É uma obra sobre a ciência espírita, buscando a sua disseminação de forma elucidativa emoldurada pelo romance épico entre dois personagens, Tibério, o General-governante de Capela, o planeta-império, e Amossa, a princesa de Andrômeda, o planeta-ciência.
Os dois planetas orbitavam numa constelação muito além, denominada Cocheiro, distantes 3 milhões de anos-luz um do outro.
Capela havia alcançado um poderio militar inigualável, compreendendo uma sociedade de alto domínio tecnológico, que lhe permitia avançar sobre doenças e a vastidão do espaço entre conquistas por energia.
Andrômeda era um planeta próspero, cujo reinado cingia os céus com uma atmosfera de luz e música, dominando as mais avançadas técnicas de transformação da matéria.
Ao chegar em Andrômeda, o General Tibério fora recebido por Andriux, o governador, sua filha, Amossa e a comitiva planetária.
Havia 200 anos o general Tibério aguardava aquele momento. A força hiperfenion, que os permitiria chegar à Andrômeda.
Embora deixassem livres os habitantes planetários de suas conquistas, de certo modo implantavam um sistema de controle político-social, que, pouco a pouco, substituía o sistema local, e tinha a certeza de sua nova conquista.
Participando das festividades da recepção, Tibério ficara atônito quando vira Amossa, ao dançar sobre um piso parecendo gelo, deslizava com seu parceiro, em passos sublimes, e sem conseguir segurar, ao som de uma música igualmente sublime, fecha os olhos, aperta-os... mas cai uma lágrima quando a vê, simplesmente, já sozinha, em saltos que a elevavam para descer, como uma flor que cai...levitando.
Ela, num dos passos, sondando as ondas magnéticas do desespero íntimo, envia-lhe um pensamento:
- Encontre a paz, se desembarace do que te prende, pois nasceu para realizar a tarefa de propor valores, fazer civilizações, ainda há tempo! – transmite Amossa.
Tudo vem como num feixe ao pensamento de Tibério, que, levantando a cabeça e divisando com os olhos penetrantes de Amossa, quedado pela magia e leveza da dança, sentira que era ela o essencial de que sempre soube que encontraria.
Durante sete dias de festejos, Amossa encontrava-se com Tibério mostrando as maravilhas de seu planeta, porém, de uma maneira diferente. Ele deitado em seus aposentos, ela chegava-se, roupas esvoaçantes numa brisa perfumada, pousava a mão sobre o coração de Tibério, que palpitava mais que em qualquer guerra, para suavizar-se em poucos segundos daquele toque, levantar-se e sair pela janela levitando.
- Confia e use o livre-arbítrio para amar, para construir, fazer evoluir, despojar-se dos pensamentos andrajosos que atrasam nossa evolução. É o desejo do nosso Pai maior que se manifesta na lei do amor. A ciência é fruto dessa lei e está intimamente ligada. Dor e trabalho te visitarão como ingredientes de uma sabedoria divina para teu despertar. – falava Amossa docemente a Tibério, enquanto voavam em alta velocidade por vales, montanhas.
- Hoje conhecerás sobre o Fluido Vital, o agente que dá vida à matéria, sem o qual a matéria orgânica não tem vida, mas também que em si não é a vida, mas como agente, não passa de um elemento como qualquer uma que conheças. – disse Amossa, chegando a um pavilhão conhecido como Fonte Elementar, uma pirâmide de cristal que chegava a 400 metros de altura.
- E de onde vem a partícula elementar, ou matriz? – pergunta Tibério, com o olhar fixo, porém, cheio de dúvidas n´alma, enquanto perscrutava a magnitude do pavilhão.
- Ela é fonte de todas as outras que dela são derivadas e que conheces apenas em suas formas transformadas que achais serem elementos simples, estando na formação do ouro, do hidrogênio, do carbono, em todos os elementos de sua tabela periódica, como conhecida em seu planeta.
Andando pelo palácio do Governo, Tibério pensava em Amossa, nas riquezas de Andrômeda e como faria para transformar Capela num planeta-ciência, voltado para a dilatação do bem e da prosperidade nos planetas conquistados, eram muitos pensamentos, quando sentia uma brisa a envolver-lhe e a doce voz:
- Sim, meu amor, modifique a vida em Capela. – falava-lhe em pensamento.
Sete dias depois, na manhã que haveria o Komungare, a afirmação da decisão do comando de Capela por Tibério a Andriux, o esquadrão de assalto retorna com a notícia:
- Nada. Tudo sumira! As cidades...estradas, tudo. Tudo virara montanhas. Nossos equipamentos mais modernos vasculharam todo o local e nem uma fonte de vida inteligente...
- Vocês se perderam! – gritava Tibério.
O esquadrão ajoelhado, sem ninguém falar, Tibério, no entanto, sabia ser a verdade. E mais uma vez a voz enluarada chega-lhe ao pensamento:
- Toma-lhe Capela, tire-a do desastre da monotonia do progresso, modifique-a, e voltaremos a nos encontrar. Eu estarei sempre contigo.
Tibério sente-lhe, suavemente, um beijo, e coberto de coragem cristalina, modifica-se o ânimo e fala à tripulação:
- Meus amigos, até hoje a surdez de nossos feitos calaram o que nos verdadeiramente se anuncia, eis que temos um trabalho a fazer, espalhar o progresso, eis nossa nova missão!
Olhos se encheram de lágrimas, como que se libertassem de um jugo, outros guardavam sinistra inquietação. Tibério, guardando os ensinamentos de Amossa, com olhos fechados, divisava as fisionomias de cada qual que emitia os pensamentos, para olhar para os céus e pedir:
- Força Divina que estais sobre tudo, ajuda-me e guia-me nessa maior guerra!
Assim, Exilados de Capela & Andrômeda se desenvolve em 4 livros:
1o. Livro. O motivo do interesse em conquistar Andrômeda. A descrição dos personagens. Como é cada povo. A chegada de Tibério a Andrômeda e a sua recepção. Conhecendo Amossa. Experimentando uma viagem com Amossa. O regresso de Tibério.
2o. Livro. Os costumes e a vida do planeta Andrômeda e porque é um planeta ciência. Os princípios da ciência espírita.
3o. Livro. A destruição da frota estelar de Capela. O reencontro de Tibério e Amossa numa outra vida. Como Amossa deixou Andrômeda e porque ela virou uma dançarina. Porque ele virou chefe de tribo.
4o. Livro. A vida no novo planeta: a Terra. Os compromissos entre os dois. A lei do amor e a dor da renúncia.
O investimento irá para a publicação do 1o livro, e mais desenvolvimento e campanha de marketing de redes sociais do lançamento., e com cujas vendas espera-se financiar a publicação dos demais livros,