A gente tinha feito um brinquedo que consistia de uma vareta de bambo e um pedaço de tecido amarrado na ponta, e todos brincaram normalmente. Porém a Puga decidiu comer o pedaço do tecido quando a gente não estava olhando. Isso aconteceu no sábado à noite (21/04/2018)
Ela ainda estava normal até o final da tarde do dia seguinte, quando começou a vomitar bastante (e eu estava esperando que numa dessas o tecido viesse junto). Estava contando que ela fosse vomitar o objeto, mas não ocorreu. E logo ela começou a ficar abatida e sem ânimo (possivelmente devido a dores).
Notando o comportamento abatido dela, ligamos para o veterinário de manhã e pedimos orientações. Ele disse que a gente tinha que já ter levado ela no mesmo dia para evitar que o tecido tivesse decido mais a fundo no corpo dela. Ele preveu dois cenários:
-O objeto ainda estaria no estômago dela, e uma endoscopia resolveria
-O objeto já saiu do estômago dela e começou a descer pelo intestino. E então precisaria de cirurgia para remover.
Assim que saí do trabalho liguei pra uma amiga (que considero uma segunda mãe) que poderia nos ajudar a levar a gata até o veterinário (o único que oferecia os exames e equipamentos que precisariamos e que nós podíamos pagar era o de Osasco (Cães & Gatos)). Levamos ela, fizemos uma consulta e recebemos o encaminhamento para fazer um ultrassom na barriga dela.
Fizemos o ultrassom e as notícias não foram muito animadoras: o tecido (corpo estranho) não estava mais no estômago dela de acordo com o diagnóstico. Para remover, somente via processo cirurgico.
Mesmo com processo cirurgico, ela ainda estaria em risco por alguns dias, e estaria em risco até mesmo durante a cirurgia. E por conta do risco, ela deveria ser mantida internada no hospital veterinário para que pudesse ficar em observação, tomar as medicações necessárias, e se alimentar (que até o dia do retorno dela para casa, seria feita através de uma sonda no pescoço).
Esse processo todo (consulta, ultrassom, cirurgia, internação, materiais, etc) saíram por R$4.000,00. O lugar é ótimo, fomos super bem atendidos e recebidos, estamos recebendo informações a cada novo processo que é feito com o nosso pet. Não tenho o que reclamar. Porém essa é uma grana que nem eu e nem minha namorada (que mora junto comigo) temos pra pagar.
No ato de encerrar o atendimento a gente já tinha que deixar pago um valor, que apenas não incluia a cirurgia (que poderia ser paga depois, no dia do retorno caso a cirurgia fosse um sucesso). Esse valor foi mais da metade do total. Não me recordo exatamente quanto, mas assim que chegar em casa e ver, atualizo isso. Mas foi um total aproximado de R$2.800,00.
Pra nossa sorte estávamos em três. Se não a conta não fecharia. Meu cartão está no limite, minha namorada ficou sem dinheiro e a minha segunda mãe ajudou a pagar uma parte também. E ainda tem a cirurgia pra pagar, que não sei como vamos fazer. Então a quem puder, por favor, ajuda a gente a pagar a cirurgia da Puguinha :(
No momento em que estou criando essa vaquinha, ela já passou da cirurgia e está bem (de acordo com a última notícia que tive dela).