Leci, que nos deu a oportunidade de enviá-lo ao5º Congresso Mundial Anual de Ortopediaem Milão. No começo ficamos relutantes, mas decidimos tentar, mesmo sem saber o que fazer caso o trabalho fosse aceito e, para nossa surpresa, conseguimos a aprovação em pouco tempo. Neste momento nos vimos perdidos, pois não teríamos condições de ir até a Itália para apresentá-lo. Recorremos à universidade, porém sem sucesso, já que seria preciso nos inscrevermos no congresso (com o custo de U$499,00 por aluno) só para ser possível realizar o pedido de colaboração.
Como associados da AAMEDSA (Associação Amigos da Medicina de Santo Amaro - www.amigos.med.br) e por conhecermos seus ideais, resolvemos buscar, junto à associação, auxílio para comparecer ao evento. Logo no primeiro contato fomos extremamente bem acolhidos, ao contrário da burocracia com que nos deparamos na faculdade. Desde então, estamos recebendo todo o apoio da associação, que nos recebeu de braços abertos e que está possibilitando que nossa formação vá muito além da graduação.
"Meu nome é Caio Vinícius, sou aluno do 4º semestre de medicina. Aqui na Santo Amaro passei pela maior mudança da minha vida, conheci pessoas incríveis, dentre elas Amanda e Victoria, grandes amigas, as quais estão sempre ao meu lado, seja na vida ou dentro da universidade."
"Meu nome é Amanda, tenho 23 anos, sou de Birigui-SP e estou cursando o 4º semestre de medicina na Universidade de Santo Amaro. Desde criança sempre sonhei em ser médica e, com o passar do tempo, esse sonho só foi crescendo dentro de mim. Ao terminar o ensino médio na escola pública em que estudava, ingressei em um cursinho pré-vestibular, mas enfrentei muitas dificuldades, já que precisava conciliar os estudos com o trabalho. Em 2016, depois de muito esforço, consegui uma bolsa em medicina pelo PROUNI na Santo Amaro e saí da minha cidade natal para ir atrás do que sempre almejei. Desde que ingressei na universidade, fiz grandes amigos, entre eles a Victoria e o Caio. Nós sempre fazemos tudo juntos e funcionamos como um bom time, motivo pelo qual resolvemos dar início ao nosso primeiro trabalho científico."
"Meu nome é Victoria, tenho 23 anos, sou de Porto Feliz - SP. Em 2016 conquistei uma bolsa integral pelo Prouni para o curso de medicina da Universidade de Santo Amaro. Foi uma conquista indescritível, sem a qual não poderia estar ,hoje, cursando o 4º semestre. O ideal de uma formação com qualidade, fez com que eu buscasse mais conhecimento e, em uma dessas procuras, me deparei com duas pessoas de mesmo ideal, o Caio e a Amanda. Essa união de princípios e amizade resultou no trabalho em questão."