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Arte / Entretenimento

O Diabo em Mrs. Davis - Circulação

ID: 2819656
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
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Vaquinha criada em: 29/04/2022

“Eu tenho os vinte dedos podres para homem, se eu gostei, podem estar certos de que é um patife.”

“Eu estava doida por uma discussão violenta, onde voassem penas e perucas.”

Bette Davis

 

Aloisio de Abreu dirige Andrea Dantas em

“O Diabo Em Mrs. Davis” 

de Jau Sant’Angelo 

 

Marcando os 30 anos da morte da atriz Bette Davis (1908-1989) e os 40 anos de carreira de Andrea Dantas, a peça éum solo inspirado nos One Woman Shows, ou palestras, realizados por Davisnos anos 1980, quando afastada do cinema.

 

Eternizada na memória do público em filmes como “A Malvada” e “O Que Terá Acontecido a Baby Jane”, a atriz, vencedora de dois Oscars e indicada onze vezes,é aqui retratada emseu lado menos conhecido, uma Bette Davis humanizada, que revisita com olhar crítico e fina ironia a sua história.

Para comemorar seus 40 anos de carreira, a atriz Andrea Dantas, recentemente vista na peça “As Crianças” (direção de Rodrigo Portella) e na novela “Espelho da Vida” (TV Globo), escolheu falar também sobre uma atriz, uma das maiores de todos os tempos: Bette Davis. Neste ano de 2019, também, se completam 30 anos de sua morte.

 

O texto de Jau Sant’Angelo, que convidou Andrea Dantas para o projeto,parte de uma minuciosa pesquisa sobre a série de palestras realizada por Bette Davis entre 1985 e 1986, quando, afastada do cinema, aceitou falar ao público numa espécie de One Woman Show – palestras que lotaramtodos osteatrospor onde passaram.

 

Para além da mulher de temperamento irascível, ou arrogante, como se costumava definir a atriz, o espetáculo revela um lado menos conhecido pelo público, uma Bette Davis humanizada, que revisita com olhar crítico e fina ironia a sua história. O humor está sempre presente, através da verve e da mordacidade que fazem parte de sua lenda.

 

A atriz, vencedora de dois Oscars(“Jezebel” e “Perigosa”) e indicada a outros nove, se diferenciava por preferir as personagens antagonistas, vilãs, em detrimento das heroínas tão disputadas pelas suas colegas de profissão. Dando vida a estas personalidades de empatia nada óbvia, brilhou de maneira única entre suas contemporâneas. Suas escolhas profissionais, somadas ao comportamento pouco amigável nos sets e estúdios, acabaram por sedimentar a imagem da artistacomo uma mulher difícil e até mesmo temida.Mas, ainda assim, adorada e até hoje considerada uma das maiores atrizes de todos os tempos. 

 

SINOPSE

 

Bette Davis (Andrea Dantas), numa espécie de One Woman Show, compartilha com o público episódios de sua história pessoal - amores, família, fracassos e sucessos, bastidores da carreira e sua visão da profissão de atriz. 

 

PÉROLAS DE MRS. DAVIS

 

“Eu  tenho os vinte dedos podres para homem, se eu gostei, podem estar certos de que é um patife.”

 

“Era gorda como uma vaca, parecia uma Brastemp com as duas portas abertas.”(sobre a produtora Laura Crews)

 

“Deu-me muitos conselhos naquele dia. Alguns não pude seguir e os outros usei contra ele quando começou nossa briga.” (sobre Jack Warner)

 

“Você precisa ter muito cuidado, pois o sucesso é muito mais perigoso e corruptor que o fracasso. Eu não tive tempo de perceber isso e quando vi, já tinha me transformado numa pessoa insuportável.”

 

“Não valia seu peso em merda, além de ter dormido com Hollywood inteira... Exceto Lassie… E King Kong… E talvez RinTin-Tin.” (sobre Joan Crawford)

 

“Quando um ator interpreta uma cena exatamente da forma como o diretor manda, isso não é atuar. É seguir instruções.”

 

“Warner ficou exultante com a oportunidade de cancelar meu contrato. E eu tomei uma garrafa de uísque e fiquei ótima.”

 

“Eu estava doida por uma discussão violenta, onde voassem palavras e perucas.”(sobre Joan Crawford)

 

“Alguém disse, certa vez, que preferia enfrentar um leão cara a cara do que dividir uma cena comigo.Não os culpo. Eu também me sinto assim comigo.Porém hoje eu não mordo mais, só rosno. O diretor de “O Aniversário”, por exemplo, saiu um dia do set de maca. Nunca na minha longa carreira tinha visto aquilo. Já vi diretores saírem do set de helicóptero, limusine, taxi...  Agora, de maca, foi a primeira vez.”

 

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