ONG Só Bebê precisa de você!

ID da vaquinha: 395922
ONG Só Bebê precisa de você!
Denise Miceli da Silva Oliveira
Porto Alegre / RS
Arrecadado
R$ 6.545,00
Meta
R$ 10.000,00
Apoiadores
0
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou

A ONG Só Bebê cuida de crianças de três meses a três anos em situação de vulnerabilidade social na Vila Cruzeiro, na Zona Sul de Porto Alegre. A ideia é tirar essas crianças da rua e ajudar os pais que precisam de um local para deixar os filhos enquanto eles trabalham. No local, que funciona como uma creche, das 8h às 17h30, os bebês recebem cuidados, alimentação e banho.

Os bebês chegam através do Serviço Social e do Conselho Tutelar. A maioria são filhos de usuárias de drogas ou que sofrem violência doméstica. Tem ainda os filhos de pais trabalhadores, que não tem condições de pagar uma creche e precisam de um lugar para as crianças ficarem durante o dia.

O espaço é simples e não conta com recursos públicos. Funciona apenas com doações e ajuda de voluntários e contribuição simbólica de alguns pais. Atualmente, 14 crianças recebem cuidados na ONG.

"Eu acredito no amor. O amor transforma vidas. As pessoas chegam aqui com as vidas destroçadas. Não é um trabalho fácil. A maioria vem de uma invasão onde não tem água, então, não tem o que cobrar dessa mãe. Por que ela vai dar um banho onde? Então, a gente acaba fazendo todo esse trabalho aqui", palavras da pedagoga e reponsável pelo projeto, Denise Miceli.

A rotina começa cedo. Às 5h da manhã, os voluntários se preparam para receber os bebês. A partir das 8h, os pequenos começam a chegar.

A ONG, que existe há 10 anos, acaba de se mudar para uma nova casa. É a terceira em 10 anos. "Como o projeto fica dentro de uma casa de aluguel, a gente vai para o espaço, adequa todo ele, reforma as salas. Faz tudo dentro da lei, só que aí o aluguel aumenta, e não tem como ficar. A gente procura outro espaço para adequar de novo e recomeçar tudo outra vez. O importante é que a gente não desista e que o projeto não acabe", diz a pedagoga.

O atendimento foca nas famílias mais pobres. Algumas crianças são filhas de catadores de lixo e, se não estivessem na ONG, teriam que acompanhar os pais pelas ruas da cidade.

"Para mim foi uma benção a creche, e as tias são muito carinhosas. Ela [filha], pelo jeito, está se acostumando", conta Silvana da Silveira, que está desempregada e é mãe de uma menina de três meses. "Ela está em fase de adaptação ainda. Como ela tem problema para comer e mama no peito, às vezes a gente tem, às vezes não tem. A maioria das vezes ela se alimenta aqui da creche."

"Eles têm paz aqui, têm alimentação, têm carinho, eles têm acesso à saúde, a cuidados. É muito comum um voluntário chegar aqui para deixar uma doação e um bebê se agarrar no pescoço e não largar mais. Então, a gente vive situações aqui muito emocionantes. Das pessoas saírem chorando dizendo 'eu ganhei meu dia! Estava tão preocupado com uma conta que eu tinha que pagar. Estava tão preocupado com uma situação pessoal'", conta Denise.

 

DOAÇÕES

A ONG funciona apenas com recursos e trabalho de voluntários e aceita todo tipo de doação, inclusive tem um projeto de apadrinhamento dessas crianças. Os doadores podem colaborar com os custos em alimentação, roupas e higiene dos bebês ou ainda ajudar com o aluguel. Para saber como ser um padrinho, é só acessar a página no Facebook: ONG Só Bebê.

 

DOE TAMBÉM ATRAVÉS DA CONTA:

BANRISUL

Agência: 0624

Conta Corrente: 0602765208

 

ENDEREÇO E CONTATO DA ONG SÓ BEBÊ

Rua Dr. Campos Velho, 1142, Bairro Cristal, Porto Alegre - RS

Loteamento Waldemar Gonçalves Pires, acesso Rua Aurora, casa nº 75.

 

(51) 3266-2518 

Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
Elementos SVG

Curta e compartilhe nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados. 2019