Quem somos
O Núcleo de Arte Prof. Albert, situado no bairro da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil, é uma das unidades educacionais que integram o Programa de Extensão Educacional desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Desde 1992, quando foi iniciado o projeto piloto para sua implementação numa escola municipal, alguns outros Núcleos de Arte foram criados na cidade. Em 1996, o primeiro Núcleo de Arte mudou de endereço, passando a chamar-se Núcleo de Arte Prof. Albert Einstein.
Sendo um programa de extensão pedagógica implica em atividades optativas (o que difere das Unidades Escolares), oferecidas em ambos os turnos para que os alunos frequentem no horário contrário ao das aulas da grade escolar tradicional. Neste espaço, os alunos da Rede Municipal de Educação têm a possibilidade de desenvolver e ampliar seus potenciais artísticos intrínsecos, através de diversas disciplinas ministradas por professores concursados nas áreas de arte-educação: Arte Literária, Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Vídeo. Curiosidade, influência dos colegas, vivências na escola que se ampliam num universo de estímulos para o conhecimento de conceitos e história, unindo teoria e prática artística em aulas ministradas em sistema de oficina.
O Projeto de Prática de Montagem Teatral desenvolvido pelo Prof. Rodrigo Rangel
Trabalhando há 20 anos no Núcleo de Arte Prof. Albert Einstein, o Prof. Rodrigo, Mestre em Ciência da Arte pela UFF – Universidade Federal Fluminense e ganhador do prêmio “Medalha Carioca de Educação – 2018”, desenvolve uma metodologia de trabalho estruturada na pesquisa e estudo de grandes textos da dramaturgia mundial, havendo uma adaptação dramatúrgica das obras escolhidas, seguida do ensaio dos alunos-atores (com o aprimoramento da técnica de interpretação) e produção de cenários e figurinos, adereços e até eventuais efeitos audiovisuais (com integração do trabalho com professores e alunos das diversas linguagens artísticas – Artes Visuais, Música, Vídeo...). Finalmente, com o espetáculo pronto, divulga-se a temporada com encenações semanais, quando, estudantes e professores da Rede Municipal de Educação (e, também, da Rede Particular), podem vir ao Núcleo para assistirem à peça, constituindo, assim, a prática da formação de plateia que, após as apresentações, tem a oportunidade de conversar com os alunos e professores envolvidos na produção. Periodicamente são agendadas apresentações à noite ou final de semana para que os pais e familiares destes alunos também usufruam desta oportunidade.
A experimentação de todo este processo, com certeza, interfere de forma positiva na formação destes alunos, crianças e jovens cidadãos, como sujeitos criativos, seguros, articulados, bem adaptados ás atividades em grupo e, até, como consumidores de cultura em suas vidas adultas. Afinal, como descreve a arte-pedagoga Ana Mae Barbosa em seu livro “A imagem e o ensino da arte”: (...) ”Arte não é apenas básico, mas fundamental na educação de um país que se desenvolve”.
Prática de Montagem “O Amor de Pedro e Inês”
Portugal está em nosso imaginário como país dos navegadores, pátria de Luís de Camões e Fernando Pessoa, que nos contaram sobre a aventura de descobrir o mundo, vencer o medo, passar além da dor, salgar o mar com lágrimas, porque navegar é preciso; viver não é preciso...
O Rio de Janeiro, Brasil, pátria de Machado de Assis e Tom Jobim, está em nossa vivência atual, como a Cidade Maravilhosa encoberta por uma névoa de guerras. Batalhas pelo poder: lícito ou ilícito. Traições, paixões, a luta diária para vencer o medo, driblar os tiros, passar além da dor, regar as matas com lágrimas, porque viver é preciso!
Século 14. Um grande amor, daqueles que se transformam em histórias inesquecíveis... Num desses casamentos planejados em mesas de negociação político-militar, os destinos de Dom Pedro, filho do Rei Afonso IV, D. Constança e Inês Pires de Castro se cruzaram. Os dois primeiros, príncipe e princesa, os noivos; Inês, filha ilegítima de um nobre português, uma das damas, que acompanhava o séquito da princesa e por quem Pedro de apaixona e é correspondido.
Século 21. Numa escola da Cidade do Rio de Janeiro, um grupo de jovens alunos dribla balas perdidas porque precisa driblar o destino que outros lhes apontam. Junto com o professor de teatro, ensaiam uma peça. Ensaios para a vida...
Uma história de amor mais forte do que as conveniências, contrária à razão, que rasgou as fronteiras do tempo e do espaço, revelando o mito.
O Amor à Arte e à Educação - espaço da transformação: transformar-se para transformar o mundo.
Com inspiração no livro “Pedro e Inês”, da escritora brasileira Helena Gomes, e os constates conflitos urbanos recentes no Rio de Janeiro, o Professor e Diretor Rodrigo Rangel criou o texto dramatúrgico que orienta esta montagem.
Tendo sua estreia para o público ocorrido no dia 19 de outubro de 2018, o espetáculo “O Amor de Pedro e Inês” iniciou sua temporada no projeto “Quintas e Sextas Espetaculares”, que perdurará por todo 2019, trazendo alunos da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, suas famílias, professores, funcionários e comunidade, algumas pessoas que assistirão, gratuitamente, a uma peça teatral pela primeira vez em suas vidas...
A história que intitula este espetáculo, a princípio pouco conhecida pelo público alvo, tornou-se de extremo interesse para os alunos envolvidos diretamente na montagem, os demais alunos do Núcleo de Arte que, durante todo o processo de ensaio tiveram sua curiosidade atiçada por citações e tem se estendido para todos que assistem e emocionam-se com a peça teatral.
O Núcleo de Arte Prof. Albert Einstein convida para o espetáculo
“O Amor de Pedro e Inês”
Texto e Direção: Prof. Rodrigo Rangel
Assist. de Direção e Vídeo: Prof. Diego Braga e alunos das Oficinas de Vídeo
Design Gráfico e Figurino: Profa. Carol Bianque e alunos das Oficinas de Artes Visuais
Cenário: Prof. Da Penha e alunos das Oficinas de Artes Visuais
Núcleo de Arte Prof. Albert Einstein
Coordenação: Érika Thebbaldi & Maria Teresa Dias