
O teatro é a voz de um povo: expressão viva de sua memória, crítica e imaginação. No Brasil, a produção independente enfrenta a escassez de políticas públicas de fomento e vive pela força da sua própria resistência cultural.
É nesse cenário que o Núcleo de Teatro Orbivagante convida você a colaborar para levar ao palco, em São Paulo, o espetáculo LoKona • livremente inspirado na obra Elogio da Loucura, de Erasmo de Rotterdam. Queremos dividir essa cena transformadora com o público da capital, reconhecida como um dos grandes polos de teatro do país.
Depois de estrear em 2024, em Registro-SP, e conquistar o primeiro lugar na lista de suplentes do Edital TUSP de Circulação, nossa montagem ainda não pôde ser vista em São Paulo. Esta campanha nasce do desejo de enfrentar a falta de apoio institucional e reafirmar o valor do teatro independente.
Sua contribuição será essencial para bancar cenários, figurinos, deslocamento e toda a logística que o projeto exige. Com ela, transformamos recursos em espetáculo, ideias em diálogo e silêncio em voz: juntos, mantemos a arte pulsando.
Com o valor arrecadado, vamos disponibilizar 40 convites para os alunos da rede pública de ensino e/ou estudantes das Artes Cênicas de baixa renda.
O Núcleo Orbivagante de Teatro é dirigido por Dino Bernardi, artista multifacetado — dramaturgo, diretor, cenógrafo e figurinista — com indicações ao Prêmio Shell e outras menções de destaque no circuito teatral.
No elenco, contamos com os talentos de Fernando Aveiro e Karina Giannecchini, Eduardo Akiyama na dramaturgia, Michel Mika Masson no desenho de luz, além da participação especial de um músico convidado, compondo uma equipe dedicada a provocar reflexões sobre nosso tempo.
Sinopse LoKona coloca a Loucura como protagonista e comunicóloga: convidada para um talk-show, ela, personificada numa mulher, propõe um encontro de linguagens para discutir tecnologia, velocidade da informação e o ritmo alucinante da vida moderna.
Ao apoiar este projeto, você fortalece a cultura e reafirma que o teatro, mesmo diante de desafios, continua vivo. Você é o fomento!