Museu Comunitário Engenho do Sertão:
Bombinhas tem uma das praias mais lindas de Santa Catarina, com águas transparentes, vezes com tonalidades azuis, noutras o verde é deslumbrante. Os pés que caminham nas águas de suas orlas podem ser vistos a mais de um metro de profundidade, mantendo banhistas numa certa sintonia e intimidade com o município.
Estamos falando de uma cidade que envolve por tantas belezas, variedade de opções gastronômicas, e onde o turismo é a principal economia. Entretanto, o turista da atualidade já conhece bem os lugares pelos seus ícones mais famosos: suas praias, o carinho de sua comunidade, os produtos e serviços sempre expostos para agradar os visitantes. Mas o que ele quer, agora, é conhecer a identidade de cada povo, para enriquecer sua viagem e conhecer melhor costumes e tradições de cada lugar. Com isso, não é apenas turismo que esse viajante faz, mas também enriquece sua própria cultura.
Ainda bem que em muitas cidades, como em Bombinhas, a cultura também é levada a sério, até para melhorar a economia do turismo, mas principalmente para enriquecer a história do seu povo. No município, uma das instituições que se preocupam com a identidade da comunidade é o Instituto Boimamão, que sobrevive no interior de um engenho, rico em histórias, costumes e ações, que guardam com carinho os antepassados da região. O Engenho do Sertão é um lugar fantástico, onde são motivadas atividades de intervenção social, que valorizam, atualizam e adaptam as tradições culturais às necessidades contemporâneas de seus moradores.
A arquitetura, a gastronomia, as crenças e a literatura, as lendas e os mitos, a medicina popular, o artesanato, as danças e o folclore, enfim, todas as referências históricas de Bombinhas encontraram aconchego no Engenho do Sertão. O local, que atua desde 1998, quando também foi criado o Instituto Boimamão, se tornou Museu Engenho do Sertão, em virtude de um projeto firmado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Em 2007, foi inserido como Museu Comunitário, no cadastro nacional de museus. Em 2008, foi agraciado com o Selo Cultura Viva e, em 2009, se tornou um Ponto de Cultura, por meio do convênio nº 12, efetuado com o Governo Federal e em conjunto com o estado, pelo Programa Mais Cultura.
O Museu Engenho do Sertão tem um importante acervo histórico, além de expor e vender artesanato típico da região, como por exemplo, objetos em cerâmica. Mas não é apenas um facilitador de cultura; é também um transformador e incentivador das criações culturais. Isso porque é nesse antigo engenho, anteriormente usado para produzir farinha de mandioca, que durante seus 20 anos como agente de preservação do patrimônio histórico-cultural foi produzido muito conhecimento. As oficinas socio culturais, a tradição açoriana por meio da reprodução do folclore, o incentivo à gastronomia cultural, a motivação à literatura popular, e muitas outras atividades, enriquecem dia a dia a identidade do município.
A responsável pelo local, Rosane Luchtenberg, presidente do Insitituto Boimamão, recebe visitantes no local, para que os mesmos possam ser tocados por aquilo que move os seus trabalhos, a paixão pelo resgate, manutenção e produção da cultura local. Por isso, a "Rô do Engenho" não abre mão de manter no local uma escola de ensino formal, de educação ambiental e do patrimônio. "Nosso sucesso é benefício para muitos", comemora Rô, que tem uma extensa lista de comprometimento com a população, por meio dos objetivos do Instituto.
Museu Comunitário Engenho do Sertão - (47) 3393 3099
Rua Abacate, 452 – Sertãozinho – Bombinhas/SC – 88 215-000
www.institutoboimamão.org.br
www.engenhodosertao.blogspot.com