No último final de semana, alunos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) conquistaram o vice-campeonato na etapa nacional da Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition e garantiram o direito de representar a Bahia e o Brasil na competição mais antiga e prestigiosa de corte simulada do mundo, que ocorrerá em Washington, D.C.
As rodadas nacionais da competição foram realizadas em Brasília, no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), onde 14 equipes de diversas universidades brasileiras competiram para definir as três que representarão o país na fase internacional. Entre as instituições participantes estavam USP, UFMG, Mackenzie e Faculdade Baiana de Direito e Gestão.
Agora, a equipe da UFBA se prepara para competir com 138 equipes de mais de 90 países, em um evento que reúne algumas das melhores universidades do mundo e proporciona visibilidade internacional tanto para a UFBA quanto para o ensino jurídico da Bahia. A participação na Jessup, além de ser um grande reconhecimento acadêmico, reforça a excelência dos estudantes da universidade e sua capacidade de atuar em alto nível no cenário global.
Para viabilizar essa participação, os estudantes estão em busca de patrocínios e apoios financeiros de escritórios de advocacia, empresas e lideranças baianas.