
“A alma de um povo é sua história.”
Africanos foram trazidos a força para o Brasil para trabalharem em regime de escravidão no Pará. Entraram em contato com os indígenas de região e aprenderam a cultivar a mandioca e transforma-lo em seus produtos para a sua subsistência. Assim como a confecção dos materiais indígenas para a transformação dessa raiz.
A interação dessas culturas transformou-se no gênese da identidade cultural e social dos nossos comunitários quilombolas na seara de mandiocultura.
Ao longo dos anos, muitos materiais foram sendo substituídos e fatos históricos foram se perdendo. Diante disso, idealizar o projeto do museu da mandioca com o objetivo de registrar e preservar a história dessa cultura agrícola que concorreu para a própria criação do município de Santa Izabel do Pará.
Por isso contamos com o seu apoio para a realização desse projeto que dividi-se em duas fases:
1°. Construção do espaço físico;
2°. Financiamento de pesquisa e obtenção de materiais histórico e artesanais.