
Erga com a gente a Oca Moã – um templo vivo de cura, ancestralidade, resgate e resistência indigena juremeira no sertão da Bahia
Olá, irmandade!
Eu sou Abaetê, indígena do povo Kaimbé, do sertão da Caatinga, no norte da Bahia, Brasil. Sou dirigente, feitor de medicinas e guardião deste espaço sagrado aprendiz da espiritualidade originária. Nosso povo sofreu – e ainda sofre – com o apagamento histórico, fruto da colonização, do catolicismo imposto e de tantas outras ameaças silenciosas que fragmentaram nossa ancestralidade. Mas seguimos lutando com resistência e paciência, realizando iniciativas que promovem o resgate dos nossos valores, da nossa espiritualidade e identidade originária.
O Recanto da Luz Nativa é fruto desse movimento. Uma iniciativa indígena, nascida do sonho ancestral de reerguer práticas da espiritualidade tradicionais e originária, rituais e saberes do povo Kaimbé.
Um espaço onde a espiritualidade nativa floresce mesmo após séculos de tentativa de apagamento.
Apesar da maioria da comunidade hoje ser católica, na intimidade de muitas famílias ainda pulsa o culto aos espíritos encantados, à Jurema Sagrada e ao ritual do Toré que se mantém de pé. Essa espiritualidade vive na memória e no sangue é a força da ancestralidade.
O Recanto é uma ponto um espaço um sonho que nos une a essas forças. É o terreiro de Jurema, é uma casa de rezo, retiros e reconexão com a Terra, com os encantados e com os espíritos da mata e as forças da natureza. Aqui realizamos rituais, tratamentos, plantio de medicinas, reflorestamento árvores nativas e Frutíferas e vivências de cura, arte e encantamento.
O Recanto é também casa de cultura indígena viva, aberta à comunidade local e à irmandade espiritual de regiões vizinhas e distantes.
Agora, chegou o momento de erguer a Oca Moã – nosso salão cerimonial, espaço ritualístico de vivências e rezos – e construir dois banheiros ecológicos, que acolham a todos com dignidade e respeito à natureza. Também pretendemos instalar internet para facilitar a comunicação e expandir a força do Recanto para além do sertão.
A Oca Moã será um círculo sagrado com oito pontas, feito com técnicas tradicionais: paredes de barro e pau-a-pique, cobertura de telhas e estrutura de eucalipto tratado – uma escolha consciente, para não explorar ainda mais a já fragilizada e explorada Caatinga.
Este chamado é para todos que sentem o chamado da Terra por um novo tempo, para aqueles que honram os ancestrais e desejam apoiar a reconstrução de uma história que resiste ao tempo.
Como será usado o valor arrecadado:
• Construção da Oca Moã com aprox 15 metros de diâmetro (estrutura, cobertura, iluminação, materiais)
• Instalação de 2 banheiros ecológicos (fossa, caixa d’água, estrutura e cobertura)
• Mão de obra local, ferramentas e transporte de materiais
• Instalação da internet
Como você pode nos ajudar:
• Contribuindo com qualquer valor
• Compartilhando esta campanha com sua rede
• Se conectando ao Recanto da Luz Nativa, acompanhando os próximos passos e, quem sabe, participando presencialmente
Toda ajuda é bem-vinda. Juntos, podemos erguer um templo vivo de rezos, memórias e curas para todos que aqui chegarem – agora e nas próximas gerações.
"Faça parte dessa história. Seja um instrumento de esperança."
Você deseja conhecer mais, acesse nosso Instagram @recantodaluznativakaimbe @abatekaimbe faça o contato comigo será um honrar compartilhar.