
“Sertão é onde manda quem é forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado" - (Grande sertão: veredas). Caro leitor, começamos esse texto com um fragmento do GSV porque, além da Exposição Fotográfica beber da fonte do Romance de Rosa, a própria frase resume a essência da exposição: as pessoas fortes que fazem o sertão ser Sertão (com inicial maiúscula) e de forma mais precisa, a força que tem o vale do Jequitinhonha.
Provavelmente você deve ter observado que o cartaz da exposição data do ano passado. Pois é, infelizmente não conseguimos ir por falta de recursos e é por esse mesmo motivo que decidirmos reabrir a vaquinha.
Somos Lucas e Wágner. Um estudante de Letras na UFVJM, outro é Fotógrafo. Durante a pandemia, em 2020, começamos a desenvolver pesquisas sobre o Grande sertão: veredas e o resultado foi acervo compilado em “Travessias do Sertão”, uma exposição fotográfica que apresenta o Sertão tal como ele é: vivo e cheio de pessoas diferentes.
Apesar de todas as dificuldades, continuamos acreditando piamente na Arte como fator que humaniza o cidadão. É por esse motivo que voltamos a sonhar. Vamos levar o sertão de Rosa (e de todos nós) à Europa!
Sua contribuição é bem-vinda e fará muita diferença nessa nossa travessia!
Agradecemos!