Como ajudar
Descubra
Como funciona
 o Arco-íris do desejo
Vaquinha / Outros / Dinheiro

o Arco-íris do desejo

ID: 106402
Oi, me chamo Izis. Quem conhece um pouco de minha história é possível que já tenha me ouvido contar do meu interesse pelo comportamento humano, como ele se organiza e como os sujeitos se relacionam consigo mesmo e com os outros, os fator ver tudo
Sobre
Atualizações
Quem ajudou
Vakinha Premiada
Selos recebidos
Vaquinha criada em: 27/12/2016

Oi, me chamo Izis. Quem conhece um pouco de minha história é possível que já tenha me ouvido contar do meu interesse pelo comportamento humano, como ele se organiza e como os sujeitos se relacionam consigo mesmo e com os outros, os fatores que orientam seus comportamentos, o grau de liberdade que cada sujeito dispõe enquanto construtor de sua própria vida, bem como o peso da realidade social na organização das vivencias pessoais e sociais.

Na minha época do vestibulanda (há alguns  anos atrás, rs) sonhei em cursar psicologia, mas não pude materializar esse desejo pois à época não havia o curso na cidade em que morava e minha família não tinha recursos para que eu pudesse estudar fora.

Como não pude fazer o curso que idealizei, adaptei meu sonho a realidade possível: Me graduei numa licenciatura plena em História e me dediquei ao teatro, duas áreas do conhecimento que combinadas em minha formação me orientaram a pensar não apenas o comportamento humano, mas principalmente as relações, como elas se organizam e são orientadas no tempo e no espaço; refletindo sobre as rupturas, durações e continuidades das organizações sociais ao longo dos tempos.

Em 2016, num processo de aprofundamento no método teatral sistematizado pelo Augusto Boal, tive a oportunidade de experimentar rapidamente o “Arco-íris do desejo”, técnica mais introspectivas do Teatro do Oprimido que busca trazer a cena os opressores internalizados na Pessoa - Personagem - Personalidade e, que seguem repercutindo ideologias, costumes e verdades, na vida cotidiana de quem os hospeda.

Neste sentido, a técnica trabalha com histórias que envolvem questões como a incomunicabilidade; a dificuldade de executar o decidido, a falta de compreensão do próprio desejo frente a determinada situação ou a imprecisão do comportamento pessoal.

O “Arco-íris do desejo” não é terapia, mas proporciona uma atmosfera adequada para a análise coletiva de opressões internalizadas, suas consequências práticas e as possíveis estratégias de enfrentamento dessas opressões.

Com a compreensão de que as opressões internalizadas tiveram e guardam íntima relação com a vida social, a proposta do “Arco-íris do desejo” é experimentar caminhos estéticos que levem aos contextos sociais que teriam provocado essas opressões subjetivas, para a partir daí, compreender suas implicações na vida objetiva e ensaiar alternativas de superação.  

Quando tomei conhecimento da existência de curingas multiplicadores dessa técnica, meu coração muito se alegrou com a possibilidade de articular minhas áreas de interesse e atuação numa técnica que relaciona conscientemente teatro, processos terapêuticos e analise social. Senti como a possibilidade de sanar o revés de não ter cursado o curso que inicialmente desejei, e que a época me parecia o melhor caminho para aplicar minhas habilidades.

Descobri que existem poucos multiplicadores do “Arco-íris do desejo”, e descobri também que agora em janeiro ocorrerá uma imersão facilitada por dois curingas conhecedores do método e que tiveram a oportunidade de trabalhar com o próprio Augusto Boal enquanto este esteve vivo.

Desejo muito participar desta vivencia, incorporar a técnica e facilitar processos teatrais e de autoconhecimento, a partir dela. A única barreira, mais uma vez é a financeira. Calculo que terei um gasto total de 2.000 reais para participar da vivencia.  Dinheiro que não tenho como dispor num prazo tão curto, visto que a vivencia tem início já no dia 27/01/2017, foi aí que uma amiga (a Gabi) me deu a ideia de realizar essa vaquinha online, disse pra eu contar a minha história que certamente sensibilizaria outras pessoas a colaborar com esse processo de formação.

Ao retornar do curso, pretendo ministrar uma oficina piloto partilhando os saberes incorporados durante a vivencia. E por hora é isso, está lançado o convite para essa corrente de contribuição. Constatei que se 100 pessoas contribuírem com 20 reais, ou 40 pessoas contribuírem com 50 reais, ou 20 pessoas contribuírem com 100 reais, ou 10 pessoas contribuírem com 200 reais, ou 8 pessoas contribuírem com 250 reais, ou 4 pessoas contribuírem com 500 reais, ...,  consigo arrecadar o dinheiro necessário para participar desta atividade formativa e somar forças na luta contra as opressões externas e internalizadas que castram o desenvolvimento dos sujeitos.

Então é isso, se de repente você pensou em dar um bom presente neste período de renascimentos, colaborar com o processo formativo de alguém, ou mesmo tem interesse em saber mais sobre o “Arco-íris do desejo” e sobre o Teatro do Oprimido esse é o momento e a oportunidade. Além de tudo isso, lhe serei grata, muitíssimo grata. J         

Colabore e divulgue.

Serviço:

  • O que? Imersão em Teatro do Oprimido - Arco-íris do desejo , com os Curingas Helen Sarapeck e Flavio Sanctum
  • Quando? 27, 28 e 29 de janeiro de 2017
  • Onde? Aldeia Casa Viva - No Km 4,5 da Estrada TEREFRI - RJ 130 - Albuquerque -Teresópolis – RJ. 25976-525

Breve currículo do Vakeiro

Izis Guimarães Mueller: Pesquisadora, educadora e artista cênica, Izis, assume uma perspectiva otimista em relação a condição humana e defende o papel da educação e das artes na construção de uma sociedade mais justa e na formação de sujeitos conscientes de si e das teias de relações em que estão imersos.

A curiosidade em compreender o movimento do comportamento humano e das relações sociais fez com que Izis desenvolvesse de modo paralelo seus estudos em História e sua prática na área teatral. Além da formação acadêmica, e atuação como professora, participou de diversos cursos de qualificação na área das artes cênicas, atuando e colaborando com diversos grupos de teatro em Vitória da Conquista e região. Atualmente integra o grupo Olaria de Artes Integradas Performativas e de Pesquisa e oferece oficinas de teatro para jovens em conflito com a lei atendidos pelo programa Novo Olhar.

 

​ 

Tudo o que você precisa saber sobre o Vakinha
Arrecadado
R$ 300,00
de R$ 2.000,00
Dê o primeiro coração
Comprar
Apoiadores3
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.