☆ OFICINA CABARÉ ☆
É uma oficina de Teat(r)o que investiga a linguagem artística do Cabaré em suas multi potencialidades: o teatro, a performance, o corpo, a dança, a musicalidade, o figurino, a produção y a cena. Alinhados com a perspectiva ética, poética y política do cabaré, firmando bases para uma cena contemporânea cada vez mais em evidência. A oficina é composta por alunes formades ou ainda em formação, pela Escola de Teatro da UNIRIO, que participam ou já participaram do protejo de pesquisa, ensino y extensão, Cabaré Incoerente, sob orientação, direção y coordenação da Profª. Drª. Christina Streva. Afim de buscar novos públicos, ampliar o contato com essa rede de artistas que fazem Cabaré no Rio de Janeiro y no Brasil, expandir o conhecimento sobre essa arte tão fascinante y transformadora, a OFICINA CABARÉ fará sua estreia na primeira semana de Abril, na Rocinha.
A oficina se dará de modo teórico-prático, onde iremos abordar as origens históricas do cabaré na Europa y sua chegada ao Brasil, assim como sua génese teatral, suas raízes da comédia popular, a música, a dança até o nascimento da performance propriamente dita. Cada dia de oficina será separado por temas com o foco total na prática, sobretudo do corpo em movimento, em estado de jogo, de brincadeira e de efervescência. A ideia é que consigamos produzir um Sarau de Cabaré em algum estabelecimento bar na própria Rocinha e após, se os bons ventos soprarem, conseguir circular com outras edições por mais regiões da Cidade.
Serão 06 dias de oficina, do dia 01/04 (segunda-feira) ao dia 06/04 (sábado), de 19h às 21h, na Biblioteca Parque da Rocinha - Estrada da Gávea, 454, Rocinha. A oficina é 100% gratuita para moradores da Rocinha e conta com a contribuição consciente para àqueles que vierem de fora. A OFICINA CABARÉ, é um projeto que não conta com qualquer ajuda de edital ou patrocínio neste momento, apenas o local para a realização da mesma, na condição de gratuidade para os moradores. A contribuição servirá para bancar os custos com as passagens dos oficineiros, alimentação y questões de produção da própria oficina.
O pix poderá ser feito para uma conta Pic Pay do projeto
João Vitor Linhares
(Idealizadore do projeto)